Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023

Intitulado "janeiro, fevereiro, março", o pavilhão da Geórgia na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023 tem a curadoria da Bienal de Arquitetura de Tbilisi. Explorando a relação entre o fluxo de tempo e energia, a intervenção georgiana "representará a natureza morta e viva através da história de um assentamento artificialmente alterado na região de Dusheti". A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura será realizada entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023, no Giardini, no Arsenale, e em vários locais nos arredores de Veneza, e terá como tema "Laboratório do Futuro".

Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 11Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 11Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 11Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 11Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 6

Acolhido pelo espaço de arte II Giardino Bianco, o Pavilhão da Geórgia, como explicado por sua declaração curatorial, "foca nos reservatórios de água, sua criação e seus impactos na era das rápidas transformações políticas e mudanças climáticas". O anúncio também faz uma série de perguntas, tentando apresentar respostas na instalação: quão temporária é nossa pegada no meio ambiente? Quando mencionamos os fluxos de energia, migração, tempo e o escoamento da própria paisagem, de que fluxos estamos realmente falando? Quais são os custos de interromper um pedido para criar um novo? Podemos tomar a água como um fato determinante? Até que ponto o desenvolvimento político-espacial dos seres humanos pode trazer mudanças na natureza e na sociedade e vice-versa? Que formas físicas e conceituais se desvanecem ou permanecem com tais transformações? As criações naturais – sua memória, história e artefatos que significam sua vida passada – são permanentes? Qual será o vestígio da definição de tais lugares e, acima de tudo - considerando tanto o contexto global quanto o local - qual será seu futuro?

Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 11
© Gigi Shukakidze

A Bienal de Arquitetura de Tbilisi foi fundada em 2017, como uma plataforma que unifica profissionais locais e internacionais. A cada dois anos ela organiza exposições, instalações, workshops, simpósios e atividades em torno de um tema crítico e atual.
Em 2022, a Bienal de Arquitetura de Tbilisi realizou sua terceira edição, discutindo o tema da temporalidade nos contextos urbanos e sociais.

"Em nível material, nossos ambientes construídos refletem com precisão o enigma: falamos de espaços democráticos, espaços públicos, energia verde e espírito humano como se as condições que tornam isso possível e alcançável fossem universais, e não venham a um custo muitas vezes terrível para nossos semelhantes e para os mundos não-humano e natural." -- 

Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 11
© Gigi Shukakidze

O tema central da Bienal - "O Laboratório do Futuro" - é uma proposta para reconsiderar a perspectiva de nossa existência comum, para imaginar nosso futuro e refletir sobre as questões urgentes: desafios ambientais, sociais e econômicos e suas soluções. Consequentemente, "janeiro, fevereiro, março" - contempla a relação entre o homem e a natureza - sua influência mútua e o intercâmbio de energia e recursos entre eles. O projeto focaliza as estações hidrelétricas, o processo de sua criação e sua influência nos ecossistemas e comunidades locais. Quão temporárias são as ações do homem e as consequências de intervir na ordem da natureza?

Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 11
© Gigi Shukakidze

Anunciado pelo presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto, e pela curadora da exposição, Lesley Lokko, o tema e o título desta edição considerará o continente africano como o protagonista do futuro. "Há um lugar neste planeta onde estas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e se fundem, na África. Ao nível antropológico, todos nós somos africanos. E o que acontece na África acontece com todos nós", explica Lokko.

Autores do Projeto:

  • Gigi Shukakidze
  • Otar Nemsadze
  • Tinatin Gurgenidze

Equipe de Projeto:

  • Giorgi Vardiashvili
  • Alexi Soselia
  • Stefano Tornieri-Pola
  • Tamar Janashia
  • Lado Kandashvili
  • Giorgi Kartvelishvili
  • Elene Pasuri
  • Tato Kotetishvili

Patrocinador:

  • Magda Guruli
    Com o apoio do Ministério da Cultura, Esportes e Juventude da Geórgia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Explorando a relação entre tempo e energia: pavilhão da Geórgia na Bienal de Veneza 2023" [Exploring the Relationship Between Time and Energy: The Georgian Pavilion at the 2023 Venice Biennale is Curated by the Tbilisi Architecture Biennial] 01 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995577/explorando-a-relacao-entre-tempo-e-energia-pavilhao-da-georgia-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.