Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas

A cultura refletida em um material. Os azulejos portugueses narram temas históricos, do religioso ao profano. Conformam a paisagem e os cenários lusitanos ao revestir edifícios, interiores e espaços públicos. E, desta forma, sua expressão segue em constante mudança e adaptação para tecer a ancestralidade mourisca com a contemporaneidade. 

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 2 de 19Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 3 de 19Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 4 de 19Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 5 de 19Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Mais Imagens+ 14

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 4 de 19
Apartamento Palatina I / rar.studio. Foto: © Francisco Nogueira

Foi no território hispano-mourisco, durante o século XV, que surgiu o azulejo com a função de uma "tapeçaria cerâmica". Ao chegar no território lusitano no século XVI, este elemento ganhou um novo caráter por agregar imagens cenográficas para o espaço. Neste momento, os azulejos eram utilizados para teatralizar componentes da arquitetura como portas, arcos e rosáceas; brindando novas linhas, tons de luz e cor aos edifícios. Presentes no ambiente construído, esses contornos se tornaram testemunhos do cotidiano português e ficaram cada vez mais complexos em suas ilustrações e formas de ocupar as superfícies, das habitações até importantes obras públicas, ainda no século XVII. 

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 15 de 19
Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida. Foto: © Josefa Searle
Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 2 de 19
Apartamento TB / Nuno Nascimento Arquitectos. Foto: © Francisco Nogueira

Na sua compreensão como revestimento imagético, é no século XVIII que ele ganha o caráter que talvez seja o mais marcante no imaginário coletivo: a paleta azul de cores que retrata narrativas bíblicas e hagiográficas. Sobre uma superfície branca, os tons índigos e anis parecem com uma porcelana e traduzem uma imagem de ainda mais requinte para os ambientes.

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 17 de 19
Casa das Galeotas / Appleton & Domingos. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

Assim, o destaque do azulejo português aumentou ainda mais com o transcorrer do tempo. Até que, na segunda metade do século XX, junto do conceito de Arte Pública, o elemento passa a modificar a vivência também no espaço público ao se espalhar por painéis da cidade. 

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 6 de 19
Reabilitação e adaptação do Palacete da Quinta do Bom Pastor / Nuno Valentim. Foto: © João Ferrand

Com o peso de sua riqueza patrimonial, os azulejos portugueses ainda possuem grande influência e são incorporados na arquitetura contemporânea do país. Evitando sua musealização e num diálogo constante com o passado, artistas e arquitetos buscam novas formas de introduzir o elemento em suas obras.

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 9 de 19
ZERO Box Lodge / Gonçalo Queirós Carvalho Architecto. Foto: © Tiago Casanova
Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 14 de 19
Casa da Música / OMA. Foto: © Philippe Ruault

Além dos empregos tradicionais, é possível encontrar exemplos nos quais o azulejo surge como inspiração para reinterpretar o imaginário lusitano em outros materiais: da tapeçaria a padrões criados que misturam diversos materiais e jogam com a luz e a sombra.

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 11 de 19
Casa em Ovar / Nelson Resende. Foto: © João Morgado
Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 10 de 19
ZERO Box Lodge / Gonçalo Queirós Carvalho Architecto. Foto: © Tiago Casanova

E, se pensarmos o azulejo como uma peça cerâmica, é possível encontrar ainda diversos exemplos que não exploram motivos para expor uma narrativa, mas que se prendem a um rigor geométrico que pode ser monocromático ou criar diferentes padrões e ritmos que movimentam o olhar pela obra. Desta forma, sua textura material ainda se faz presente, mas surgem novas cores e modos de introduzir o elemento no espaço. 

Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 19 de 19
Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos. Foto: © Nelson Garrido
Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas - Imagem 7 de 19
MAAT / AL_A. Foto: © Francisco Nogueira

Referência: Azulejo Português: Património Mundial. GlazeArch2015. International Conference - Glazed Ceramics in Architectural Heritage.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Azulejos portugueses: breve história e aplicações contemporâneas" 13 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996917/azulejos-portugueses-breve-historia-e-aplicacoes-contemporaneas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.