Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França

O escritório de arquitetura e paisagismo norueguês Snøhetta foi escolhido para projetar o novo Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e o novo Tribunal Administrativo de Montreuil, na França. A proposta reúne as duas instituições em um único local cercado por áreas verdes. O projeto inclui o desenho dos edifícios, paisagismo, sinalização, interiores e mobiliário. As obras devem iniciar em 2024, com conclusão prevista para 2026.

Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 2 de 8Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 3 de 8Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 4 de 8Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 5 de 8Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Mais Imagens+ 3

O Tribunal Nacional de Refugiados da França é o órgão ao qual as pessoas recorrem após a rejeição ou retirada de seu status de refugiado, conferido a elas pelo governo francês. Um lugar de possível tensão e turbulência, por isso, o novo projeto é baseado na segurança e na transparência, atuando como um marco simbólico para a justiça.

Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 2 de 8
© Aesthetica.Studio - Mudança do Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e do Tribunal Administrativo de Montreuil

O projeto procura ser hospitaleiro e, para dar vida a esse sentimento, foi implementado um lobby aberto e público e áreas de espera no edifício principal, rodeado por 700m2 de jardins generosamente plantados oferecendo paz e tranquilidade. Além disso, a proposta reforça a importância da natureza como ferramenta de apoio, tanto para os funcionários quanto para os visitantes. Esses espaços compartilhados têm acesso à luz natural e permitem ao usuário desfrutar do ambiente verde. A seção de funcionários também inclui pátios externos e jardins isolados que podem receber reuniões e espaços de estar privados.

A junção das duas jurisdições em um único terreno fez com que as duas funções fossem posicionadas em lados opostos, com programas compartilhados como creche, pavilhão esportivo e restaurante no centro do terreno. Todos esses espaços estão posicionados em torno do jardim principal.

Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 5 de 8
© Aesthetica.Studio - Mudança do Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e do Tribunal Administrativo de Montreuil

Outro conceito em torno do qual o projeto gira é o uso holístico do patrimônio arquitetônico. O projeto incluirá a restauração e reabilitação de um edifício existente de 9 andares projetado por Arthur Heaume e Alexandre Persitz em 1963. A fachada será reformada, garantindo que suas qualidades estruturais de concreto sejam intocadas, consertando as grandes janelas envidraçadas para garantir a entrada de luz natural. A torre reformada abrigará o hall, áreas de recepção de visitantes e uma cobertura para o Tribunal de Refugiados Francês.

Alinhado com os ideais da Snøhetta, o projeto aborda os valores ambientais, promovendo a biodiversidade através de muitos novos espaços verdes, bem como, apresentando uma solução térmica para o consumo excessivo de energia. As fachadas de vidro são orientadas e projetadas de forma a acomodar a produção de energia, auxiliada por painéis fotovoltaicos.

Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 3 de 8
© Aesthetica.Studio - Mudança do Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e do Tribunal Administrativo de Montreuil

A realocação do Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e do Tribunal Administrativo de Montreuil oferece uma oportunidade valiosa para nosso estúdio em Paris mergulhar profundamente em algumas questões importantes de nosso tempo; a reabilitação de um patrimônio arquitetônico existente combinado com novos edifícios exemplares, espaços públicos e acessibilidade para todos. O projeto aborda não só a função mas também o aspecto emocional dos edifícios que se concretiza nesta comunidade local. --- Kjetil Trædal Thorsen, co-fundador da Snøhetta.

Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França - Imagem 7 de 8
© Aesthetica.Studio - Mudança do Tribunal Nacional de Asilo para Refugiados e do Tribunal Administrativo de Montreuil

Recentemente, Snøhetta, cujo trabalho está enraizado na criação de relacionamentos significativos e espaços confortáveis, foi selecionada para projetar um teatro nacional para o povo indígena Sami na Noruega, em colaboração com o artista e arquiteto Joar Nango. A empresa também revelou seu projeto para uma nova biblioteca de 1100 metros quadrados no bairro de Westchester Square no Bronx, em Nova York.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Snøhetta projeta novo Tribunal Nacional de Refugiados em Montreuil, França" [Snøhetta Paris Designs New French Asylum Courts That Inspire Safety in Montreuil] 06 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997193/snohetta-projeta-novo-tribunal-nacional-de-refugiados-em-montreuil-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.