Novos mundos, inteligência artificial e ecologia: uma história sobre telhados, aeronaves, robôs e infláveis

Hoje em dia, arquitetos e designers estão cada vez mais conscientes da responsabilidade que têm em liderar a construção do ambiente virtual. Mas como ele é projetado, como é construído, e qual é o grau possível de experimentação desse espaço?

Discovery: a story about rooftops, airships, robots, and inflatables é uma exposição recentemente inaugurada na galeria SCI-Arc que aborda justamente este tema. Projetado por Damjan Jovanovic e Lidija Kljakovic, fundadores do lifeforms.io - um estúdio de criação de videogames com sede em Los Angeles, Califórnia -, apresenta uma exploração a respeito da criação de mundos, da inteligência artificial e da ecologia.

Novos mundos, inteligência artificial e ecologia: uma história sobre telhados, aeronaves, robôs e infláveis - Imagem 2 de 11
Discovery por lifeforms.io. Image Cortesía de Damjan Jovanovic

A exposição é baseada em um videogame ecológico e uma simulação de um futuro próximo para o centro de Los Angeles. Ela nasce a partir das observações de uma cultura urbana emergente, com novos jardins e estilos de vida alternativos, que se originaram durante os confinamentos da pandemia da Covid-19.

Imaginamos uma nova comunidade urbana no ar, capaz de produzir sua própria energia, cultivar sua própria comida, purificar o carbono e inventar novas formas de expressão artística, oferecendo uma imagem de esperança. - Jovanovic, no texto oficial da exposição.

Novos mundos, inteligência artificial e ecologia: uma história sobre telhados, aeronaves, robôs e infláveis - Imagem 5 de 11
Discovery por lifeforms.io. Image Cortesía de Damjan Jovanovic
Novos mundos, inteligência artificial e ecologia: uma história sobre telhados, aeronaves, robôs e infláveis - Imagem 3 de 11
Discovery por lifeforms.io. Image Cortesía de Damjan Jovanovic

A narrativa da exposição também conta a história de "The Airborne Collective", um grupo de hackers que procuram criar um ecossistema próspero e promover o otimismo diante da ameaça ecológica que se aproxima. 

No dia 18 de novembro às 18:00 (UTC -8) acontecerá uma conversa entre Damjan Jovanovic e John Cooper como parte da exposição Discovery. Você pode assistir a esta transmissão ao vivo no Vimeo. A instalação funcionará até 18 de dezembro de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Novos mundos, inteligência artificial e ecologia: uma história sobre telhados, aeronaves, robôs e infláveis" [Nuevos mundos, inteligencia artificial y ecología: Una historia sobre tejados, aeronaves, robots e inflables] 18 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992372/novos-mundos-inteligencia-artificial-e-ecologia-uma-historia-sobre-telhados-aeronaves-robos-e-inflaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.