Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca

Em colaboração com a consultora de arquitetura e engenharia Sweco e o escritório de paisagismo Tredje Natur, a firma Zaha Hadid Architects foi selecionada para projetar o novo estádio de futebol de Aarhus na Dinamarca. Apelidado de "Arena da Floresta", o estádio será inserido na floresta de Marselisborg, oferecendo espaços públicos e locais para eventos durante todo o ano. Com inauguração prevista para 2026, o complexo terá quase 70 mil metros quadrados, incluindo a arena Aarhus e a reforma do edifício adjacente Stadionhallerne, concluído em 1918 pelo arquiteto Axel Høgh-Hansen.

Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 2 de 8Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 3 de 8Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 4 de 8Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 5 de 8Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Mais Imagens+ 3

O projeto do novo edifício é impulsionado pela reutilização dos materiais do estádio existente, reduzindo o impacto ambiental e aprimorando a experiência e o valor histórico. Sede do clube de futebol Aarhus Gymnastikforening (AGF), o atual Aarhus Stadium foi inaugurado em 1920. Embora uma série de reformas tenha sido realizada entre 1948 e 2004, o estádio existente não atende mais aos padrões exigidos para sediar eventos de grande escala. Além disso, as longas distâncias entre os espectadores e o campo de futebol dentro do atual estádio eram um obstáculo para uma verdadeira experiência de jogo.

Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 8 de 8
Render por Negativ. Imagem Cortesia de ZHA

A arena incluirá novas áreas públicas para uma ampla variedade de usos cívicos, recreativos e culturais da comunidade local e dos visitantes do parque. Colunatas abertas feitas com nervuras de madeira de 47 metros de altura e um novo telhado transparente definem uma circulação pública protegida de 360 graus e maximizam o potencial para receber eventos abertos e privados. Em relação ao interior, os torcedores serão colocados o mais próximo possível do campo de jogo em uma linha de assentos de nível único. Ao contrário do antigo estádio, os torcedores agora estarão muito próximos do campo, criando um encontro envolvente para todos.

Estamos entusiasmados por sermos premiados com este projeto de prestígio. Vemos isso como um reconhecimento de nossa presença na cidade e a compreensão da singularidade do lugar, do contexto, da alma e da identidade conectadas à AGF e Aarhus. Fomos a única equipe local selecionada para a final e atuar como representante regional foi extremamente importante para nós. Com nossos parceiros, projetamos um estádio que só pode ser construído em Kongelunden, em Aarhus”, - Peter Kristiansen, arquiteto da Sweco Architects

Para reduzir as quantidades ao mínimo absoluto, onde a resistência e a robustez agregam o maior valor possível, o novo Aarhus Stadium é caracterizado por três materiais primários: concreto incorporando agregados reciclados para os pilares; aço adquirido localmente, reaproveitado e reciclado para as treliças; e madeira de fontes sustentáveis locais certificadas para o revestimento da fachada. Além do efeito positivo no impacto ambiental do novo estádio, o reaproveitamento dos seus componentes contribuirá para a ancoragem local do projeto.

Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca - Imagem 2 de 8
Render por Negativ. Imagem Cortesia de ZHA

Nossa proposta é celebrar o orgulhoso espírito do clube e sua importância para a cidade de Aarhus. Prestar homenagem ao patrimônio arquitetônico do local e à natureza única que o envolve servirá como um gesto de boas-vindas ao público. Em qualquer ocasião!- Ole Schrøder, sócio da Tredje Natur

A proposta do ZHA foi escolhida entre 42 equipes de arquitetura dinamarquesas e internacionais por "compreender e interpretar a localização única do estádio dentro da antiga floresta de Marselisborg, seu perfil nórdico e sua adjacência ao histórico Stadionhallerne", afirmaram os organizadores. Da mesma forma, Zaha Hadid Architects foi recentemente contratado para o Centro Esportivo Internacional de Hangzhou, na China, como parte do Distrito Cultural de Ciência e Tecnologia do Futuro de Hangzhou. O projeto compreende um estádio de futebol de 60.000 lugares, uma arena coberta de 19.000 lugares e duas piscinas de 50 metros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Zaha Hadid Architects projetará o novo estádio de Aarhus na Dinamarca" [Zaha Hadid Architects, Sweco and Tredje Natur Selected to Design the New Aarhus Stadium in Denmark] 03 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994219/zaha-hadid-architects-projetara-o-novo-estadio-de-aarhus-na-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.