Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille

O Museu de História Natural de Lille, na França, passará por uma transformação arquitetônica significativa para seu 200º aniversário. Snøhetta, selecionado para restaurar e modernizar o complexo, com uma equipe transdisciplinar com a cenógrafa Adeline Rispal e os arquitetos paisagistas da Taktyk, idealiza uma revitalização que apoiará a ambição da cidade de combinar a renovação urbana com a preservação da arquitetura histórica da cidade. Prevista para ser concluída em 2025, com um total de 7.500 m², a restauração acomodará áreas de exposição flexíveis, amplas áreas de armazenamento e jardins.

Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 4 de 7
Cortesia de Snøhetta

Localizado na região histórica da Flandres, o museu é vizinho da Universidade de Lille, fundada em 1559, e de edifícios neoclássicos datados do século XIX. Para acolher novas instituições universitárias e habitações urbanas, a cidade está passando por uma transformação significativa em conjunto com a reforma do Museu de História Natural para comemorar seu segundo século. Portanto, o projeto de Snohetta visa melhorar ainda mais a posição de destaque da instituição, tornando o conhecimento mais acessível, ao mesmo tempo, que combina a preservação do patrimônio e uma expografia de primeira classe.

Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 2 de 7
Cortesia de Snøhetta

O projeto tem dois objetivos principais, integrar o edifício existente ao seu contexto urbano e restaurar a coerência e identidade geral do edifício. A ampliação percorrerá todas as três seções do edifício, conectando os espaços de exposição a novos jardins temáticos nos pátios do Museu. As novas galerias funcionarão como uma caixa de ferramentas para que as equipes do Museu montem várias mostras, oferecendo aos visitantes uma experiência em constante mudança. Projetadas em colaboração com a renomada designer de exposições Adeline Rispal, as salas serão flexíveis e adaptadas a novos métodos de exposição, associando transversalmente a uma abordagem holística da ciência. O programa de arquitetura inclui ainda novas áreas dedicadas às crianças para proporcionar uma experiência de visitação ao futuro Museu.

Snøhetta, com os parceiros de projeto Quadriplus, Taktyk e VPEAS, desenvolveu um projeto ambicioso do ponto de vista ambiental e patrimonial em vários níveis. O exterior do edifício implementará um isolamento e vedação de alto desempenho, integrando equipamentos de ventilação com economia de energia e resfriamento passivo. Em paralelo, o aspecto exterior é uma reinterpretação contemporânea dos edifícios tradicionais da cidade, com uma fachada revestida de tijolos e o interior suave e confortável com acabamentos em madeira.

Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 3 de 7
Cortesia de Snøhetta

Materiais de origem biológica e reciclados são explorados para reduzir ainda mais o impacto de carbono do projeto, por exemplo, recuperando os tijolos da demolição das extensões atuais. Jardins arborizados nos dois pátios do Museu criarão ilhas resfriadas no coração do edifício, permitindo que a água da chuva penetre no solo e possibilitando a instalação da flora e fauna no ambiente urbano. 

Snøhetta também revelou o projeto de uma torre de uso misto no distrito de Shibuya, em Tóquio, e está trabalhando na transformação do porto de Sidney. O porto acomodará um edifício residencial de 42 pavimentos, com 13.500 m² de espaços públicos e mais de 240 metros de uma fachada em frente ao mar.

Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 5 de 7
Cortesia de Snøhetta
Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 7 de 7
Cortesia de Snøhetta
Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille - Imagem 6 de 7
Cortesia de Snøhetta

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Snøhetta projeta renovação do Museu Francês de História Natural de Lille" [Snøhetta Renovates the French Natural History Museum Of Lille] 03 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991468/snohetta-projeta-renovacao-do-museu-frances-de-historia-natural-de-lille> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.