Futebol, política e sociedade: uma reflexão de Juca Kfouri

A Escola da Cidade recebeu o jornalista Juca Kfouri para uma conversa sobre a relação entre sociedade, política e futebol. Juca falou da presença do futebol na sociedade e como ele é também um meio de fazer política, ressaltando que ele é um fator cultural, econômico e também de formação. Abordou também temas como os últimos acontecimentos no Pacaembu e a importância do Maracanã.

Kfouri deixou uma importante reflexão acerca de não podermos apartar o futebol da sociedade, e que devemos usá-lo como uma forma de resistência, principalmente porque nos últimos anos os estádios vem passando pelo processo de branqueamento, “estão higienizando os estádios”.  Ao falar sobre o atual cenário político brasileiro, o jornalista ressalta a contradição presente nos resultados do último dia 02 de outubro, Juca diz:

Como as coisas são difusas e como elas estão relacionadas diretamente ao sistema educacional brasileiro. Como a perversa elite brasileira faz questão de deixar os excluídos longe da educação. É óbvio, porque há uma maneira que você tem de dominar a sociedade é exatamente a deixando aleijada de qualquer conceito de cidadania. E aí eu volto ao país do futebol. Que é uma outra contradição brasileira. O Brasil nunca foi o país do futebol, nunca, o Brasil foi durante quase meio século o país do melhor futebol do mundo, que é diferente de ser o país do futebol. [...] O que fizeram do Pacaembu, vocês estão vendo o que fizeram dele, para dar a medida de como não se cultua a memória do Brasil. O que se fez no Maracanã [...]. É impressionante o que se fez com a memória do futebol do Brasil, o que dá a medida do quanto nós somos incapazes de preservar aquilo que a gente tem de mais caro até quando se diz respeito ao futebol. E é aí que eu digo que essa mistura do futebol e da política tem tudo haver com forma de resistência. — Juca Kfouri

Juca Kfouri, jornalista esportivo brasileiro, cursou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Trabalhou na Editora Abril, foi diretor na na Revista Placar, comentarista esportivo em diversas redes de televisão, além de colunista de futebol nos principais jornais e mídias digitais do país.

Sobre este autor
Cita: Bruna Bonfim. "Futebol, política e sociedade: uma reflexão de Juca Kfouri" 14 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992896/futebol-politica-e-sociedade-uma-reflexao-de-juca-kfouri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.