Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira

Você está sentado confortavelmente neste momento? OK, eu vou esperar alguns segundos para você ajeitar a postura e continuarmos o texto. Por mais que todos saibamos que as costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira, assim que paramos de prestar atenção nisso, é comum que nosso corpo vá escorregando até que nossa coluna se torne um grande ponto de interrogação. E isso pode desencadear diversos problemas de postura e circulação, dores crônicas e aumentar a fadiga após um longo dia, semana, mês ou anos de trabalho. Mas saiba que você não está sozinho e isso não é (necessariamente) sua culpa. Que elementos tornam uma cadeira confortável? Como elas podem manter sua postura adequada por mais tempo? É possível ter design e conforto no mesmo produto? Neste artigo, tentaremos responder a essas questões e trazer alguns exemplos do catálogo do Architonic.

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 4 de 16
Roovice Office / ROOVICE. Image © Akira Nakamura

A pandemia de Covid-19 forçou uma tendência que estava em curso, que era o das empresas permitirem que os seus funcionários cumprissem suas atividades de casa. Ainda que algumas pessoas já contassem com um espaço doméstico montado para trabalhar, com uma boa mesa e uma cadeira, essa não era a regra. A grande maioria precisou se virar sentado na mesa da sala, no sofá ou mesmo na cama. O que duraria 2 semanas se arrastou por quase 2 anos, e queixas de dores nas costas tornaram-se mais frequentes que nunca. Cadeiras adequadas afetam diretamente o conforto e a produtividade, e é onde boa parte da humanidade passa cerca de um terço do dia, em casa ou em escritórios.

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 6 de 16
LAVA - Berlin. Image © Marc Goodwin

O objetivo da ergonomia (o estudo de projetar equipamentos e dispositivos que se encaixam no corpo humano e seus movimentos) é reduzir o estresse e eliminar lesões e distúrbios associados ao uso excessivo de músculos, má postura e movimentos repetidos. Quanto às cadeiras, por mais simples que seu design possa parecer, há uma infinidade de ângulos, dimensões e ajustes mínimos que farão diferenças brutais no conforto da mesma. É por isso que escolher a adequada para trabalhar em casa não é uma tarefa simples: que suporte as suas necessidades, não seja cara demais ou que combine minimamente com o restante do espaço requer muita pesquisa. Para ser considerada uma boa cadeira, é importante que ela cumpra alguns requisitos:

  • Ajustes: altura do assento, inclinação de encosto e suporte lombar para acomodar diferentes tamanhos e tipos do corpo. Isso permite que o usuário personalize a cadeira para seu próprio corpo e postura, reduzindo o risco de distúrbios musculoesqueléticos e promovendo conforto.
  • Conforto: geralmente por conta de seu material, acolchoamento e pelos ajustes citados anteriormente
  • Durabilidade: passamos muito tempo nestes assentos e é importante que o investimento feito valha a pena
  • Design: O design da cadeira deve ser agradável aos olhos e combinar a estética da sala ou escritório.

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 5 de 16
Cowork Wayco Ruzafa Extension / José Costa. Image © Mariela Apollonio

Baseados no catálogo do Architonic, separamos abaixo alguns exemplos que contam com os mais variados ajustes. Evidentemente, quanto mais personalizável é o item, maior a probabilidade de que ele se adeque perfeitamente às suas necessidades. No entanto, quando não é possível escolher a opção mais completa, pode-se optar por ajustes que sejam mais importantes para cada um:

Assentos: Ajustes de Altura, Profundidade e Inclinação

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 8 de 16
Cortesia de Montana Furniture

Um aspecto importante do conforto e da ergonomia da cadeira. Idealmente, a altura deve ser ajustável, permitindo que o usuário descanse os pés no chão, a profundidade e a largura devem ser adequadas para conformar diferentes tipos de corpo. Outros fatores importantes são o ângulo do assento, que deve apoiar a curva natural da coluna vertebral, bem como as características do material e seu nível de acolchoamento, que influenciarão no conforto.

Encostos: Ajustes de Altura e Inclinação

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 13 de 16
Cortesia de Interstuhl

O encosto fornece suporte para a região lombar e promove a boa postura no sentar. Preferencialmente, suas dimensões devem ser suficientes para apoiar ombro, pescoço e costas, com inclinação ajustável para suportar da melhor forma a curva natural da coluna vertebral. 

Suporte lombar: Fixos ou com Ajustes de Altura e Profundidade

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 14 de 16
Cortesia de Interstuhl

Essencial para reduzir as dores na região. Este deve ser firme, sem ser excessivamente rígido ou desconfortável, bem como ajustável (no ângulo e altura) para se adequar a todos os tipos de corpos. Este é um dos aspectos mais importantes em uma cadeira para promover a boa postura por longos períodos de tempo.

Apoio de braços: Ajustes de Altura, Lateral, Frontal e Inclinação

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 12 de 16
Cortesia de Interstuhl

Fornecem um local para descansar os braços, ajudando na redução da tensão no pescoço, ombros e punhos, além de tornar a cadeira mais confortável para sentar por longos períodos de tempo.

Apoio de cabeça: Fixos ou Ajustáveis

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 10 de 16
Cortesia de Wagner

Um apoio de cabeça pode ser um recurso interessante para quem passa muito tempo sentado e pode reduzir a tensão nos ombros e pescoço. Idealmente, deve ser ajustável para acomodar diferentes alturas, bem como estável e confortável.

Evidentemente, é imprescindível que os usuários aprendam a ajustar as próprias cadeiras, bem como os objetos ao seu redor, para que sua posição de trabalho seja a mais adequada possível. Também é importante fazer pausas regulares e alongar, mover-se e ajustar a postura e posição com frequência. Não tenha dúvidas, ter consciência disso fará uma enorme diferença no futuro.

Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira  - Imagem 7 de 16
OPPEAA / Lundén. Image © Marc Goodwin

Veja outras opções de cadeiras de escritório no catálogo do Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Trabalhe confortavelmente: dicas para escolher uma boa cadeira " 04 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995206/pt-are-you-sitting-comfortably-tips-for-choosing-a-work-chair> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.