BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador

A construtora Uribe Schwartzkopf, de Quito, divulgou dois projetos residenciais na capital do Equador: IQON projetado pelo Bjarke Ingels Group, e QORNER, pela Safdie Architects. IQON será o primeiro projeto do BIG na América do Sul e o edifício mais alto de Quito, ao passo que QORNER propõe uma mistura de residências de dimensões variadas com terraços privados, atendidas por academia, spas e piscinas. Para criar uma interface vibrante com o tecido da cidade, um complexo de lojas e restaurantes ocupará o térreo dos edifícios.

BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 2 de 11BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 3 de 11BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 4 de 11BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 5 de 11BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Mais Imagens+ 6

A cidade de Quito foi definida por densos edifícios baixos, em parte devido à presença de um aeroporto no centro da cidade. Desde sua relocalização há uma década, a linha do horizonte da cidade foi liberada para crescer, ressaltando o crescente status de Quito como um centro de arquitetura contemporânea. Os dois novos edifícios refletem esta mudança. O IQON foi projetado para oferecer 55.000 metros quadrados de espaços residenciais e comerciais distribuídos em 32 pavimentos. O edifício oferece 220 residências, cinco unidades comerciais e 36 espaços de escritórios. O QORNER da Safdie Architects possui 24 pavimentos, com 92 novos moradores, com espaços comerciais e restaurantes com mais de 16.000 metros quadrados no total.

BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 8 de 11
QORNER. Imagem © Uribe Schwartzkopf

Ambos os edifícios, localizados no distrito de La Carolina, concentram-se na incorporação da vegetação em seus projetos, inspirados pela paisagem natural abundante que define a cidade de Quito e o vizinho Parque La Carolina. As varandas do edifício IQON do BIG são projetadas para abrigar uma variedade de árvores e plantas nativas. A fachada é moldada pela disposição das caixas de concreto, que também criam o canto curvo, uma característica que oferece aos moradores vistas da cidade e em direção ao vulcão Pichincha.

Projetado pela Safdie Architects, o edifício QORNER tem uma configuração escalonada que cria uma variedade de terraços de pé-direito duplo. Os terraços em cada nível são ajardinados para se assemelhar a imagem de uma "colina verde". Os espaços internos e externos permitirão que os moradores aproveitem o clima temperado de Quito durante todo o ano, abrindo vistas para a cidade e as montanhas circundantes.

BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 3 de 11
IQON. Imagem © Uribe Schwartzkopf

O edifício também responde às condições sísmicas de Quito, incorporando uma estrutura de concreto perimetral estabilizada por um núcleo robusto de concreto com paredes de cisalhamento. Esta estrutura também libera os espaços internos dos apartamentos de qualquer pilar, aumentando sua flexibilidade. Todas as unidades são dotadas de ventilação natural cruzada. O projeto também inclui comodidades para os moradores, tais como terraço e piscina na cobertura, jardins com flora natural, áreas de lazer para crianças, um spa e um centro de negócios com salas de reunião e salas de estar.

BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 9 de 11
QORNER. Imagem © Uribe Schwartzkopf

"Tentamos pegar todas as qualidades icônicas de Quito - como o prazer de viver em um dos lugares mais biodiversos do planeta, em uma cidade no equador onde as estações são perfeitas para a vida humana e vegetal - e trazer essa experiência para a dimensão vertical. IQON é toda uma comunidade vertical de casas individuais, uma extensão do Parque La Carolina que agora sobe até a cobertura". - Bjarke Ingels, Fundador e Diretor Criativo, BIG-Bjarke Ingels Group.

BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador - Imagem 5 de 11
IQON. Imagem © Uribe Schwartzkopf

Recentemente, a MVRDV também revelou seu primeiro projeto na América do Sul, o complexo residencial Hills, na frente do rio Guayas, em Guayaquil, Equador. Na capital Quito, Diez + Muller Arquitectos abriu o edifício de escritórios Novopan, um projeto para novos espaços administrativos e serviços que expande a função da planta industrial existente no local.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "BIG e Safdie Architects projetam duas torres residenciais em Quito, Equador" [BIG and Safdie Architects Unveil Two Residential Towers in the Ecuadorian Capital] 15 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993537/big-e-safdie-architects-projetam-duas-torres-residenciais-em-quito-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.