Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura

Ao organizar os elementos, materiais e cores de um layout arquitetônico, os arquitetos podem guiar com sucesso os usuários através de uma sala e seus diferentes espaços, criando um fluxo intuitivo e adequado para aqueles que a habitam. Ao explorar estratégias inovadoras para criar novas maneiras de organizar um espaço, a arquitetura pode usar a cor para intensificar certos aspectos de um projeto. O uso da cor em um projeto de arquitetura combina diferentes fatores além das preferências estéticas, afetando também as emoções e o comportamento do usuário. Antes de iniciar a seleção de cores, o processo de design implica certa tomada de decisão, como quais elementos arquitetônicos devem ser destacados, se houver uma zonificação ou divisão de espaços dentro do uso de cores, a criação de pontos focais e a consideração de como cada cor está associada a um determinado humor.

Através de cinco projetos de arquitetura, o artigo a seguir analisa como a cor é aplicada como uma estratégia de design para definir espaços através de três categorias: estrutura, elementos e objetos e definição de espaços.

'Incluir a cor em certos lugares tem o grande valor de fazer os contornos e os planos estruturais parecem mais enérgicos' - Antoni Gaudi

Estrutura

Embora nem sempre sejam claramente identificáveis, destacar elementos estruturais pode agregar valor ao projeto arquitetônico. Estruturas autoportantes, concreto armado, aço estrutural, estruturas tracionadas ou uma combinação delas são reconhecidas como estruturas básicas na arquitetura. Dentro da estrutura arquitetônica, existem componentes primários que sustentam sua capacidade de carga, como fundações, pisos, paredes, vigas ou pilares. Ao adicionar cores a certos componentes, os layouts arquitetônicos podem transformar a estrutura em um componente estético.

Estendendo a cor através de uma estrutura de pé-direito duplo

Em contraste com a paleta de cores claras usada para os pisos, tetos e móveis, a 'Blue House' destaca a presença de vigas, pilares, molduras e escadas com o uso de uma cor diferente. Associado a espaços frios e seguros, a escolha do azul para a estrutura arquitetônica cria uma sensação de estabilidade através dos olhos do usuário.

Com o objetivo de criar um espaço amplo, limpo e integrado, o layout do projeto é sustentado por uma estrutura de aço azul e lajes pré-moldadas. O design brinca com as colunas e vigas, onde sua cor azul aparece e desaparece dentro das paredes. Pendurada na estrutura superior, as escadas coloridas cumprem duas funções: um elemento visual atraente e uma conexão funcional entre as áreas. Embora a casa combine a coleta de parede com o aço estrutural, a aplicação de cores ao último destaca sua hierarquia estrutural.

Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 2 de 16
Blue House / Bruno Levy. Image © Manuel Sá
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 3 de 16
Blue House / Bruno Levy. Image © Manuel Sá
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 4 de 16
Blue House / Bruno Levy. Image © Manuel Sá

Mantendo elementos estruturais em verde

Dentro de um projeto de renovação de uma casa de 1971, a estratégia arquitetônica teve como objetivo adicionar ventilação e luz natural aos espaços de convivência. Ao demolir paredes internas, 'Gama House' criou um ambiente integrado, cercado por uma nova estrutura verde, que não apenas suporta o segundo pavimento do edifício, mas adiciona cor ao espaço, mantendo um layout simples.

A seleção do verde pastel para diferenciar a porta de entrada, escadas, pilares e estrutura de enquadramento do piso cria uma experiência suave e relaxante para o usuário. Mantendo um interior decorativo minimalista, a estratégia material é reproduzida com uma combinação de madeira e porcelanato para o piso, tijolos aparentes e concreto para as paredes e aço verde para a estrutura, que é caracterizada como o principal elemento decorativo.

Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 5 de 16
Gama House / Studio ArquitectUras. Image © Julia Novoa
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 6 de 16
Gama House / Studio ArquitectUras. Image © Julia Novoa
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 7 de 16
Gama House / Studio ArquitectUras. Image © Julia Novoa

Elementos e Objetos 

Ao projetar layouts de arquitetura, há elementos diferentes que podem ajudar a definir um espaço. As possibilidades de como organizar elementos são infinitas, mas como pode integrar sua presença na arquitetura? As cores podem ser uma maneira eficaz de destacar ou reprimir certos elementos em um espaço.

Enquadramento Azul

A reforma de uma pequena casa do final dos anos 90 transformou um espaço abandonado em um retiro de fim de semana e férias fora da cidade. Alinhado à serenidade de viver nas vistas expansivas do ambiente rural, o tom escolhido de azul procura enfatizar a calma enquanto permanece divertido. Portas, quadros de janela e estrutura da varanda são destacados pela presença do Azul França’, uma cor forte que segue a tonalidade da tinta usada anteriormente nos portões e cercas da fazenda. Como tal, os azulejos brancos e azuis aprimoram como as memórias de cores guiam a estratégia de design da reforma.

O layout mantém a mesma paleta de cor e material em todo o interior e exterior da casa, usando concreto cinza texturizado para os pisos, paredes de concreto branco, objetos de madeira natural e azul para distinguir elementos e objetos específicos. A aplicação de cor a certos elementos, como molduras de janela, permite que a casa aproveite sua localização - criada no ponto mais alto do terreno - e guie as vistas sobre a paisagem, com a varanda como uma extensão da principal área social da casa da casa .

Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 8 de 16
Serrana House / Studio Coplanar. Image © Júlia Totóli
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 9 de 16
Serrana House / Studio Coplanar. Image © Júlia Totóli
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 10 de 16
Serrana House / Studio Coplanar. Image © Júlia Totóli

Liberando as cores na vizinhança

Para atender às necessidades dos novos habitantes, a reforma de uma casa em uma área residencial de alta densidade seguiu o design de um espaço íntimo localizado dentro de um contexto abarrotado. Assim, 'Nhaso 27 House' segue uma estratégia de cores que mantém cores simples e mais claras por dentro e deixa um vermelho brilhante para os elementos arquitetônicos externos, revigorando a fachada e, consequentemente, a vizinhança

O volume de concreto branco brinca com toques de vermelho nas escadas de aço, trilhos e portas para chamar a atenção das pessoas. Como tal, o layout externo traz apenas três cores à brincadeira: branco para o volume de concreto, o verde da vegetação e o vermelho para distinguir certos elementos. Durante o processo de renovação, a cor vermelha foi um dos fatores escolhidos para permanecer intacto, mantendo a decisão do layout inicial.

Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 11 de 16
Nhaso 27 House / dmarchitects. Image © Paul Phan
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 12 de 16
Nhaso 27 House / dmarchitects. Image © Paul Phan
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 13 de 16
Nhaso 27 House / dmarchitects. Image © Paul Phan

Definição de Espaços

Escolher a cor certa pode transformar o vazio em um espaço atraente. Dependendo da cor selecionada - que responde ao tipo de uso do projeto - a arquitetura pode criar espaços calmantes, luminosos ou alegres, entre outros, construindo diferentes cenários que influenciam a percepção do espaço.

Uma pitada de amarelo

Community Arts Laboratory (CO*LAB) destaca o tecido do edifício existente através da introdução de traços amarelos brilhantes - em várias formas - em toda a cozinha, teatro, oficinas e estúdios. Juntamente com a zonificação de espaços - criando mais de uma área na mesma sala - o amarelo é usado para distinguir elementos das paredes e pisos principalmente em preto e branco do edifício. A abordagem do projeto para o uso de cores e iluminação visa irradiar sua energia para a vida das ruas do bairro.

O espaço da galeria é reproduzido com a implementação de painéis de policarbonato e a luz difusa recebida pelas grandes portas de vidro que se conectam com ao exterior. Enfrentando a rua, a materialidade variada da fachada combina elementos existentes com um amarelo brilhante que chama a atenção para os novos elementos arquitetônicos. No interior, o design de um corredor "amarelo" demonstra como a cor transforma um espaço vazio em uma nova atmosfera que evoca alegria. Nas palavras de Pablo Picasso, "cores, como recursos, seguem as mudanças das emoções".

Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 14 de 16
CO*LAB Gallery / RPK Architects . Image © Adam Borman
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 15 de 16
CO*LAB Gallery / RPK Architects . Image © Adam Borman
Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura - Imagem 16 de 16
CO*LAB Gallery / RPK Architects . Image © Adam Borman

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Como usar a cor para acentuar os projetos de arquitetura" [How to Use Color to Accentuate Architectural Designs] 12 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991229/como-usar-a-cor-para-acentuar-os-projetos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.