Madri lança serviço público e gratuito de bicicletas elétricas

A prefeitura de Madri quer incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Exemplo disso é que, desde 2014, a cidade possui o BiciMAD, um sistema público que dispõe de bicicletas como parte do serviço de transporte da capital da Espanha. A novidade agora é que o programa será gratuito em viagens de até 30 minutos.

Com o BiciMAD, turistas e moradores já podiam alugar bicicletas em um período de um até cinco dias. Mas, a partir desta terça-feira (7), passa a valer a gratuidade no uso do modal que está previsto para valer até 31 de julho. Este é o período de transição entre o novo e o velho programa, que está sendo relançado e expandido para diversos bairros.

Entre as novidades do sistema, as bicicletas foram modernizadas. O novo modelo, feito de alumínio reciclado, é mais manejável, ergonômico e com design focado em melhorar a experiência do usuário. Com 70 quilômetros de autonomia, a bicicleta possui motor de 250W em posição central; um sistema de engrenagem de três velocidades, que proporcionam uma assistência progressiva sem entradas bruscas; o display LCD que permite saber a velocidade e o estado da bateria; a bateria em si, integrada ao quadro da bicicleta para maior segurança. Além disso, apresentam um “design antivandalismo” com um sistema antifuro nos pneus e um mecanismo antifurto integrado ao chassi.

A nova frota de bikes está sendo gradualmente incorporada, ao fim serão 7.500 bicicletas substituindo as 2.964 bicicletas anteriores. Até então, eram 264 estações e agora serão 611 estações, atendendo 21 distritos de Madri.

Madri lança serviço público e gratuito de bicicletas elétricas - Imagem 2 de 2
Até julho, programa será gratuito em viagens de até 30 minutos. Foto: Prefeitura de Madri

A assinatura gratuita é ativada no MPass, o sistema de conta única pós-pago que permite aos usuários usar os serviços da Empresa Municipal de Transportes (que inclui ônibus, estacionamentos, BiciMAD e estacionamento para bicicletas). Após o período de transição, o serviço volta a ser pago normalmente.

BiciMAD

O sistema BiciMAD era composto por bicicletas elétricas espalhadas sobretudo na região central. Um estudo da Universidade Politécnica de Madri já havia apontado que a concentração de bicicletas no centro impulsionou o modal entre jovens adultos, do sexo masculino, com renda relativamente alta e com ensino superior, uma vez que este é o perfil de quem vive (e/ou trabalha) na área – cujos preços de habitação são mais elevados. Com a ampliação do programa, o uso da bicicleta será estimulado para outras regiões, sendo possível diversificar o público.

O objetivo é que mais pessoas possam aderir ao meio alternativo de locomoção, que além de não poluente ajuda a desafogar o trânsito. O modelo elétrico ajuda a reduzir o esforço, sobretudo em subidas, o que incentiva ainda mais o uso para pessoas que não costumam pedalar.

O projeto de mobilidade urbana está enquadrado na Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madri 360 da prefeitura.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Madri lança serviço público e gratuito de bicicletas elétricas" 01 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998015/madri-lanca-servico-publico-e-gratuito-de-bicicletas-eletricas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.