Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção

Cidades estão repletas de entulhos e a necessidade de reutilizar os recursos existentes tornou-se fundamental para combater o aumento da produção de resíduos. Mais de um terço de todos os resíduos gerados na União Europeia vêm da construção e demolição, contendo diferentes materiais como vidro, concreto, tijolos e cerâmicas. A dúvida que fica é sobre como gerenciar essa quantidade impressionante de produção de resíduos da construção. De acordo com a lei espanhola sobre resíduos e solos contaminados, resíduos de concreto e cerâmica sem processamento considerável podem ser reutilizados na construção. Ao combiná-los com tecnologia, pode-se criar soluções inovadoras que contribuem para minimizar o impacto ambiental.

Entre as novas estratégias propostas para produção de materiais renováveis, Loop Disseny se destaca como um projeto de arquitetura desenvolvido pelo Instituto de Inovação Empresarial das Ilhas Baleares. Promovendo a implementação da economia circular do design como um elemento estratégico, se concentra em reutilizar os materiais existentes e transformá-los em recursos para a criação de novos produtos. Dessa forma, Loop agrega valor aos materiais locais e resíduos sólidos gerados pela indústria ou pela própria cidade, sem criar resíduos extras. Através da implementação de quatro princípios -circularidade, reutilização, transformação e proximidade- o projeto visa criar estratégias sustentáveis para uma economia circular, onde o design é incorporado em seu desenvolvimento inicial.

Dentro desse processo de redefinição e criação de produtos que se misturam ao ambiente circundante, Loop aceitou o desafio de desenvolver um novo material com base na combinação de cerâmica pré-existente da empresa ‘Ladrillerias Mallorquinas’: a argamassa higroscópica. O processo unifica a cerâmica de resíduos e a pedra reciclada com cimento natural de baixo impacto que cria um material higroscópico, capaz de atrair e manter água do ambiente.

Sustentabilidade: incorporando materiais locais reutilizados

Os primeiros passos do projeto visavam entender a posição da ilha em relação a questões ambientais. De acordo com Pau de Vilchez Moragues (UIB), o aumento exponencial no consumo de combustíveis fósseis está intimamente ligado à maneira como entendemos a economia e os processos de fabricação. Isso implica, em meio a outras coisas, repensar nosso sistema de produção.

Com isso em mente, propõe-se uma segunda vida aos resíduos criados a partir das 250.000 toneladas anuais de material produzido por 'Ladrilleias Mallorquinas'. Com o objetivo de uma economia circular - estendendo a vida do produto - e respeitando o conceito de 'materiais 0 km', todos os materiais utilizados estão disponíveis localmente em Mallorca. Ao incentivar o uso de produtos locais, a abordagem de arquitetura de 0 km incorpora soluções sustentáveis que reduzem a necessidade de transporte e estão ligadas à identidade da ilha.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 3 de 21
Courtesy of Loop Disseny

Como a nova argamassa é composta por uma alta porcentagem de materiais de pedra com uma pegada de carbono de quase zero, juntamente com os outros produtos cerâmicos reutilizados sem processamento adicional, a pegada geral do carbono do material tem um baixo impacto no meio ambiente.

"Existe um conceito dentro da mineração urbana que analisa as cidades construídas como pedreiras de novos materiais." - Guillem Aloy Bibiloni, Arquiteto

Processo de fabricação: promovendo soluções multidisciplinares

Antes de selecionar a cerâmica como material principal, um processo multidisciplinar - integrado por arquitetos, designers, pesquisadores e áreas comerciais - analisou a produção de resíduos do setor, diferenciando os diversos produtos nela e seu potencial. O projeto escolheu um produto que seguiu a identidade da ilha: 'Boveda Mallorquina'. Depois de separar o produto selecionado do restante dos resíduos, uma nova vida foi dada ao produto, que tinha uma estética espontânea e quente, adaptável a estilos diferentes. Para atingir o objetivo do produto final, o processo estudou a relação entre cerâmica e materiais de pedra como agregados compatíveis e cimento natural como uma argamassa de baixo impacto.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 4 de 21
Courtesy of Loop Disseny
Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 5 de 21
Courtesy of Loop Disseny

LOOP é uma palavra que se refere a um processo, sistema ou estrutura circular que termina onde começa e vice-versa.

Composição do material: cimento branco e cerâmica

A argamassa higroscópica é composta por 85% de cerâmica triturada reutilizada com pedra reciclada e 15% de cimento branco estabilizado como um aglutinante de baixo impacto. Devido à sua condição higroscópica, o produto obtido funciona como filtro de água e regula a umidade do ambiente.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 7 de 21
Courtesy of Loop Disseny
Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 8 de 21
Courtesy of Loop Disseny
Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 9 de 21
Courtesy of Loop Disseny

Ao repensar a interação com os recursos naturais - e seus limites - é essencial usar o que já temos. - Pau de Vilchez Moragues, analista jurídico da Iniciativa de Litígios de Mudança Climática

O resultado: um material e infinitas possibilidades

O processo produziu um agregado caracterizado por suas altas propriedades higroscópicas, com uma resistência adaptável a diferentes tipos de usos, como construção e reformas.

À medida que o uso de cerâmica limita o desempenho estrutural das pedras de pavimentação para tráfego e cargas pesadas, o projeto decidiu se concentrar na pavimentação de caminhos de pedestres, ciclovias, estradas não motorizadas e áreas verdes, como uma opção alternativa ao asfalto nas cidades. De acordo com Loop, suas propriedades higroscópicas e drenantes permitem que a água se infiltre naturalmente no solo ou seja capturada e retida em camadas inferiores para a reutilização subsequente ou a drenagem controlada, estabelecendo uma relação com o ambiente natural.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 10 de 21
Courtesy of Loop Disseny
Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 11 de 21
Courtesy of Loop Disseny

O processo de design elaborou três unidades das quais cada projeto futuro pode organizar um número infinito de possibilidades. De acordo com o estilo do projeto, arquitetos e designers podem brincar com padrões abstratos e organizados, todos provenientes de apenas três unidades materiais.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 14 de 21
Courtesy of Loop Disseny
Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 18 de 21
Courtesy of Loop Disseny

De três unidades, você pode criar um número infinito de soluções. - Cristina Santandreu, Instituto de Inovação Empresarial das Ilhas Baleares

Equipe e colaboração

Como uma iniciativa do Instituto de Inovação Empresarial das Ilhas Baleares (IDI), o Projeto Loop cria argamassa higroscópica como parte de sua nova geração de produtos que incentivam o uso de soluções materiais sustentáveis e inovadoras.

Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção - Imagem 19 de 21
Courtesy of Loop Disseny

A pesquisa sobre o uso de resíduos locais de origem inorgânica é uma colaboração com as construções arquitetônicas e o grupo de pesquisa de engenharia de edifícios (UIB/FUEIB). A pesquisa e o desenvolvimento industrial também foram uma colaboração com 'Pavimentos lloseta', enquanto as matérias -primas foram obtidas de 'Ladrilleias Mallorquinas' e 'Pavimentos lloseta'.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Arquitetos espanhóis criam argamassa que absorve umidade a partir de resíduos da construção" [Spanish Architects Create Moisture-Absorbing Mortar from Construction Waste] 04 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992290/arquitetos-espanhois-criam-argamassa-que-absorve-umidade-a-partir-de-residuos-da-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.