Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia

O escritório Zaha Hadid Architects apresentou às autoridades ucranianas uma proposta de masterplan para a Odesa Expo 2030, a primeira exposição universal realizada na Europa Oriental. O projeto foi concebido visando a sustentabilidade e o legado futuro. Após o evento, os pavilhões centrais deverão ser transformados no primeiro grande centro de exposições da Ucrânia, enquanto que os pavilhões nacionais deverão ser desmontados e redistribuídos como novos edifícios cívicos pelo país.

Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 2 de 10Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 3 de 10Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 4 de 10Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 5 de 10Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Mais Imagens+ 5

A Expo 2030 situa-se perto do centro da cidade, em terras anteriormente intensamente cultivadas e carentes em biodiversidade no estuário de Khadzhibey. Essa posição permite que o evento seja facilmente acessível e bem integrado à infraestrutura de transporte, comunidade e vida cultural da cidade. O evento está organizado em torno de cinco elementos, com a avenida principal conectando todas as áreas. Os pavilhões nacionais estão localizados ao sul da avenida, enquanto um novo "eco-parque" costeiro ocupa o lado norte. Serviços, logística e acomodações estão localizados em ambas as extremidades da avenida.

Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 6 de 10
ODESA EXPO 2030. Imagem © ZHA

A principal característica do projeto de Zaha Hadid Architects é a abordagem sob medida para os pavilhões nacionais. A Odesa Expo 2030 oferecerá às nações participantes a escolha de um kit de peças para construir cada pavilhão. Este sistema modular oferece aos participantes muitas opções de design, que empregarão princípios práticos, criativos e amigáveis ao visitante para garantir que cada país possa reinterpretar individualmente o tema da Expo. Uma ferramenta de configuração digital ajudará os países participantes a selecionar e conectar componentes de seu pavilhão, personalizar o design da fachada e escolher entre alguns materiais pré-selecionados para diminuir a emissão de carbono.

O sistema flexível ajudará a reduzir o custo e o tempo de construção, além de minimizar a emissão de carbono, um desafio enfrentado por muitas Expos anteriores. Após o encerramento do evento, os participantes poderão optar por transportar seus módulos para seus países de origem ou doá-los para serem remontados em toda a Ucrânia e reutilizados como jardins de infância, escolas, clínicas médicas ou espaços de trabalho para indústrias criativas e digitais. Todos os componentes são projetados para caber nos barcos que transportam mercadorias no Mar Negro, Mar de Azov e Rio Dnipro.

Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 3 de 10
ODESA EXPO 2030. Imagem © JKLab

A Odesa Expo 2030 também visa minimizar o uso de concreto usando materiais reciclados de estruturas danificadas e demolidas no sul da Ucrânia. A produção de energia renovável, como painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas, está integrada ao design dos pavilhões. Após o encerramento do evento, o terreno ao redor do novo centro de conferências e salas de exposições, medindo 80.000 metros quadrados, será devolvido à natureza com pântanos restabelecidos integrados a um novo parque ecológico costeiro próximo ao centro da cidade.

Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 10 de 10
ODESA EXPO 2030. Imagem © JKLab

Uma cidade que sempre foi multinacional e multicultural, uma cidade de diversidade com antigas conexões pelo mundo. Quando você visitar a Ucrânia e nossa Odesa em 2030, sentirá o poder e a cultura não apenas de um país e de uma cidade... sentirá o potencial de toda a humanidade. - Volodymyr Zelenskyy, Presidente da Ucrânia

Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia - Imagem 8 de 10
ODESA EXPO 2030 - painéis fotovoltaicos em todos os telhados. Imagem © NORVISKA

Embora a Ucrânia esteja atualmente em guerra, vários projetos esperam abrir caminho para a reconstrução das áreas devastadas pelo conflito. WZMH Architects desenvolveu um sistema modular pré-fabricado para salvar milhares de estruturas em toda a Ucrânia que foram parcial ou totalmente destruídas durante a guerra. Da mesma forma, os arquitetos da NOVA projetaram uma nova Prefeitura de Mariupol para ajudar a reconstruir um dos símbolos da democracia, enquanto Drozdov&Partners, juntamente com Replus Bureau e Ponomarenko Bureau, começaram a reformar abrigos para pessoas refugiadas internamente no oeste da Ucrânia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects divulga masterplan com pavilhões reutilizáveis para a Odesa Expo 2030 na Ucrânia" [Zaha Hadid Reveals Design of Masterplan with Reusable Pavilions for Odesa Expo 2030 in Ukraine] 12 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993438/zaha-hadid-architects-divulga-masterplan-com-pavilhoes-reutilizaveis-para-a-odesa-expo-2030-na-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.