Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas”

O Nieuwe Instituut nomeou Jan Jongert, do Superuse Studios de Roterdã, como curador do Pavilhão dos Países Baixos na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. Em resposta ao tema abrangente de Lesley Lokko para esta edição da Bienal, Laboratório do Futuro, a equipe curatorial holandesa pretende explorar os complexos sistemas que sustentam as estruturas de nossa sociedade. A exposição estará aberta de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 2 de 5Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 3 de 5Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 4 de 5Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 5 de 5Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Mais Imagens

Como ponto de partida para a exposição, os curadores apresentarão os desenhos visionários do arquiteto Carlijn Kingma. O foco será a obra de arte intitulada "The Waterworks of Money", uma colaboração com Martijn Jeroen van der Linden, professor de Novas Finanças na Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, e Thomas Bollen, jornalista investigativo da Follow the Money. O desenho é uma tentativa de representar os complexos sistemas financeiros e regulatórios que moldam a sociedade e as relações entre eles e o planeta.

Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 2 de 5
O sistema hidráulico do dinheiro. Imagem © Carlijn Kingma

Para desenvolver ainda mais este tema, o pavilhão usará a água como metáfora para a necessidade de repensar estes sistemas. O objetivo é adaptar e reimaginar os sistemas existentes a fim de garantir um futuro mais justo e ecologicamente mais resiliente. Para ilustrar o ponto, Jongert e Superuse Studios pretendem instalar um sistema permanente de retenção de água para capturar e redistribuir a água da chuva no pavilhão. Durante toda a exposição, eles também apresentarão a documentação de seus esforços nesse sentido.

Nieuwe Instituut é a instituição responsável pelo comissionamento da contribuição holandesa na Bienal de Arquitetura de Veneza. A exposição é organizada no pavilhão holandês no Giardini da Bienal projetada por Gerrit Rietveld e concluída em 1954. Para a interpretação e realização da exposição deste ano, o Nieuwe Instituut está colaborando com o Fundo das Indústrias Criativas NL e o Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda.

Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas” - Imagem 4 de 5
Verde e fluxos de água na Habitação social de Boschgaard Den Bosch, 2022. Imagem © Superuse

Vários outros países também anunciaram seus curadores e contribuições para a 18ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza. O Pavilhão Britânico, com curadoria de Jayden Ali, Joseph Henry, Meneesha Kellay e Sumitra Upham, exibirá várias instalações criadas por seis designers e artistas; a Suíça anunciou a intenção de explorar a relação territorial entre seu pavilhão e seu vizinho no Giardini: Venezuela. Enquanto isso, o Pavilhão do Uruguai analisa cenários futuros influenciados pelas leis florestais, enquanto o Pavilhão dos Estados Unidos explora sua relação e interdependência com o plástico.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão dos Países Baixos na Bienal de Veneza 2023 explora tema “Construindo Ecossistemas”" [“Building Ecosystems”: The Dutch Pavilion at the 2023 Venice Biennale is Curated by Jan Jongert / Superuse Studios] 10 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997424/pavilhao-dos-paises-baixos-na-bienal-de-veneza-2023-explora-tema-construindo-ecossistemas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.