A estética da circularidade: destacável, rústica e leve

Um tópico amplamente discutido, a economia circular abrange todo o sistema de produção e consumo que busca a reutilização dos materiais existentes o maior tempo possível. No entanto, como esse conceito abrange arquitetura, design e sua estética? Juntando-se à mudança em direção a um futuro circular, a arquitetura está descobrindo como as operações circulares e a reutilização de materiais podem resultar em novas estéticas, bem como em uma melhoria geral de seu impacto ambiental.

Aprendendo como a circularidade (e a reutilização dos materiais) cria uma estética distinta, o artigo a seguir analisa a maneira como os projetos estão reinterpretando seu processo de design ao longo de três estratégias: arquitetura destacável, rusticidade e maleabilidade.

Destacável: misturando e combinando componentes

Vivendo em um mundo dinâmico, onde nada parece ser completamente permanente, a circularidade pega materiais em desuso e os organiza para serem reutilizados e reaproveitados, reduzindo o desperdício e tornando os projetos mais engenhosos. Ao montar e desmontar elementos, a prática do design destacável - onde não apenas objetos, mas as estruturas arquitetônicas podem ser separadas em partes - isso leva a uma estética arquitetônica baseada na adição e subtração de 'peças'.

Para alcançar esses resultados, é essencial desenvolver um processo de design integrado no qual exista uma participação de todos os agentes - não apenas com as pessoas, mas também com a modelagem de informações de construção (BIM) - desde o início do design para promover o diálogo e certificar-se de que todos os aspectos sejam considerados e trabalhem juntos sem problemas.

Estruturas desmontáveis

Com foco nos desafios espaciais atuais, como a escassez de moradias ou a restauração da biodiversidade, o projeto mostra soluções inovadoras de base biológica para construir estruturas desmontáveis com uma aparência modular visível. Otimizado para instalações técnicas mínimas e unidas com conexões secas, a estrutura e os elementos da parede foram fabricados para a montagem tipo 'plug-and-play', não apenas minimizando o impacto ambiental, mas permitindo que ele seja totalmente desmontado e reconfigurado em novos locais de acordo com preferências e necessidades futuras.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 2 de 17
The Natural Pavilion / DP6 architectuurstudio. Image © Daria Scagliola & Stijn Brakkee
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 3 de 17
The Natural Pavilion / DP6 architectuurstudio. Image © Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Objetos temporários

Com o objetivo de serem desmontados e reciclados, os arquitetos do Studio ACTE exploram um design que dialoga entre massa, transparência, tempo e durabilidade. Com os materiais já sendo reutilizados (limpos, lixados ou polidos revelando suas qualidades e valores), recolhidos localmente e unidos com componentes secos, isso cria um conjunto que destaca o potencial dos materiais reutilizados. Ao longo deste processo de construção (onde o pavilhão demonstra as qualidades da taipa de pilão e da madeira reutilizada como materiais de construção), o resultado expressa como a circularidade permitiu sua própria estética.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 4 de 17
Circular Pavilion / Studio ACTE. Image © Rubén Dario Kleimeer
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 5 de 17
Circular Pavilion / Studio ACTE. Image © Rubén Dario Kleimeer

Usualmente visto em pavilhões temporários, o design circular aprimora essa estratégia destacável a ser aplicada em diferentes usos arquitetônicos, como residenciais, espaços de trabalho, hospitalidade e outros.

Rústico: local, cru e vintage

Outro fator-chave nos resultados estéticos da implementação de processos circulares de construção é a seleção de materiais, onde sua composição, textura e cor fornece caráter a um projeto. Frequentemente influenciado por seu entorno, o uso de materiais locais (alguns deles resgatados após serem descartados) leva a um uso renovado de técnicas tradicionais que evocam um design rústico, bruto e cru. Junto com isso, a combinação de elementos modernos cria uma aparência vintage capaz de lembrar qualidades ou características específicas do passado.

Materiais tradicionais para um projeto contemporâneo

Saindo dos blocos habitacionais de concreto, alternativas para reduzir as emissões de CO2 aprimoraram a arquitetura de desenvolvimento feita de materiais naturais. Essa estrutura feita por bambu aproveita sua força de flexão enquanto se reconecta à autenticidade e à rica tradição da artesania chinesa. Com base em recursos naturais como sol, vento e vegetação (minimizando o uso de energia ativa), o projeto exemplifica técnicas diretas de construção que criam nova estética, enfatizando a pureza natural dos materiais.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 6 de 17
Bamboo Hostels China / Studio Anna Heringer. Image © Jenny JI
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 7 de 17
Bamboo Hostels China / Studio Anna Heringer. Image © Jenny JI

Restaurando com rusticidade

O projeto restaurou uma das poucas casas de madeira originais restantes em Holbox Island, no México, adaptando o prédio como uma taqueria, loja de mezcal e boutique artesanal. Ao contrário de outros projetos que substituem o patrimônio tradicional por tipologias estrangeiras, essa intervenção demonstra como a tradição é capaz de se adaptar aos usos atuais e comemorando sua essência original. Como essa estratégia influencia sua estética? Parede, vigas e colunas de madeira foram passadas por uma técnica de pintura pelo proprietário, onde as peças de madeira afundadas estavam cheias de uma cor que assimila o tom do mar da ilha.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 8 de 17
Island Cabin / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 9 de 17
Island Cabin / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa

Respeitando um lote antigo

Estabelecido em um local antigo preservado, este restauro cria uma resposta para as enormes chegadas turísticas e especulações sobre a reimaginação dos distritos históricos de zero. Dentro de uma estratégia de design que reutiliza, desvia e aprimora os materiais, sua estética resultante respeita as origens de sua localização, onde as fachadas são feitas de acúmulo de tijolos de terra crua, janelas tradicionais recicladas e persianas provenientes da economia circular da vila.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 10 de 17
Cheops Observatory Residence / Studio Malka Architecture. Image © Rayem
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 11 de 17
Cheops Observatory Residence / Studio Malka Architecture. Image © Rayem

Leveza: espaços impermanentes e transitórios

Como as decisões circulares estão moldando os espaços arquitetônicos? Dentro do uso de estratégias simples e leves, as configurações do espaço funcional certamente estão presentes nesta nova estética. Esses espaços variáveis e diversos incentivam a arquitetura a usar menos recursos, levando a uma aparência mais limpa e simples que prioriza a durabilidade dos materiais para layouts funcionais que podem ser facilmente adaptados, reaproveitados e reutilizados.

Um espaço em várias áreas

Renovando um apartamento de 1850 de 45 m2, o novo layout cria um espaço concebido como múltiplo. Multiplicar as possibilidades em uma área espacial reduzida responde aos desafios contemporâneos da habitação, onde a flexibilidade desempenha um papel fundamental na possibilidade de acomodações sem ter que crescer em metros quadrados e, assim, aumentar a pegada de carbono do edifício. Minimizando o número de elementos, a estratégia material desenvolve uma estética simples que unifica os espaços enquanto reduz os recursos necessários.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 12 de 17
Multiple House / P+S Estudio de Arquitectura. Image © Imagen Subliminal
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 13 de 17
Multiple House / P+S Estudio de Arquitectura. Image © Imagen Subliminal

Presença humilde

Explorando um edifício com estruturas mais leves que minimizam o impacto ambiental, a arquitetura desta pequena casa de verão propõe leveza como diretriz ecológica e estética. Desvencilhando-se do concreto, a casa repousa sobre pilares helicoidais para manter o chão da floresta quase intocado. Sua construção de madeira e paleta de materiais simples desenvolvem uma estética caracterizada por uma leveza temporal que se funde pela paisagem.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 14 de 17
Between Birch House / Kim Lenschow + pihlmann architects. Image © Hampus Berndtson
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 15 de 17
Between Birch House / Kim Lenschow + pihlmann architects. Image © Hampus Berndtson

Galpões leves para assimilar seus arredores

Com um programa claro de ser uma casa temporária que incorpora em seus arredores (em vez de se prejudicar deles), essa estrutura com uma envoltória de madeira com treliça imita os troncos de seu ambiente da linha das árvores de Kanuka. Ao contrário de galpões típicos que não querem ser vistos, este projeto propõe uma estrutura leve que pode ser vista nos espaços ao ar livre. Brincando com uma fachada minimalista durante o dia, a estratégia de iluminação integra luz filtrada que  brilha entre as ripas à noite, levando a uma estética simples que se ajusta ao longo da passagem do tempo.

A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 16 de 17
Nightlight Shed / Fabric. Image © Nancy Zhou
A estética da circularidade: destacável, rústica e leve - Imagem 17 de 17
Nightlight Shed / Fabric. Image © Nancy Zhou

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Economia Circular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "A estética da circularidade: destacável, rústica e leve" [The Aesthetics of Circularity: Detachable, Rustic, Light] 19 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995756/a-estetica-da-circularidade-destacavel-rustica-e-leve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.