ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023

25 escritórios, práticas, profissionais autônomos e startups de 5 continentes e 18 países foram selecionados pela iniciativa Novas Práticas 2023, a mais recente edição da pesquisa anual do ArchDaily, realizada desde 2020, que busca lançar luz sobre aqueles profissionais que estão se destacando na arquitetura em tempos instáveis e de grandes desafios.

A iniciativa buscou não apenas arquitetos, mas também profissionais cuja prática se localiza dentro da definição mais ampla de arquitetura, convidando-os a compartilhar sua missão e visão de futuro. Como resultado, a edição de 2023 reúne arquitetos, paisagistas, pesquisadores, curadores, ativistas, escritores e duas startups inovadoras — a empresa de construção modular U-Build e a Rayon, que se unem à empresa de gerenciamento de construção Monograph, à startup de transição energética Baupal, à plataforma de design on-line CANOA e à empresa de habitação feita com impressão 3D ICON.

David Basulto, fundador e editor-chefe do ArchDaily, comentou:

Os selecionados incorporam o espírito da inovação e, de suas diversas perspectivas, trazem algo novo para a discussão: de processos participativos à conscientização climática, da abordagem local à arquitetura em escala, visando torná-la mais acessível e democrática.

Clara Ott, gerente de projetos do ArchDaily, complementou:

Desde o início de suas carreiras, eles desafiam os paradigmas estabelecidos, nutridos pelo desejo de se envolver com a arquitetura a partir de uma perspectiva diferente; trazendo novas ideias que vão desde o desenvolvimento de sistemas e materiais construtivos, processos participativos inclusivos, cuidado com o meio ambiente e inovação por meio da tecnologia. Seus trabalhos são contribuições significativas e verdadeiras fontes de inspiração. 

Ao longo de 2023, mostraremos o trabalho dessas práticas, explicando e entendendo sua abordagem por meio de uma série de artigos aprofundados, assim como fizemos com as práticas selecionadas na edição anterior.

Sem mais, estas são, em ordem alfabética, as Novas Práticas do ArchDaily 2023:

Ahmadreza Schricker Architecture | Irã + Estados Unidos + Reino Unido

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 2 de 27
Ahmadreza Schricker Architecture. Imagem © Ahmadreza Schricker Architecture

Equipe: Ahmadreza Schricker, Mehdi Holakoui, Mona Janghorban, Patrick Hobgood, Behrang Bani-Adam, Roxana Afkhami, Amin Mahdavi

Abraçando o potencial da modernização, os arquitetos tradicionalmente atuam em cidades com PIB crescente visando desempenhar um papel catalisador na urbanização. Fundada em Nova York por Ahmadreza Schricker em 2015, a experiência íntima de realizar arquitetura tradicional em um momento de constante volatilidade econômica reconfigurou a prática da ASA para perseguir o design em todas as direções: ASA North é dedicada ao mundo físico, enquanto ASA South assumiu projetos no virtual, incluindo o primeiro Museu Virtual para a Coleção Afkhami. ASA East explora o passado, a preservação do meio ambiente e a reutilização adaptativa e está atualmente em formação; ASA West procura inventar arquitetura para o futuro em fronteiras menos exploradas, dos polos geográficos da Terra até outros planetas.

Alsar Atelier | Colômbia

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 3 de 27
La Perse / Alsar Atelier + Taller Architects + Colab-19 + SCA. Imagem © Diez Veinte Estudio

Nascida em meio à pandemia, a prática liderada por Alejandro Saldarriaga Rubio se concentra na investigação de soluções de design de baixo custo/tecnologia para os problemas persistentes no Sul Global por meio de métodos inovadores de construção, práticas sustentáveis e priorização da comunidade. Recentemente, o estúdio começou a se envolver com assentamentos informais em Bogotá, na Colômbia, e atualmente especula sobre novas tipologias emergentes da pandemia de coronavírus, que possam ser reaplicadas a problemáticas crônicas das paisagens informais de todo o mundo.

ASPJ: Agencia Social de Paisaje | México

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 4 de 27
ASPJ Agencia Social de Paisaje. Imagem © Nin Solis

Equipe: Emiliano García, Helene Carlo, Paula Amín, José María Castro, Daniela Alarcón, Iván Cruz, Alberto García, Diana Medina, Michelle Vences, Alejandro Sosa, Brenda Delgado, Karen Rivera, Isabel Ramírez, Daniela Ruiz de Chávez, Andrés Corona

A ASPJ está convencida de que a Paisagem é uma ferramenta necessária para desenhar os horizontes de hoje e de amanhã, que o design a partir das profundas lógicas da Paisagem permite criar ambientes coerentes e abundantes. Helene Carlo e Emiliano Garcia unem as suas experiências e valores, juntamente com uma equipe multidisciplinar e vários aliados, para desenvolver estudos territoriais, projetos de gestão de águas pluviais, renaturalização de rios e regeneração de ambientes degradados, conceção de ambientes e atmosferas naturais tendo como elemento integrador a Paisagem.

ATELIER XI | China

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 5 de 27
ATELIER XI. Imagem © Zhang Chao

Equipe: Chen Xi, Zhu Zhu, Weng Cekai, Huang Zhenfeng, Lin Ziya, He Xiansen, Ye Fangnan

Fundado em 2017 por Chen Xi, o trabalho do escritório volta-se a projetos públicos e culturais de várias escalas, atentos às necessidades de diversas comunidades. O estúdio aspira criar espaços que tragam poesia e profundidade únicas aos ambientes urbanos e rurais contemporâneos: "Vemos a arquitetura como uma arte de mediação entre interesses sociais, econômicos e políticos. Tentamos criar lugares significativos com recursos mínimos. Queremos narrar emoções e memórias com poesia espacial. Acreditamos que cada espaço, grande ou pequeno, é uma pista para a vastidão do nosso mundo e um testemunho da glória da vida cotidiana. Ao plantar esses espaços tranquilos e resilientes, um de cada vez, vislumbramos a arquitetura ramificando-se e florescendo de vidas e narrativas."

Branco del Rio Arquitectos | Portugal

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 6 de 27
Branco del Rio Arquitectos. Imagem © do mal o menos

Equipe: João Branco, Paula del Río, Inês Massano, Inês Bailão

"Somos uma equipe de quatro pessoas, todas muito empenhadas no trabalho, buscando sempre novas formas de nos organizar para responder aos desafios do cotidiano."

Diogo Aguiar Studio | Portugal

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 7 de 27
Diogo Aguiar Studio. Imagem © Fernando Guerra _ FG+SG

Equipe: Diogo Aguiar, Daniel Mudrák, Adalgisa Castro Lopes, João Teixeira, Claudia Ricciuti, Liam Romo, Marta Bednarczyk, Matyáš Řehák

O Diogo Aguiar Studio opera entre os campos da arquitetura e da arte, concebendo simultaneamente edifícios de pequena escala e instalações espaciais para espaço público, temporárias ou não, acreditando que a prática ambivalente informa e impulsiona o trabalho que desenvolve enquanto pesquisa especulativa e espacial. Entre outros temas relevantes, transversais e inevitáveis à realidade contemporânea, o atelier se interessa pela exploração material e sensorial de espaços arquitetônicos ou artísticos imersivos, sejam eles arquetípicos ou ready-made, através do estudo de composições geométricas, abstratas e elementares. Estes materializam-se como sistemas formais, que trabalham os limites do cheio e do vazio, procurando reivindicar a pertinência do processo de concepção do espaço arquitetônico como um poderoso instrumento de investigação.

forty five degrees | Alemanha

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 8 de 27
forty five degrees. Image © Valerie Schmidt

Equipe: Alkistis Thomidou, Berta Gutiérrez, Giulia Domeniconi, Lea Hobson

Como uma prática colaborativa internacional de arquitetos e pesquisadores, o forty five degrees está comprometido com a revisão crítica da construção do espaço, explorando novos métodos, recursos e meios. Seu trabalho investiga o ambiente construído por meio de pesquisa, design e experimentação artística, em múltiplas escalas e em suas implicações sociais, econômicas e estruturais. Estamos interessados em coletar protocolos e abordagens coletivas, explorando modelos alternativos de vida e construção de cidades e novos paradigmas de desenvolvimento espacial para se envolver com as comunidades e as redes das quais fazem parte. Nós nos esforçamos para criar espaços inclusivos e acessíveis por meio do uso cuidadoso de escala, material e linguagem de design e estamos comprometidos em repensar a educação por meio da academia e da prática, colocando o design na interseção das artes e das ciências. No estúdio, todos os nossos projetos abordam as esferas social e cultural, desenvolvendo atividades sem fins lucrativos e envolvendo um espectro mais amplo de atores, criando um maior impacto.

gru.a | Brasil

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 9 de 27
gru.a. Imagem © Tui Lana

Equipe: Caio Calafate, Pedro Varella, André Cavendish, Ingrid Colares, Barbara Amorim, Igor Machado.

Com sede no Rio de Janeiro, gru.a tem desenvolvido projetos e obras de diferentes escalas e naturezas, com especial interesse na interseção entre os campos da arquitetura e das artes. Nos últimos anos, o escritório realizou projetos para centros culturais, espaços expositivos, instalações artísticas, teatros, residências, intervenções em patrimônio moderno, entre outros. O escritório já participou de mostras e festivais como a Bienal de Arquitetura de Veneza (Pavilhão Brasil, 2018) e a Bienal Ibero-Americana de Arquitetura (2019). Também em 2019, o gru.a foi selecionado entre os 10 finalistas do prémio DEBUT, atribuído pela Trienal de Arquitectura de Lisboa (2019) para práticas internacionais.

Infraestudio | Cuba

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 10 de 27
Infraestudio. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Equipe: Fernando Martirena, Anadis González, Dat Nguyen, Daniela Iglesias, Mauricio Chávez, Manuela Silva.

Infra é um prefixo que indica "abaixo" ou "antes". Como prefixo em si mesmo, condiciona tudo o que o precede. Infraestudio é menos que um estúdio de arquitetura: é uma ficção criada para operar discretamente em uma cidade parada no tempo. Estamos mais interessados em criar ideias espaciais do que espaços, a ficção pode ser suficiente. Praticamos a arquitetura narrativa como um exercício de design sem a mediação de imagens. Partimos de um mesmo discurso para experimentar diferentes recursos como edificações, pesquisas, exposições, práticas editoriais, escrita, arte e ativismo. Fazer arquitetura que se esconda na paisagem, mostrar o vazio como representação de uma ideia, não pensar em formas mas em estratégias e construir o mínimo necessário, são algumas das nossas obsessões.

JK-AR | Coreia do Sul

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 11 de 27
JK-AR. Imagem © JK-AR

Equipe: Jae K. Kim, Ji Seon Yoon, Gyu Tae Kim, Tae Wook Kang, Seung Hoon Lee

Definido como uma prática de arquitetura baseada em agenda, JK-AR é uma plataforma para experimentos de design, criando espaço e forma para produzir novas experiências. Eles pensam em visões para a vida humana através da arquitetura, repensando a tectônica tradicional com tecnologia digital para produzir formas estruturais que desafiam a prática convencional em design e construção. Recentemente, o escritório tem se concentrado na recriação de estruturas de madeira do Leste Asiático por meio de estudos interdisciplinares de computação de design e análise histórica. Neste contexto, os projetos do JK-AR pretendem constituir uma nova etapa na reinvenção e evolução da estrutura histórica.

KOSMOS Architects | Suíça

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 12 de 27
KOSMOS Architects. Imagem © KOSMOS Architects

Equipe: Blanca Garcia Gardelegui, Eva Theresa Haendler, Leonid Slonimskiy, Artem Kitaev, Dmitriy Prikhodko, Marina Skorikova, Vsevolod Babichuk, Daniil Ulakhovich, Rodion Kitaev

Reunindo virtualmente parceiros de diferentes partes da Europa, KOSMOS trabalha em projetos de diversas escalas e tipologias, de mobiliário a instalações de arte a masterplans, passando por grandes parques urbanos e projetos de desenvolvimento territorial. Eles acreditam que a arquitetura é uma profissão colaborativa, inclusiva e multidisciplinar, e frequentemente colaboram com outros arquitetos, artistas, ativistas políticos, sociólogos, fotógrafos e poetas. KOSMOS acredita que a arquitetura não é apenas um volume bem projetado de um edifício, fachada e layout interno, mas sim uma moldura espacial para espaços de interação pública, para estar juntos. A arquitetura deve ativar o espaço ao seu redor e se tornar uma moldura para as pessoas passarem seu tempo. 

Oana Stanescu | Alemanha + Estados Unidos

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 13 de 27
Oana Stanescu. Imagem © Oana Stanescu

Arquiteta, designer, escritora e educadora romena, os projetos de Stanescu abrangem diferentes disciplinas e escalas, de residências particulares a infraestrutura pública, de design de produto ao ensino. Ela trabalhou com o New Museum em Nova York, MoMA, Virgil Abloh, Coachella, Storefront for Art and Architecture e Kanye West. O estúdio se divide entre Berlim e Nova York.

Office Kim Lenschow | Dinamarca

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 14 de 27
Office Kim Lenschow. Imagem © Seth Nicolas

Por meio da arquitetura e do design, o Office Kim Lenschow procura revelar e desafiar valores, crenças e narrativas materiais arraigadas em práticas de construção e modos de vida estabelecidos. O escritório acredita na arquitetura inserida em nosso tempo, vendo o ambiente construído tanto como um recurso de materiais quanto de significado cultural. O Office Kim Lenschow procura atualmente uma arquitetura mais frágil e aberta, onde os materiais utilizados e os padrões de uso dos edifícios estejam mais calibrados e sincronizados entre si. Isso inclui experimentar diferentes formas de empregar materiais biodegradáveis visando criar uma arquitetura mais adequada ao nosso planeta. O seu objetivo é cultivar um envolvimento mais consciente e autêntico com o mundo e as estruturas que nos rodeiam.

Oficina Bravo | Chile

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 15 de 27
Oficina Bravo. Imagem © Carlos Hevia

Equipe: Martín Álvarez, Sebastián Bravo, Catalina Cárcamo, Noelia Caro, Arantxa Lastra, Raúl Pacheco, Sergio Reyes, Valentina Ulloa.

Fundada por Sebastián Bravo, a Oficina Bravo desenvolve projetos de intervenção em edifícios com valor patrimonial, espaços comerciais, gastronômicos, habitacionais e equipamentos públicos. Eles estão interessados em fazer projetos simples com uso eficiente de recursos (arquitetônicos, econômicos, construtivos e materiais) procurando edifícios que, por meio de uma estratégia clara, sejam uma contribuição para a cidade e tenham a capacidade de interagir com o contexto imediato. A Oficina Bravo preocupa-se em dialogar com os clientes, compreendê-los e envolvê-los no processo, fazendo-os compreender o seu trabalho. Essa é a única coisa que garante que as ideias por trás do projeto sobrevivam com dignidade uma vez que a obra esteja habitada.

Paulo Tavares | Brasil

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 26 de 27
Paulo Tavares. Imagem © Paulo Tavares

A prática de Paulo Tavares explora as fronteiras da arquitetura através do design, advocacia, escrita e curadoria. Operando através de múltiplas mídias e campos, seu trabalho abre uma arena colaborativa voltada para a justiça ambiental e narrativas contra-hegemônicas.

prototype | Ucrânia

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 27 de 27
Unit Flex Office, Prototype. Image © Yevhen Avramenko

Equipe: Ivan Protasov, Pylyp Chaikovsky-Vamush, Uliana Dzhurliak, Serhiy Revenko

Uma palavra que resume a abordagem de prototype é microrracionalidade. Eles querem inspirar outras pessoas com flexibilidade em relação à variedade de desafios que a empresa assume, de projetos culturais a industriais, residenciais e além, e soluções técnicas macro e micro ecológicas, seja reciclagem, desperdício mínimo/zero ou produção circular. A prototype vê o futuro da arquitetura se tornando mais responsável em termos de redução inventiva do atual impacto negativo da indústria da construção no meio ambiente e mais atento a cada projeto em termos de contexto amplo e específico. 

Rayon | França

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 17 de 27
Rayon. Imagem © Rayon

Equipe: Bastien Dolla, Stanislas Chaillou, Shira Nathan, Arthur Brongniart, Quentin Tardivon, Jan Pochyla, Xavier Haniquaut

Na visão da Rayon, os desenhos arquitetônicos estão hoje no centro do trabalho diário de toda a nossa indústria. No entanto, muitos profissionais de hoje foram treinados em softwares mais antigos durante a era pré-internet. Portanto, Rayon oferece uma experiência 2D baseada em navegador e multijogador, permitindo que as pessoas desenhem, compartilhem e trabalhem juntas em seus desenhos. Em um momento em que as pessoas estão movendo cada vez mais seus trabalhos, equipes e fluxos de trabalho online, Rayon aspira liderar essa revolução em nosso setor e democratizar o design de espaço o mais amplamente possível. Em poucas palavras, Rayon é essencialmente o “Google Docs do projeto de arquitetura”.

RoarcRenew Architects | China

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 18 de 27
© RoarcRenew Architects

Equipe: Helen Yu, Leqian Xue, Mengxuan Sheng, Yejing Wu, Xiaoyi Liang, Enze Wu

A RoarcRenew sempre expressará uma ideia clara de construção em suas práticas. A lógica da construção reflete a lógica principal de como as coisas funcionam neste mundo, que são as substâncias e as articulações: as articulações podem refletir as substâncias no mundo físico e conectá-las todas. Em suas práticas, a RoarcRenew criou uma série JointsPavilion (JP) como sistema de construção e outra série SoftJoints (SJ) para mobiliário doméstico.

Spacon & X | Dinamarca

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 19 de 27
Spacon & X. Imagem © Spacon & X

Equipe: Malene Hvidt, Nikoline Dyrup Carlsen, Svend Jacob Pedersen, Sofie Staal, Aleksander Aarstad, Otto Engelhardt, Johan Neborg, Linn Olsson, Karoline Bach, Victor Lomholt, Victor Munch, Anastasija Vlasova, Vera Johanne Aagaard Hertz, Mette Estrup, August Wille, Mads Riishede Knudsen, Morten Nielsen, Valentin Bauberger

A Spacon & X se esforça para romper e desafiar as normas arquitetônicas e os limites convencionais do design de maneira diplomática, algo que eles chamam de disruplomacia. Essa abordagem tem guiado o escritório desde a sua criação, em que trabalhou para abordar a questão urgente da escassez espacial em contextos urbanos, reconsiderando como consumimos o espaço. Spacon & X projeta superfícies, volumes e espaços multifacetados capazes de servir a uma variedade de propósitos e funções, onde múltiplas atividades e experiências podem ocorrer ao longo do tempo, nos mesmos metros quadrados. 

Taller General | Equador

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 20 de 27
Taller General. Imagem © JAG Studio

Equipe: Florencia Sobrero, Martín Real.

O Taller General é um espaço de confluência, onde os membros se encontram dia a dia para fazer o que gostam, principalmente através do trabalho de arquitetura. No entanto, o espaço pretende misturar todos os sabores que compõem as nossas vidas, quer se chame ativismo, leitura, ensino, construção, desenho, planejamento ou gestão. Taller General é formado por Martín Real e Florencia Sobrero, no entanto, o grupo sofre mutações de acordo com o desenvolvimento de cada projeto. O trabalho colaborativo aproxima mundos, opiniões e práticas, enriquecendo o espaço e facilitando resultados que eles mesmos não conseguiriam imaginar.

Tideland Studio | Dinamarca

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 21 de 27
Tideland Studio. Imagem © Xavier Aaronson

Equipe: Jonas Swienty Andresen, Simon Strøyer

Tideland Studio aplica ferramentas arquitetônicas em pesquisa de campo para identificar e revelar fenômenos relevantes para o nosso tempo. Eles trabalham na interseção entre ciência, arte e arquitetura, ultrapassando os limites das disciplinas para criar experiências que inspiram e educam. Um dos objetivos do Tideland Studio é mobilizar a mudança, chamando a atenção para a crise climática. Assim, eles abraçam tecnologias arquitetônicas que permitem registrar, simular e comunicar mudanças em paisagens naturais e artificiais.

U-Build | Reino Unido

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 22 de 27
U-Build. Imagem © Andy Billman

Equipe: Nick Newman, Oli Berry, Hannah Burrough, Esra Alma, Ben Baker

U-Build é uma startup sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Studio Bark em colaboração com o Structure Workshop. Eles capacitam as pessoas a criar seus próprios espaços com os kits modulares planificados. A startup usa compensado cortado com precisão com CNC, montados em blocos que podem ser aparafusados em diferentes configurações. Usando o design paramétrico, eles podem transformar esboços em desenhos técnicos e arquivos de corte que podem ser enviados para todo o mundo. O sistema foi projetado para a economia circular, de modo que todas as partes possam ser desmontadas. A U-Build compromete-se a recolher as caixas indesejadas e a reutilizá-las noutros projetos. Vale ressaltar que a U-Build fornece seus serviços e sistemas a preços reduzidos ou pro-bono para instituições de caridade e movimentos que trabalham por um futuro melhor.

Urban Beta | Alemanha

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 23 de 27
Urban Beta. Imagem © bitscapes + Urban Beta

Equipe: Anke Parson, Paul Clemens Bart, Florian Michaelis, Marvin Bratke, Isabella Luger, Verena Katzmarzyk

Urban Beta é um estúdio de inovação espacial que cria espaços inclusivos, inovadores e transformadores. O estúdio desenvolve sistemas espaciais com abordagem participativa, lidando com justiça social, planejamento preditivo, cocriação e democratização do design. Urban Beta cria espaços transformadores que crescem conosco e podem reagir aos fluxos de mudança da sociedade da informação. Seu planejamento atua na interseção de múltiplas disciplinas e transforma sonhos, visões e valores em conceitos espaciais tangíveis com narrativas à prova de futuro. Os princípios centrais do Urban Beta são baseados na inclusão social e no planejamento preditivo: eles se veem como uma interface para a inovação espacial, desenvolvendo ferramentas de planejamento preditivo e criando plataformas para processos de cocriação participativos e transições entre o físico e o digital.

vão | Brasil

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 24 de 27
vão. Imagem © Javier Agustín Rojas

Equipe: Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero, Gabriela Rochitte, Luiza Souza

vão é um escritório transdisciplinar cujo trabalho transita pelos campos da arquitetura, urbanismo e artes plásticas nas mais diversas escalas, demandas e contextos. vão se interessa pela transdisciplinaridade, fundamentando todos os seus trabalhos em bases teóricas, técnicas e experimentais ao investigar características peculiares do território de atuação que podem ser incorporadas à fundamentação do projeto.

Willow Technologies | Gana

ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023 - Imagem 25 de 27
Willow Technologies. Imagem © Selma Gurbuz

A Willow Technologies de Mae-ling Lokko visa explorar e ativar novas posições para arquitetos e designers dentro de uma estrutura de justiça generativa global. Através da identificação e transformação de diferentes formas de "valor alienado" dentro dos ciclos de vida dos materiais arquitetônicos, agrícolas e alimentares, seu trabalho explora como o design pode desempenhar um papel ativo na ampliação e no aprofundamento de 'quem' e 'o que' pode participar em nossas economias materiais. Centrada em projetos que alavancam subprodutos agrícolas, florestais e alimentares, a prática visa desenvolver plataformas de troca de conhecimento e pesquisa entre partes interessadas porém desconectadas.

O júri também destacou este ano as seguintes práticas finalistas: Domain Architects, SpActrum, Cinema Urbana, Coletivo LEVANTE, 3me arquitectura, Fabrizio Pugliese, Estudio RARE, HANGHAR, Proyector, Bona fide taller, Ivan Bravo Arquitectos, AMDL CIRCLE, CatalyticAction, DROO - Da Costa Mahindroo Architects, EVA Studio, Grand Huit coop, IVAAIU City, Kun Studio, Peter Pichler Architecture, RAD+ar, RnD_Earth (Research and Design), SAGA Space Architects, SO?, ZMX, Fria Folket. 

O júri do Novas Práticas de Arquitetura de 2023 promovido pelo ArchDaily foi composto por:

  • Hana Abdel, Curadora Sênior de Projetos
  • Romullo Baratto, Gerente Editorial do ArchDaily Brasil
  • David Basulto, Fundador e Editor Chefe do ArchDaily | Seleção Final
  • Agustina Coulleri, Curadora de Projetos
  • Fabián Dejtiar, Gerente Editorial do ArchDaily em Espanhol
  • Victor Delaqua, Editor de Conteúdo e Redes Sociais
  • Christele Harrouk, Gerente Editorial do ArchDaily.com
  • Eduardo Leite Souza, Editor Sênior de Materiais
  • Susanna Moreira, Curadora de Projetos
  • Clara Ott, Gerente de Projetos | Seleção Final
  • Paula Pintos, Curadora Sênior de Projetos
  • Han Shuangyu, Gerente Editorial do ArchDaily China
  • Dima Stouhi, Gerente de Redes Sociais
  • Nicolás Valencia, Gerente Editorial e de Dados do ArchDaily | Seleção Final

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Novas práticas. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "ArchDaily seleciona as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2023" [ArchDaily Selects the Best New Practices of 2023] 13 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993649/archdaily-seleciona-as-melhores-novas-praticas-de-arquitetura-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.