Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura"

Para tornar nosso mundo um lugar melhor, todos devem ter uma ideia de como a arquitetura funciona e no que ela pode impactar.

Pensando em como compartilhar histórias empoderadoras sobre mulheres que estão causando impacto no ambiente construído por meio da arquitetura, fizemos parceria com o cineasta Boris Noir que desenvolveu o argumento para o documentário Women in Architecture. O projeto foi realizado pela Sky-Frame e busca lançar luz sobre o papel das mulheres na arquitetura, aumentando a visibilidade dessas personagens.

Entramos em contato com Toshiko Mori, Gabriela Carrillo, e Johanna Meyer-Grohbrügge, três arquitetas de três países diferentes, em diferentes estágios de suas carreiras, mas com muito em comum: profissionais reconhecidas, com paixão pela educação, trabalho com comunidades e sensibilidade para as necessidades da sociedade e do ambiente construído.

As protagonistas compartilharam conosco seus pontos de vista sobre uma série de tópicos fundamentais, como suas perspectivas sobre ser mulher em uma indústria liderada por homens, como equilibrar trabalho e vida pessoal e os desafios cotidianos que as mulheres vivenciam na profissão. Seu entusiasmo oferece um espaço para reflexão e inspiração.

Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 2 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 3 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 4 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 5 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário Mulheres na Arquitetura - Mais Imagens+ 8

Por que um filme? Boris diz que “a arquitetura é muito emocional, muito vibrante, tanto no processo de sua criação quanto na sua expressão final. O maior desafio é capturar essas emoções de algo imóvel em um filme, de modo a fazê-las afetar o espectador. A ideia era mostrar a vida real das arquitetas. Quem são as pessoas por trás dos projetos finalizados? Como elas vivem? O que as leva a fazer arquitetura, como elas se inspiram? Em nosso filme Women in Architecture, o espectador é conduzido por uma viagem de vinte minutos passando por três metrópoles mundiais muito diferentes e tem a oportunidade de ver de perto a vida de nossas protagonistas. A arquitetura, que desempenha um papel secundário em nosso filme, tem um efeito completamente diferente”.

Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 6 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 7 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 8 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 9 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário Mulheres na Arquitetura - Mais Imagens+ 8

Nos Estados Unidos, México e Alemanha, as protagonistas nos abriram uma janela para suas vidas pessoais e profissionais, compartilhando o que as inspira, o que as motiva, como trabalham, como colaboram, como compartilham e retribuem, como veem e entendem o mundo, o que a arquitetura significa para elas. “Apesar de todas as diferenças culturais e profissionais, nossas três protagonistas são muito parecidas. Elas estão unidas pela paixão por seu trabalho, pela energia singular que apresentam e por uma humanidade evidente. Todas as três contribuíram enormemente para este projeto muito especial”, acrescentou Boris.

Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 10 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 11 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 12 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura" - Imagem 13 de 13Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário Mulheres na Arquitetura - Mais Imagens+ 8

Das vibrantes ruas de Nova York, à riqueza cultural da Cidade do México e ao dinamismo de Berlim, tivemos a oportunidade de visitar alguns de seus projetos e conversar com clientes e usuários que testemunham o impacto de seus trabalhos.

Agradecemos especialmente Toshiko Mori, Gabriela Carrillo eJohanna Meyer-Grohbrügge, por inspirar e por serem um modelo para quem está estudando arquitetura ou iniciando sua carreira profissional.

Até o fim do mês de outubro, compartilharemos mais informações sobre as carreiras e projetos de cada uma das três arquitetas.


Remind me about the online premiere of "Women in Architecture"


O documentário será exibido online no ArchDaily no dia 3 de novembro às 18h (horário de Brasília). Digite seu e-mail para receber uma notificação com link para o filme.

A Sky-Frame procura assumir diferentes perspectivas e pontos de vista. Estamos interessados em pessoas e suas visões, seja na arquitetura ou em um contexto social. Buscamos criar espaços vividos e, ao fazê-lo, também questionamos o papel das mulheres na arquitetura. Das artes às ciências, as mulheres moldam nossa sociedade. Queremos lançar mais luz sobre esse papel, aumentar a visibilidade das mulheres na arquitetura e, de alguma forma, humildemente, contribuir com esta importante discussão.

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "Tokisho Mori, Gabriela Carrillo e Johanna Meyer-Grohbrügge protagonizam o documentário "Mulheres na Arquitetura"" [Announcing "Women in Architecture" Documentary] 21 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990913/tokisho-mori-gabriela-carrillo-e-johanna-meyer-grohbrugge-protagonizam-o-documentario-mulheres-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.