Lições de Charles Moore, do pai do pós-modernismo

Cerca de 50 anos atrás, o renomado arquiteto, educador e autor Charles Moore foi contratado por Frederick e Dorothy Rudolph para projetar uma casa de veraneio em Captiva Island, Flórida, e cerca de uma década depois, no final dos anos 1970, eles o contrataram novamente para projetar sua residência permanente em Williamstown, Massachusetts.

Moore era chamado de pai do pós-modernismo e foi um proponente prolífico em livros como The Place of Houses. No entanto, exceto por suas pequenas casas, nunca fui um grande fã de seu trabalho. Mas ainda tenho uma cópia surrada desse livro, porque quando o li, foi a primeira vez que alguém articulou o processo de projetar uma casa, incluindo uma lista de verificação do programa a ser seguida.

As casas que Moore projetou para os Rudolphs eram exemplos clássicos do pós-modernismo, com referências históricas, detalhes caprichosos, cores vivas, espaços altos com clarabóia e locais de conexão.

Na época em que Moore estava projetando sua segunda casa, estabeleci meu primeiro escritório em um apartamento em Cambridge, Massachusetts, do outro lado da rua onde morava Marta Rudolph, uma das filhas dos Rudolph. Nos tornamos amigos ao longo dos anos, e eu a aconselhava de vez em quando em pequenos projetos arquitetônicos.

Na época, eu não fazia ideia de que os pais dela já haviam contratado Moore, mas percebi que Marta tinha um olhar educado e perspicaz, o que tornava divertido trabalhar com ela.

Lições de Charles Moore, do pai do pós-modernismo - Imagem 2 de 3
A reforma de Marta em Northampton aproveitou ao máximo a conexão entre a planta interna e a paisagem externa. Imagem © Jeremiah Eck

Há alguns anos, Lisa Cushman, irmã de Marta, me pediu para projetar uma nova casa para ela e seu marido, Michael, em Williamstown, Massachusetts. Pouco depois, Marta também me pediu para projetar a reforma de uma casa antiga que ela acabara de comprar em Northampton, Massachusetts. Eu ainda não fazia ideia de que Marta e Lisa eram filhas de Frederick e Dorothy, mas sabia que ambas tinham um bom pressentimento sobre o processo de projeto.

Ao longo do desenvolvimento do design de ambos os projetos, gradualmente percebi a conexão de Moore. Isso nunca foi explicitamente discutido, mas estava em segundo plano. Eu conscientemente nunca toquei no assunto, mas havia algo de especial em minha colaboração com as duas irmãs. Quando conversamos pela primeira vez sobre o projeto de suas casas, nem Lisa nem Marta questionaram o processo. Eles pareciam entender que o projeto era um processo que começava com o local, com ideias gerais sobre seu programa e estética, e depois avançava para detalhes conforme nos aproximávamos da construção. Elas também tinham confiança em minha capacidade de orientá-las durante o processo de projeto e seleção do empreiteiro, e durante as inevitáveis complexidades da construção real. Acima de tudo, elas apreciavam o ir e vir de ideias que eventualmente seriam incorporadas em suas casas. Comecei a me perguntar se essa compreensão intuitiva do processo criativo era resultado de sua criação ou da presença de seus pais enquanto projetavam suas duas casas.

Tenha em mente que ambos os projetos para as irmãs abrangeram toda a gama de design residencial. A casa de Martha em Northampton foi uma reforma completa - ou, como diz o ditado, um trabalho visceral. É preciso muita fé no processo - na verdade, no arquiteto - para ver sua casa ser destruída e até mesmo despida de seu revestimento externo na esperança de que algo novo e melhor surja do processo. Marta até pré-selecionou um empreiteiro que, na minha opinião, após algumas discussões, não era a pessoa certa para o trabalho. Ela aceitou minha recomendação de encontrar outra pessoa. E, claro, como as reformas costumam acontecer, o projeto demorou muito mais do que o esperado. Por tudo isso, a compreensão natural de Marta sobre o processo de design serviu de âncora.

A nova casa de Lisa em Williamstown era diferente. A ardósia não facilitou em nada, já que o local era bastante difícil, com um caminho um tanto íngreme. Curiosamente, havia dois celeiros no local que serviram de referência. A decisão de dividir a casa em três pavilhões de estar, dormir e garagem foi, em parte, um gesto frente a escala dos celeiros no pé da colina. Insisti, e Lisa concordou, que devíamos dirigir entre os celeiros a caminho de casa. Como sua irmã Marta, Lisa entendia o processo de design, e nossas idas e vindas durante o projeto e a construção sempre foram construtivas.

Lições de Charles Moore, do pai do pós-modernismo - Imagem 3 de 3
O acesso à casa de Lisa Cushman na colina em Williamstown é entre dois celeiros existentes que serviram como referência de design. Imagem © Anton Grassl

Eu estava ciente de meus muitos anos de prática residencial e de que os melhores clientes geralmente eram aqueles que já haviam feito um projeto de design, mas não havia me ocorrido que as crianças criadas em torno do processo de projeto pudessem se beneficiar da mesma forma. Decidi perguntar a eles sobre isso quando as duas casas estivessem concluídas, e seus comentários são esclarecedores para todos os arquitetos residenciais.

Surpreendentemente, assim como eu, as duas irmãs tinham sentimentos contraditórios sobre as casas dos Moore. A casa Captiva, onde elas passavam a maior parte do tempo, era a preferida: era caprichosa e lúdica, e se misturava com o ambiente natural. O arquiteto era bom em “trazer o exterior para dentro”, concordaram as irmãs, e projetou vários espaços separados “que eram pequenos e convidativamente confortáveis”, disse Marta. Lisa lembrou como Charles até projetou para ela um iate em um guardanapo quando visitou Captiva, e esse envolvimento pessoal e inclusão impressionaram profundamente as duas irmãs.

Por outro lado, Marta destacou que a casa de Williamstown “parecia muito deslocada no bairro”. O aceno arquitetônico para Monticello “dirigiu demais o processo de projeto a ponto de alguns dos espaços internos serem apertados e não muito ideais em termos de funcionalidade”. (A referência a Monticello pode ter vindo de Frederick Rudolph, que era professor de história americana no Williams College.)

Por que a mesma receita com resultados diferentes? Como uma lição para os arquitetos, Moore passou quatro ou cinco dias morando com Frederick e Dorothy para ver como eles viviam antes de projetar a casa Captiva, mas entregou a casa de Williamstown a um associado após esboçar o projeto original.

Lisa e Marta também saíram de ambas as experiências com lições. Parafraseando: Moore fez com que se sentissem confortáveis e as ensinou que construir uma casa era divertido. Ele perguntou como elas viviam e o que queriam, e observar o processo foi inspirador e despertou um interesse real pela arquitetura. Ele era, como resumiu Marta, “um cara legal”.

Enquanto trabalhavam comigo, as duas irmãs definitivamente queriam casas mais parecidas com a Captiva - aquelas que combinassem com seus bairros e ambiente natural, com muitas janelas para aproveitar a luz natural e as vistas. Espaços individuais eram importantes, mas apenas dentro de uma planta baixa relativamente aberta. Mas elas queriam algumas das texturas, cores e provisões como as que estavam nas casas de seus pais. Mais importante, como disse Lisa, tanto Marta quanto ela consideravam um “verdadeiro privilégio projetar suas próprias casas”, e decidir onde e como queriam morar.

Era fundamental que eu ouvisse atentamente esses desejos. Não tenho dúvidas de que o senso de privilégio delas, e também de diversão, veio da experiência com os pais e Moore. Ficou claro que, assim como o envolvimento pessoal de Moore, meu envolvimento pessoal ao longo do processo em todos os níveis de detalhes com Marta e Lisa foi muito importante para o sucesso final de ambas as casas. Nestes tempos de transações digitais avassaladoras, é importante que os arquitetos entendam que existe realmente um mercado para interação pessoal. Os proprietários, que estão investindo no processo nunca perfeito de projetar uma casa, esperam isso. Claro, está além do nosso controle como arquitetos influenciar as vidas anteriores de nossos clientes, mas está sob nosso controle fornecer inspiração e diversão a todos os nossos clientes, velhos e jovens. Eles serão clientes melhores para a jornada e nós também seremos arquitetos melhores para ela.

Este artigo foi publicado originalmente no Common Edge.

Uma versão deste artigo apareceu pela primeira vez na revista Design Residencial, Volume 6, 2022.

Sobre este autor
Cita: Eck, Jeremiah. "Lições de Charles Moore, do pai do pós-modernismo" [More Lessons From the Father of Postmodernism, Charles Moore] 18 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995755/licoes-de-charles-moore-do-pai-do-pos-modernismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.