Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis

Num mundo que cada vez exige mais da gente, para muitas pessoas o banho vai além de um momento de higiene. Ele pode trazer alguns minutos para relaxar após um dia longo de trabalho ou revigorar as energias. Por isso, cada vez tem se buscado mais por espaços que fogem do óbvio na hora de projetar um banheiro. A ducha pode se tornar uma experiência prazerosa e que permite uma fuga momentânea das tarefas cotidianas, como os projetos selecionados a seguir podem nos demonstrar.

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 2 de 12Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 3 de 12Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 4 de 12Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 5 de 12Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Mais Imagens+ 7

Revestimentos que destacam

Não é difícil fugir do óbvio, pensar os revestimentos das paredes, as cores dos azulejos ou diferentes texturas no box do chuveiro é uma opção que pode trabalhar diferentes ritmos e composições dentro do próprio banheiro. Diferentes padrões e materiais podem tornar o único o espaço para seu banho.

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 4 de 12
Refúgio MEV / Studio Jean Verville architectes. Foto: © Maxime Brouillet
Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 8 de 12
Casa em Boadilla del Monte / Malu de Miguel. Foto: © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Integração com a natureza

Os benefícios da biofilia já foram comprovados cientificamente. As plantas e outros elementos da natureza propiciam nosso bem-estar, saúde e conforto emocional. Aliar todas essas qualidades a um bom banho, resulta numa experiência extremamente positiva para o corpo e a mente.

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 6 de 12
Residência Hartland / Studio Jencquel. Foto: © Djuna Ivereigh
Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 11 de 12
Casa Corten / Costaveras Arquitetos. Foto: © ODE Studio

Um pouco de mistério

Quando o chuveiro tem um certo destaque no espaço, é possível trabalhar a privacidade sem necessariamente quebrar a conexão com ele. Utilizar elementos translúcidos ou permeáveis, como o cobogó, pode trazer um protagonismo para o movimento do corpo junto das luzes e sombras criadas. O suficiente para transformar todo o ambiente. 

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 2 de 12
Hotel Theros All Suite / Mastrominas ARChitecture. Foto: © Brechenmacher & Baumann Photography
Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 10 de 12
RE / Camarim Arquitectos. Foto: © Nelson Garrido

Conexão com o exterior

Para aqueles que não gostam de se fecharem num espaço, há diversas possibilidades de pensar como conectar a área da ducha com exterior. Seja através de aberturas zenitais, num nível mais baixo ou até mesmo, quando o entorno permite, do chão ao teto, um banho com sensação de se estar ao ar livre pode ser muito mais revigorante.

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 12 de 12
Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Foto: © Leo Espinosa
Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 7 de 12
Conjunto Las Gaviotas / BAK arquitectos. Foto: © Inés Tanoira

Iluminação

Pensar a iluminação artificial pode trazer diferentes atmosferas para a hora do banho. As luzes podem ser coloridas, trabalhadas de formas indiretas ou em nichos, tornando o espaço ainda mais versátil. 

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 5 de 12
Casa de Minas / studio mk27. Foto: © Joana França

Ducha em destaque

Para aqueles que realmente levam o banho a sério, o chuveiro pode ganhar uma relevância especial no espaço. Destacá-lo no ambiente e trabalhar sua unidade é uma das alternativas para aqueles que gostam de performar durante a ducha e torná-la mais lúdica no ambiente. 

Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 3 de 12
Casa no Meco / atelier Rua. Foto cortesia de Atelier RUA
Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis - Imagem 9 de 12
Casa de Contemplação / Virginia Kerridge Architect. Foto: © Dianna Snape

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Dando um banho: ideias para chuveiros incríveis" 29 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994810/dando-um-banho-ideias-para-chuveiros-incriveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.