Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023

O Centro de Arquitetura Dinamarquês anunciou Josephine Michau como curadora do Pavilhão Dinamarquês na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. Sob o título provisório Paisagens (Extra)ordinárias, o pavilhão irá abordar a adaptação climática e as paisagens costeiras do futuro, explorando o papel da arquitetura no que diz respeito ao clima global e à agenda da biodiversidade. A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura será realizada de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 5Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 5Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 5Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens

O pavilhão se concentrará em como áreas úmidas, paisagens e o design voltado para a natureza podem contribuir para solucionar os desafios resultantes da elevação do nível do mar. A curadora explica que a crise do clima e da biodiversidade “é o grande desafio comum do nosso tempo – inclusive para a arquitetura. Essa crise exige um maior cuidado com nossas paisagens e uma compreensão diferente do contexto em que atuamos”. E como as condições climáticas extremas e os eventos destrutivos se tornaram mais comuns, ainda não está claro como o mundo deve se adaptar.

Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5
Pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2021. Imagem © Patrícia Parinejad

A curadora visa tornar as paisagens costeiras do futuro compreensíveis para os visitantes através da instalação. Cientistas, arquitetos e uma série de outros especialistas unirão forças para compartilhar opiniões sobre a adaptação climática de áreas úmidas e paisagens costeiras e apresentar novas soluções por meio de formatos de exibição.

A exposição dinamarquesa despertará esperança ao apontar soluções e envolverá os visitantes de uma forma que toque seus corações e mentes; onde os sentidos, o intelecto e a comunidade formam um vínculo simbiótico. – Josephine Michau

A curadora e diretora dinamarquêsa-francêsa do Festival de Arquitetura de Copenhague foi selecionada pelo Ministério da Cultura da Dinamarca, por representantes do Comitê de Arquitetura da Fundação Dinamarquesa de Artes, pelos reitores das escolas de arquitetura da Dinamarca, pelo Centro de Arquitetura Dinamarquês e pela associação filantrópica Realdania. O júri escolheu Michau pela forma como ela “formulou uma ideia ambiciosa de exposição com relevância e impacto internacional, e que será executada em alto nível artístico. O projeto é holisticamente orientado para a solução, e a curadora examina conscientemente a importância de pensar positivamente e em todas as áreas de especialização ao conectar pesquisa e prática com foco em soluções mais inteligentes, por exemplo.”

Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 5
Pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2021. Imagem © Patrícia Parinejad

Josephine Michau é co-fundadora e diretora do Festival de Arquitetura de Copenhague (CAFx). Em 2019, Josephine Michau recebeu o Henning Larsen Foundation Award por seu compromisso motivador em entender, comunicar e envolver as pessoas na paisagem que a arquitetura constitui na vida cotidiana.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Josephine Michau é a curadora do pavilhão dinamarquês na Bienal de Veneza 2023" [Josephine Michau Selected as Curator of the Danish Pavilion at the 2023 Venice Biennale ] 01 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997066/josephine-michau-e-a-curadora-do-pavilhao-dinamarques-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.