A crise dos substantivos: definindo um arquiteto

A maioria dos arquitetos pode se identificar com a sensação de estar mergulhado em uma profunda devoção à arquitetura. O que começa como uma carreira dos sonhos se torna um pesadelo para muitos. Depois de uma formação rigorosa, a experiência de uma carreira tumultuada pode desanimar os profissionais. Postagens no Twitter e no LinkedIn têm debatido amplamente as longas horas de trabalho e os salários díspares, com poucas soluções. Os arquitetos estão constantemente em guerra entre profissão e paixão, uma sobreposição de amor e desespero. Talvez, na raiz desses problemas esteja a definição coloquial do substantivo ‘arquiteto’.

A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 2 de 5A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 3 de 5A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 4 de 5A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 5 de 5A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Mais Imagens

“A arquitetura é uma forma de trabalho que se disfarça de trabalho por amor”, escreve o estúdio de arquitetura Adjustments Agency. A declaração reflete cruamente a realidade da vida profissional de um arquiteto. Comportamento não profissional, anúncios de emprego escritos desonestamente e a percepção de que uma carreira em arquitetura exige um grau alarmante de sacrifício – essas são as experiências que caracterizam muitas carreiras de nível básico e médio em arquitetura. São as experiências que decepcionam profissionais talentosos buscando mudanças.

Os graduados em Harvard, Jake Rudin e Erin Pellegrino, encontraram-se em uma posição semelhante há muitos anos. Após navegar por carreiras de sucesso, eles logo se interessaram em explorar o valor de suas habilidades fora da profissão de arquiteto. A dupla descobriu que seu conhecimento a tornava inestimável em várias funções e iniciou a empresa de consultoria de carreira Out of Architecture. Compartilhando o mesmo título, seu livro ilustra a ideia da “crise do substantivo” e elabora maneiras pelas quais os arquitetos podem alavancar sua educação em arquitetura.

A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 2 de 5
Cortesia de WRNS Studio

A crise do substantivo

A escola de arquitetura e a profissão atraem uma vasta gama de indivíduos multidisciplinares, autodidatas e curiosos. Através de sua educação e experiência na indústria, esses profissionais multi-talentosos são canalizados para meios e métodos tradicionais de prática arquitetônica. Eles são marcados pelo substantivo 'arquiteto', uma palavra que pode ter apenas um significado - um designer de edifícios.

Como em qualquer empreendimento artístico, a educação arquitetônica testemunha os alunos mais apaixonados, enfrentando longas noites e fadiga física e mental para trabalhar em um projeto que amam. Depois de muitos anos de escolaridade e prática, arquitetos dedicados estão vinculados à sua identidade e profissão. Eles podem ser incapazes de ver usos alternativos para suas habilidades, ou sentir que estão em dívida com as horas que dedicaram ao seu “chamado”.

Muitos arquitetos preferem ter um foco especializado em suas carreiras, como análise de sustentabilidade, tecnologia de design ou visualização 3D. Os escritórios de arquitetura e os requisitos de licenciamento continuam forçando esses especialistas a um único 'substantivo', exigindo que eles atendam a um conjunto estrito de qualidades. Em vez de deixar que suas habilidades e conhecimentos determinados definam seu trabalho, os profissionais especializados são homogeneizados no local de trabalho com o substantivo “arquiteto”.

Os arquitetos parecem sujeitos a uma linhagem singular quando sua educação em arquitetura os equipa para várias opções de carreira, desde desenvolvimento tecnológico até design de moda e consultoria corporativa. A crise do substantivo resulta da identificação com uma regra tácita do que um arquiteto deve ser. Ela surge do fato de que os arquitetos nunca são ensinados sobre os outros “substantivos” pelos quais eles poderiam se definir.

O título ‘arquiteto’ vem com certas limitações, igualmente definidas pela indústria e pela profissão. Existe uma expectativa convencional do que os arquitetos podem e devem fazer. Os requisitos legais em torno do licenciamento e certificação profissional, que visam proteger o comércio, apenas solidificam a definição rígida do que um arquiteto parece ser capaz. “É difícil divorciar essa associação com o que um arquiteto faz que vai além dessas responsabilidades”, menciona David Zhai, Diretor Global de Arquitetura da WeWork.

“A crise do substantivo é uma questão existencial tanto para a profissão quanto para o indivíduo”, compartilha Pellegrino. Ao longo dos anos, os arquitetos perderam atuação no ambiente construído por meio de estruturas modificadas de contratos de projeto. Uma maneira de recuperar essa atuação é reconhecer que as habilidades de um arquiteto no passado e hoje são diferentes.

A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 4 de 5
© Daniel McCullough

Definindo um arquiteto

A flexibilidade na maneira de pensar de um arquiteto é menos reconhecida, mas não menos valiosa. Com um conjunto de habilidades incrivelmente versátil que se traduz bem em qualquer domínio, esses pensadores críticos são capazes de resolver vários problemas humanos. Os arquitetos são incrivelmente bons em olhar para uma situação e problematizá-la. Seu processo de projeto está enraizado no aprendizado e reaprendizagem - seja sobre um terreno, um cliente, um local, materiais ou até mesmo a gravidade. Esse talento para a resolução de problemas pode ser aplicado a muitos contextos fora do ambiente construído. Os edifícios não precisam estar na definição de um arquiteto.

Em um mundo onde as palavras de ordem “inovação” e “disrupção” são o que a sociedade mais recompensa, os arquitetos são treinados a identificar problemas e criar estratégias para soluções que melhor se adaptem ao contexto. Os arquitetos como um todo têm habilidades técnicas e criativas muito fortes. Empatia, habilidades de apresentação e comunicação, pensamento sistemático e análise visual são algumas de suas qualidades profissionais transferíveis. O processo de pensamento com o qual os arquitetos estão arraigados os torna candidatos adequados para muitas posições fora da arquitetura com "A" maiúsculo.

A crise dos substantivos: definindo um arquiteto - Imagem 3 de 5
© Harvard GSD

Ao invés de reinventar o substantivo ‘arquiteto’, uma mudança na percepção em torno de suas associações pode abrir novos caminhos para a prática dessa expertise, seja em relação ao ambiente construído ou não. Ver os talentos de um arquiteto através da lente da interdisciplinaridade abre oportunidades. Um profissional pode usar uma abordagem de projeto variada em seu papel tradicional para se diferenciar e produzir um trabalho inovador. Alternativamente, eles podem cruzar disciplinas com tarefas semelhantes para redescobrir significado e valor em suas carreiras.

Erin e Jake incentivam seus clientes a tratar sua carreira como um problema de projeto, dando-lhes a primeira oportunidade de recontextualizar suas capacidades adquiridas. “Os arquitetos são solucionadores de problemas e aprendizes do mais alto grau”, exclama Rudin. “Eles não são apenas solucionadores de problemas, mas são buscadores de problemas”, Erin segue, “acho que isso vem de uma posição moldada como idealista, querendo mudar o mundo para torná-lo melhor”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "A crise dos substantivos: definindo um arquiteto" [The Noun Crisis: Defining an Architect ] 26 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991915/a-crise-dos-substantivos-definindo-um-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.