Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo?

Alguns dirão que é o ar fresco, a paz e a silêncio, e outros a proximidade constante da natureza; no entanto, todos concordamos que há algo único no campo. Ao entrar em uma casa de campo, todas essas qualidades podem ser refletidas pela lente do design de interiores contemporâneos, criando um ambiente acolhedor, leve e calmo. Conhecidos por seu lugar em ambientes rurais ou agrícolas e projetados para a vida no campo, as casas tradicionais dos anos 1700 foram inicialmente influenciadas por suas condições geográficas, melhorando o relacionamento com o meio ambiente. Ao conservar abordagens tradicionais, como plantas simples, telhados de duas águas e varandas grandes, a estética do campo passou por transformações para se adaptar aos modos de vida contemporâneos. Ao reutilizar e usar a arquitetura rural tradicional como uma referência direta, analisamos como os projetos atuais seguem suas estratégias de design singulares: materiais nobres, espaços conectados ao entorno e espaços simples e funcionais com detalhes únicos.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 2 de 29Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 3 de 29Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 4 de 29Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 5 de 29Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Mais Imagens+ 24

Materiais: Materialidade humilde aplicada através de estratégias modernas

Tradicionalmente construído com materiais nobres, mas humildes, casas de campo geralmente apresentam madeira exposta, alvenaria e pedra. Conectadas ao ambiente através de materiais locais e estratégias de design específicas, seus interiores tendem a evocar um tipo de atmosfera mínima e rústica que usa detalhes para adicionar calidez. Dependendo da estação e da hora do dia, os espaços são projetados para receber as cores da iluminação externa em mudança, intensificando ou escondendo alguns aspectos do interior.

Hoje, a arquitetura rural reaproveita o uso desses materiais tradicionais por meio de estratégias modernas para criar espaços contemporâneos autênticos com um toque inspirado no campo. Estes podem ser reconhecidos pela presença de paletas monocromáticas, elementos arquitetônicos industriais e modernos, como janelas, pisos e iluminação.

Dentro de uma collage de alvenaria, madeira, pedra e concreto

Complementando os materiais existentes do edifício - tijolos, madeira e pedra - Freiluft Architektur converteu um antigo celeiro e sobrado em uma nova casa de campo, despejando uma quantidade considerável de concreto. E por que os arquitetos decidiram sobre essa estratégia material? Além de suas razões funcionais, o projeto precisava de uma abordagem de construção rápida para construir um novo mundo dentro da estrutura anterior. Cortando os três andares e apoiando o telhado existente, um objeto de concreto mantém as acomodações para os habitantes desfrutarem de um estilo de vida no campo que segue a identidade da área.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 7 de 29
Barn Conversion / Freiluft Architektur. Image © David Aebi
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 8 de 29
Barn Conversion / Freiluft Architektur. Image © David Aebi

Ampliação de uma antiga casa de campo

Datada do século XVI, a arquitetura da Plas Gwyn Farmhouse se distingue por suas empenas e estrutura de pedra rústica. Para este restauro sensível, Donald Insall Associates incorpora uma extensão contemporânea que permite a vida moderna, respeitando a história do edifício. Garantindo o domínio do estilo elizabetano e minimizando o impacto na casa, a estratégia adiciona uma extensão de um andar metálico, que fica abaixo da linha da cordilheira e está deliberadamente alinhado com as paredes de limite existentes do laticínio. Além de criar contrastes com novos materiais, as reformas exploram o relacionamento com a paisagem (fornecendo iluminação natural e aprimorando as vistas da paisagem aberta) com duas ações: abrindo as janelas históricas bloqueadas e adicionando janelas de vidro duplo de perfil.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 10 de 29
Plas Gwyn Farmhouse Restoration / Donald Insall Associates. Image © Andy Marshall
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 11 de 29
Plas Gwyn Farmhouse Restoration / Donald Insall Associates. Image © Andy Marshall

Interior moderno em um exemplo do século XVI

Sob um teto inclinado e entre vigas rústicas repousa um novo design de interiores para uma fazenda do século XVI em Westerlo. Respeitando as regras de preservação belgas - que incluem quais materiais podem ser usados - a renovação de Van Staeyen + Beutels/Apors transformou o monumento histórico em um lar moderno. Sem tocar a estrutura solta, o design mantém o personagem da antiga fazenda enquanto integra um autêntico interior branco, azul claro e amarelo desenhado por formas geométricas e espaços funcionais.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 12 de 29
Farmhouse in Westerlo / Van Staeyen + Beutels/Apers. Image © Luc Roymans
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 3 de 29
Farmhouse in Westerlo / Van Staeyen + Beutels/Apers. Image © Luc Roymans

Espaços: trazendo a espacialidade externa para dentro de casa

Conservando a presença de um dos principais recursos estruturais tradicionais, telhados de duas águas, interiores atuais aproveitam ao máximo os benefícios de um teto inclinado e seus amplos espaços de pé-direito duplo. A adição de janelas grandes - emoldurando colinas, campos de culturas verdes e florestas robustas - não apenas ilumina o interior, mas também estende esses vastos espaços ainda mais para o exterior. As fazendas também são tipicamente caracterizadas por suas varandas, que servem como uma sala ao ar livre com ar fresco e vistas abertas. 

Ampliando vistas com uma parede cortina de dois andares

Combinando a altura dos telhados inclinados com a estética das vigas rústicas, uma reforma de uma casa de 1820 mantém seu estilo tradicional enquanto introduz elementos modernistas. Apoiado por uma treliça de aço de tubo oxidado no interior e um acabamento de de alumínio anodizado no exterior, a parede cortina de vidro fornece um elemento escultural minimalista que aprimora o espaço da cozinha (tradicionalmente conhecido como coração da casa) e aproveita ao máximo as vistas da água ao mesmo tempo. Contrastando entre elementos brutos e industriais (como concreto polido e aço), o novo design minimalista de GivoneHome aumenta o espaço interior, preenchendo-o com ar, movimento e fluxo.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 2 de 29
Floating Farmhouse / Givonehome. Image © Mark Mahaney
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 16 de 29
Floating Farmhouse / Givonehome. Image © Mark Mahaney

Tradições locais com novos materiais

Dividindo o layout tradicional da fazenda em cinco edifícios - cada um com sua própria textura de madeira - BXBstudio Boguslaw Barnas usa a paisagem circundante para definir a posição e a função de cada estrutura. Acomodando a área de estar e o quarto, o celeiro central se destaca por sua fachada de vidro de grandes dimensões, que é recebida por uma cortina translúcida de madeira aberta na frente dela, como um portal entre o interior e o exterior. Guiado por uma abordagem natural, esse grande espaço central combina luz e sombra com vistas externas para melhorar a sensação de liberdade no interior.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 18 de 29
The Farmhouse / BXBstudio Boguslaw Barnas. Image © Piotr Krajewski
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 19 de 29
The Farmhouse / BXBstudio Boguslaw Barnas. Image © Piotr Krajewski

Linhas longas e esbeltas

Construído na segunda metade da década de 2010, esta fazenda foi projetada para ser um lar para uma família numerosa. Respeitando o desejo de se encaixar no contexto cultural da comunidade agrícola da Pensilvânia, o escritório Cutler Anderson Architects propôs um projeto que - a uma distância - parece ser o tradicional volume da fazenda da Pensilvânia. Com grandes linhas limpas que ampliam o espaço, o edifício foi projetado com grandes telas de rolamento que fornecem luz natural enquanto cortam 80% do ganho solar. A presença de uma chaminé esbelta no centro leva um elemento tradicional da fazenda até a identidade moderna da proposta.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 21 de 29
Pennsylvania Farmhouse / Cutler Anderson Architects. Image © David Sundberg - ESTO
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 22 de 29
Pennsylvania Farmhouse / Cutler Anderson Architects. Image © David Sundberg - ESTO

Layouts: planos simples para dias serenos

Ao contrário da agitação dos centros urbanos, o estilo de vida do campo leva a dias mais simples e descontraídos. Utilizando apenas os materiais e ornamentos essenciais, o design tradicional de interiores da fazenda é conhecido por layouts simples. Maximizando o uso de apenas alguns elementos, a arquitetura pode trabalhar com geometria e móveis embutidos para preencher o espaço com vida.

Definido pela geometria

Com uma paisagem cênica proeminente, os novos volumes desta fazenda são cuidadosamente projetados para minimizar o impacto visual na paisagem, sem tentar escondê-los. Com base em duas estratégias de design - formas e materiais - o studio raro cria uma solução moderna e elegante. Explorando o design geométrico e usando três materiais principais (concreto exposto, madeira de lareira natural e teto verde como telhado), esta fazenda do século XXI cria espaços internos abstratos com apenas os elementos essenciais.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 24 de 29
“La Dolce Mela" Agritour Farmhouse / studio raro. Image © studio raro
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 25 de 29
“La Dolce Mela" Agritour Farmhouse / studio raro. Image © studio raro

Exteriores rústicos: interiores minimalistas

Mantendo o exterior original de pedra rústica da fazenda, a reforma do Martins Architecture Office trabalha com uma integração sutil de uma nova rede de infraestrutura. Explorando com madeira, pedra local e estuque, o design reorganiza elementos tradicionais para criar espaços de convivência contemporânea. Assim, os espaços internos são concebidos através de linhas limpas, iluminação natural, elementos brancos e móveis mínimos.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 27 de 29
Zebros Farm / Martins Architecture Office. Image © NUDO
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 4 de 29
Zebros Farm / Martins Architecture Office. Image © NUDO

Tons terrosos leves

Com o objetivo de criar um refúgio íntimo enterrado nas colinas, o design de Extra Medium’s desenvolveu um interior contemporâneo, mas respeitando o local e a história arquitetônica da região. Estabelecendo uma estratégia contínua, o design de interiores da fazenda é baseado em uma paleta de cores terrosa - aprimorando o uso de elementos brancos e texturas de madeira - em todo o interior, estimulando os sentidos em todos os espaços. Com uma abordagem minimalista, os espaços de estar são complementados com móveis integrados, que parecem ser perfeitamente combinados com os pisos e as paredes.

Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 29 de 29
MA (House of Bees) / Extra Medium. Image © Simone Bossi
Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo? - Imagem 5 de 29
MA (House of Bees) / Extra Medium. Image © Simone Bossi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Como a arquitetura moderna transformou a casa de campo?" [How Has Modern Architecture Transformed the Farmhouse Style?] 18 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997317/como-a-arquitetura-moderna-transformou-a-casa-de-campo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.