Arata Isozaki, ganhador do prêmio Pritzker, morre aos 91 anos

O arquiteto japonês Arata Isozaki, laureado com o Prêmio Pritzker de 2019, faleceu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, aos 91 anos de idade, conforme noticiado pelo jornal espanhol La Vanguardia.

Sua prolífica e variada carreira de mais de 100 obras construídas, em praticamente todos os continentes, é agora um lembrete da dedicação de sua vida à arquitetura. Considerado o primeiro arquiteto japonês a desenvolver seu trabalho em uma escala verdadeiramente global, Isozaki teve o cuidado especial de responder ao contexto e às exigências específicas de cada projeto, expandindo a heterogeneidade de seu trabalho e resultando em uma variedade de estilos que vão do vernáculo à alta tecnologia.

Arata Isozaki, ganhador do prêmio Pritzker, morre aos 91 anos - Imagem 4 de 4
© Nelson Garrido. Imagen Qatar National Convention Centre

Entre suas obras mais conhecidas encontram-se o Centro Nacional de Convenções do Qatar em Doha, a Torre Allianz em Milão, o Centro Himalaia em Xangai, o Pátio de Entrada da Caixa Forum em Barcelona e a Sala Centenária Nara no Japão.

Arata Isozaki, ganhador do prêmio Pritzker, morre aos 91 anos - Imagem 2 de 4
Torre ALLIANZ / Arata Isozaki + Andrea Maffei. Image © Alessandra Chemollo

Sua carreira começou sob os ensinamento de Kenzo Tange, o Prêmio Pritzker de 1987. Após terminar seus estudos na Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki continuou sua aprendizagem com Tange por nove anos antes de estabelecer seu próprio escritório, Arata Isozaki & Associates, em 1963.

Seus trabalhos incluem o conceito japonês 'Ma', que define os espaços intermediários entre os objetos: "Entre um espaço e outro, entre os sons, existe o silêncio, as pausas. Isto se chama Ma. O espaço é importante, mas o espaço intermediário é ainda mais." Outros de seus aportes à teoria debatem o urbanismo a partir de textos e propostas. Neste âmbito, um dos projetos mais interessantes não-construídos foi o master plan futurista conhecido como City in the Air (Cidade no Ar) para o bairro Shinjuku em Tóquio, Japão.

Ao receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2019, a diretora executiva da edição desta premiação, Martha Thorne, comentou: "É um arquiteto que não seguiu tendências, mas evoluiu constantemente ao longo dos anos. Se olharmos seus trabalhos iniciais, compará-los com os projetos do meio de sua carreira e, finalmente, os mais recentes, vemos que são todos muito diversos". Na mesma ocasião, o júri agregou: "Em sua busca por uma arquitetura significativa, criou obras de grande qualidade que até os dias atuais desafiam as categorizações, refletindo sua constante evolução e se mantendo contemporâneas em seus objetivos".

Arata Isozaki, ganhador do prêmio Pritzker, morre aos 91 anos - Imagem 3 de 4
Centro Cultural Caixa Forum Barcelona / Arata Isozaki. Image © Felipe Ugalde

Por toda sua trajetória e influência na arquitetura, sem dúvidas sempre recordaremos quem foi Arata Isozaki.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Arata Isozaki, ganhador do prêmio Pritzker, morre aos 91 anos" [Arata Isozaki, ganador del Premio Pritzker, fallece a los 91 años] 29 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Valencia, Nicolás) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994444/arata-isozaki-ganhador-do-premio-pritzker-morre-aos-94-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.