Terremoto na Turquia e Síria destrói castelo de mais de 2 mil anos

Um grande terremoto de magnitude 7,8 atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, seguido por um segundo terremoto de magnitude 7,4 relatado algumas horas depois na mesma região, de acordo com informações do jornal The Guardian. Entre as áreas mais afetadas está Gaziantep, localizada a 240km da fronteira com a Síria e a 80km do epicentro do terremoto em Kahramanmaraş. Os tremores foram sentidos no Líbano, Grécia, Israel e na ilha de Chipre. As autoridades ainda estão avaliando o número de vítimas, enquanto equipes de resgate locais e internacionais foram mobilizadas para procurar sobreviventes. As primeiras estimativas relatam que mais de 1.700 edifícios desabaram ou foram gravemente danificados, conforme confirmado pelo vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay.

Uma das edificações destruídas foi o Castelo Gaziantep, um marco histórico de dois mil anos listado como Patrimônio Mundial da Unesco. O castelo foi construído nos séculos II e III d.C. no período romano, e foi passado para os bizantinos após a divisão do Império Romano. Sob o imperador Justiniano I, a fortificação foi ampliada e reformada, e galerias subterrâneas foram instaladas para defesa contra invasores. Recentemente, o castelo passou a abrigar o Museu Panorâmico de Defesa e Heroísmo de Gaziantep e atraía um grande número de visitantes.

A CNN divulgou a extensão dos danos: vários bastiões nas partes leste, sul e sudeste da estrutura foram destruídos e o muro de contenção próximo ao castelo também desabou. Embora estes sejam apenas os primeiros relatos, em alguns bastiões foram observadas grandes rachaduras, mostrando que as estruturas remanescentes são suscetíveis a novos danos.

A mídia local também informou que a Mesquita Şirvani do século XVII foi severamente danificada e sua cúpula e a parede oriental desabaram. Segundo a BBC, um shopping na cidade de Diyarbakir também desabou.

Terremoto na Turquia e Síria destrói castelo de mais de 2 mil anos - Imagem 2 de 2
Cenas em Diyarbakır, Turquia, após o terremoto de Kahramanmaras. Imagem cortesia de Mahmut Bozarslan (Voice of America)

De acordo com o Ministro do Interior turco, Suleymon Soylu, dez cidades foram gravemente afetadas pelo primeiro terremoto, incluindo Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis. A União Europeia e os Estados Unidos se comprometeram a ajudar, e vários outros países começaram a enviar especialistas e equipamentos de busca e salvamento para a Turquia. À medida que a situação continua a se desenrolar, arquitetos, projetistas e profissionais da construção serão necessários para trazer soluções rápidas e confiáveis para habitação de emergência e instalações médicas para as comunidades afetadas.

Aqui está uma lista de links onde você pode contribuir para ajudar as vítimas nas regiões mais afetadas da Turquia, Síria e Líbano, compilada pela Vogue Arabia:

  • A Fundação Internacional de Auxílio e Desenvolvimento do Crescente Azul (IBC) está aceitando e distribuindo doações de itens essenciais, incluindo alimentos prontos para consumo, kits de primeiros socorros, cobertores e aquecedores;
  • A UNICEF está coordenando esforços para ajudar famílias e crianças no norte da Síria;
  • A campanha Lounchgood está arrecadando fundos até 6 de março de 2023;
  • A Care está usando doações por meio do Fundo Global de Emergência para fornecer serviços e abrigos de emergência.
  • Residentes do Reino Unido podem fazer doações através da Oxfam;
  • A organização Time to Help está encaminhando todas as suas doações para instituições de caridade internacionais que trabalham na Turquia;
  • A Molham, uma fundação criada por estudantes universitários sírios, também está arrecadando doações.

Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Terremoto na Turquia e Síria destrói castelo de mais de 2 mil anos" [ A Major Earthquake Hits Turkey and Syria, Destroying a 2,000-Year-Old Unesco World Heritage Site] 06 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996030/terremoto-na-turquia-e-siria-destroi-castelo-de-mais-de-2-mil-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.