Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia

O consórcio Foster + Partners e Buro Happold foi anunciado como vencedor do concurso para projetar o novo aeroporto CPK, situado entre Varsóvia e Łódź, na Polônia. O projeto é concebido como um complexo intermodal de transporte do século XXI, reunindo transporte aéreo, ferroviário e rodoviário. O projeto busca um equilíbrio entre eficiência operacional, responsabilidade ambiental e uma expressão simbólica que reflita a identidade nacional do país. Inicialmente, o aeroporto atenderá até 40 milhões de passageiros, mas está planejado para se expandir facilmente para atingir a meta de 65 milhões de passageiros em 2060.

Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 2 de 7Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 3 de 7Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 4 de 7Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 5 de 7Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Mais Imagens+ 2

Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 2 de 7
Cortesia de Foster + Partners

Acreditamos que este projeto revolucionará completamente as viagens pelo país e além dele. A visão da forma arquitetônica tecida é expressa de forma deliberada e forte. Ela poderia moldar o edifício e guiar os passageiros por seus espaços, servindo também como uma poderosa referência simbólica à rica herança cultural da Polônia e à união de seu povo. - Grant Brooker, Chefe de Estúdio, Foster + Partners

Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 5 de 7
Cortesia de Foster + Partners

O projeto do aeroporto CPK está centrado em torno de uma grande praça de intercâmbio animada pela vegetação e pela abundante luz natural. A praça cria uma conexão entre os principais meios de transporte: aéreo, ferroviário e rodoviário. Atuando como um ponto focal no esquema organizacional, este espaço cria conexões eficientes e fáceis de circular, incentivando assim os passageiros a optarem por meios de transporte sustentáveis.

O teto abobadado acima da praça intuitivamente direciona os passageiros da praça para a aeronave. Este conceito é centrado na experiência do passageiro, com o objetivo de criar um ambiente acessível e inclusivo. O layout é funcional e flexível devido às mudanças mínimas de nível, permitindo um fluxo de passageiros sem interrupções e transferências otimizadas. As conexões visuais com a paisagem ao redor também auxiliam na orientação. O projeto do aeroporto também é otimizado para modularização e pré-fabricação, permitindo assim que o centro de transporte se adapte às necessidades operacionais em constante mudança.

Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 4 de 7
Cortesia de Foster + Partners

Outro aeroporto projetado pela Foster + Partners está atualmente em construção na Arábia Saudita. O Aeroporto Internacional do Mar Vermelho é parte do Red Sea Project e do desenvolvimento do turismo. O projeto foi inspirado nas "cores e texturas da paisagem desértica" e contará com uma série de cinco estruturas de cápsulas dispostas radialmente em torno de um espaço central de entrega e coleta. O Buro Happold também colaborou com BIG e HOK para projetar o Aeroporto Global de Zurique, e com a OMA para criar o projeto para o Al Daayan Health District em Doha, Catar.

Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia - Imagem 7 de 7
Cortesia de Foster + Partners

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Foster + Partners vence concurso para projetar o Aeroporto CPK na Polônia" [Foster + Partners’ Woven Design Wins the Competition for the CPK Airport in Poland] 28 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992557/foster-plus-partners-vence-concurso-para-projetar-o-aeroporto-cpk-na-polonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.