Direitos autorais de imagens arquitetônicas na era da IA

A arquitetura é uma disciplina referencial. Desde os zigurates, máquinas para morar, até os projetos contemporâneos de arranha-céus biofílicos, é impossível saber se as ideias são genuinamente inovadoras ou se já foram conceituadas antes. A inteligência artificial tem acelerado a conversa sobre propriedade intelectual. Conforme milhões de pessoas geram trabalhos gráficos únicos digitando palavras-chave, controvérsias têm surgido, especialmente relacionadas à proteção do trabalho criativo e dos direitos autorais dos arquitetos em suas criações. Portanto, entender o escopo do que é protegido ajuda a determinar se licenças são suficientes, se o longo caminho para o registro de marcas comerciais é válido ou se uma peça gráfica não pode ser protegida e pertence ao domínio público.

Imagens podem ter inúmeras formas de proteção de direitos. Os direitos autorais para fotos e trabalhos criativos são comuns, mas a proteção de marcas comerciais pode ser necessária se a imagem for usada para identificar a fonte de um produto ou serviço específico. As imagens também podem ser licenciadas, incluindo as produzidas por IA. Por outro lado, a imagética pode ter aspectos que não podem ser protegidos e pertencem ao domínio público, como representações arquitetônicas e técnicas ou elementos padrão, como portas, materiais ou estruturas.

A seção a seguir serve como um guia para criadores em seu processo de registro de direitos autorais, mas os casos podem variar, então pode ser útil buscar um advogado ou serviço jurídico para obter orientação.

Direitos autorais e marca registrada

Direitos autorais de imagens arquitetônicas na era da IA - Imagem 2 de 4
Imagem AI do Midjourney gerada usando o prompt "cidade sustentável com horizonte arquitetônico icônico". Imagem cortesia de Paula Cano no Midjourney

O direito autoral protege os direitos dos "autores" em suas obras originais e criativas, incluindo desenhos arquitetônicos e de design. O autor de uma obra protegida por direitos autorais possui o direito exclusivo de reproduzir (imprimir ou copiar) o conteúdo criativo. O registro é opcional, mas altamente recomendado. Ele oferece benefícios legais ao autor, incluindo a capacidade de fazer cumprir o direito autoral contra infratores na justiça. Enquanto o Direito Autoral protege obras originais, uma marca registrada protege itens que distinguem ou identificam um negócio particular de outros. Uma marca registrada é um símbolo, palavra, logotipo ou cor que identifica a fonte de um produto ou serviço.

As leis de marcas registradas diferem de país para país. Por exemplo, na Colômbia, os arquitetos têm permissão para "não associar seus nomes a trabalhos modificados, incluindo planos e gráficos", enquanto na Europa, o direito à integridade de uma obra inclui protegê-la contra qualquer modificação material não autorizada ou danos à reputação do autor. Embora não haja restrições para os turistas fotografarem o Auditorio de Tenerife, na Espanha, projetado por Santiago Calatrava, a imagem do Auditorio foi registrada como marca. Desde 2003, a Tenerife, S.A.U cobra operadores comerciais pelo uso de seu espaço externo para filmagens e fotografia e exige que o produto final seja autorizado pelo departamento de mídia antes da publicação. Um depósito também é exigido para garantir o uso adequado das imagens.

Em qualquer caso de Licença Estatutária, a proteção dos direitos econômicos ou morais requer serviços jurídicos, o que implica burocracia e dinheiro. No caso da reprodução de uma obra, uma licença dá a uma pessoa ou entidade ("licenciado") a autorização para usar uma obra do proprietário dos direitos autorais, geralmente em troca de pagamento. Várias organizações atuam como terceiros, como a Licença Pública Geral GNU, Creative Commons (CC) ou ajudam a determinar se uma obra está no domínio público.

Licença de terceiros

Direitos autorais de imagens arquitetônicas na era da IA - Imagem 4 de 4
Imagem AI do Midjourney gerada usando o prompt "arquitetura africana". Imagem cortesia de Matthew Maganga no Midjourney

A Creative Commons (CC) é uma rede internacional que oferece ferramentas de atribuição que dependem de dados obtidos de bancos de conteúdo público que qualquer um pode usar. Uma imagem (plantas, ilustrações, fotografias ou renderizações) pode ser adaptada sob seis licenças de direitos autorais. Por exemplo, CC BY-NC permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem com base no material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais; CC BY permite o uso do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuído crédito ao criador. No entanto, CC não é um escritório de advocacia, não fornece aconselhamento legal e não substitui um escritório de advocacia.

DALL-E e Midjourney, as duas principais geradoras de imagens com AI, usam um sistema de inteligência artificial treinado com dados públicos para produzir seus ativos. Tais ativos podem, por acaso, ser semelhantes a materiais protegidos por direitos autorais ou marcas comerciais; no entanto, ambas possuem abordagens diferentes em termos de proteção de propriedade intelectual.

Midjourney concede a licença de ativos "Atribuição Não Comercial 4.0" para usuários não pagantes. Isso permite o uso das imagens desde que não haja lucro e o crédito ("atribuição") seja dado à Midjourney. Para serviços pagos, a imagem pertence ao criador, mesmo que a peça seja um remix do trabalho de outra pessoa, o que significa que outra pessoa pode usar sua imagem como base para suas experimentações também. No entanto, mesmo se você gerou uma peça gráfica e tem todos os direitos de usar as imagens criadas pelo serviço, a Midjourney também mantém sua licença para usar seus trabalhos, incluindo sub-licenciamento.

No DALL-E, os usuários obtêm todos os direitos de uso para todos os materiais que criarem no DALL-E 2, incluindo direitos de reimpressão, venda e mercadorias. No entanto, não está claro se as imagens que a plataforma usa para treinar seus algoritmos foram devidamente liberadas e legalmente autorizadas para tal uso.

O que não está protegido?

Direitos autorais de imagens arquitetônicas na era da IA - Imagem 3 de 4
Imagem cortesia de Paula Cano on Midjourney

Não se pode ter direitos autorais sobre um gráfico que contenha a "ideia" de um arranha-céu. Se assim fosse, apenas um arquiteto poderia desenhar prédios altos, e algumas palavras seriam banidas nas plataformas de IA por motivos legais. Como tal, elementos não protegidos de uma imagem com direitos autorais podem ser: (1) cenas a serem feitas, por exemplo, uma reivindicação de violação gráfica de uma linha do horizonte ou de uma cena distintiva; (2) ideias em oposição à expressão, como um diagrama de telhado; (3) fatos e outras informações públicas; e (4) expressões indistinguíveis das ideias subjacentes, como geometria e representação de arquitetura clássica ou moderna são todos estilos reconhecidos dos quais os arquitetos tiram. Elementos retirados de estilos não são protegidos.

Mais do que nunca, a tecnologia está realizando tarefas criativas, encorajando designers a explorarem a AI, e no caso da arquitetura, a referência e a lembrança são parte da disciplina. Por essa razão, os direitos autorais em muitas jurisdições permanecem abertos à interpretação, considerando se a arquitetura, incluindo imagens, deveria ser protegida em sua própria categoria. Talvez separar a arquitetura de "obras artísticas" e "obras gráficas" desenvolvesse outro ramo dedicado na disciplina que poderia contribuir com as leis de direitos autorais em uma era de Inteligência Artificial, inspiração e plágio.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Direitos autorais de imagens arquitetônicas na era da IA" [Copyrights for Architectural Imagery in the AI Era] 16 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998305/direitos-autorais-de-imagens-arquitetonicas-na-era-da-ia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.