Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã

A Brink Tower, de autoria do escritório Mecanoo, acaba de receber as permissções necessárias e as obras estão previstas para começarem meados de outubro de 2022. Localizado em Amsterdã, na Holanda, o edifício de 90 metros de altura foi desenvolvido pela Xior Student Housing e DubbeLL, vencedores do concurso de projeto para esta torre, em conjunto com o Mecanoo Architecten, em 2020. Ela oferecerá um programa misto, incluindo espaços para viver, trabalhar e relaxar em um ambiente saudável. A torre residencial está preparada para criar um "bairro com energia positiva, verde e inclusivo" e contribuir para o desenvolvimento de Overhoeks no norte de Amsterdã.

Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 2 de 6Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 3 de 6Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 4 de 6Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 5 de 6Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Mais Imagens+ 1

Localizado no canal, no lado oposto à Estação Central da Amsterdam Norte, o Overhoek é um empreendimento urbano que inclui mais de 2.200 unidades residenciais, escritórios e espaços públicos. Iniciado em 2005 e com previsão de estar pronto em 2026, o distrito é concebido como um bairro sustentável e verde com projetos de Rudy Uytenhaak + partners architects, KAAN Architecten e De Zwarte Hond.

Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 4 de 6
Cortesia de Mecanoo

A torre de 28 andares abrigará um programa misto com área comercial e habitação social em 30.184 metros quadrados. Com um total de 408 unidades residenciais, o projeto disponibiliza 120 unidades habitacionais populares e 266 unidades de médio porte. O plano também inclui uma instalação de atendimento residencial combinada com um centro comunitário, um telhado compartilhado, um jardim interno, espaços comerciais e de coworking, um boliche com restaurante e vários locais menores de varejo e alimentação.

Os planos em tijolos vermelhos fazem referência à arquitetura da Escola de Amsterdã da década de 1920 que caracteriza o bairro Van der Pek. A alvenaria é integrada com faixas de concreto e detalhamento nas fachadas, que emolduram janelas de altura total em todos os lados. Outra referência ao entorno é o nome do projeto. Da antiga palavra holandesa "Brink", que significa um espaço verde aberto onde as pessoas se encontram, a torre enquadra o papel social transformador na crescente comunidade no norte de Amsterdã.

Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 2 de 6
Cortesia de Mecanoo

A Brink foi projetada para ser uma torre residencial energeticamente positiva, gerando mais energia do que consome. Graças à energia fotovoltaica em terraços e fachadas, captação de energia eólica e mais energia solar na cobertura e várias medidas de economia de energia, incluindo um sistema de aquífero para armazenamento de energia térmica (sistema ATES). O lado voltado para o bairro de Van der Pek tem uma forma esbelta com uma cascata de terraços verdes comuns e jardins onde os moradores podem se encontrar. Também leva a biodiversidade a novos níveis, não apenas com a escolha da vegetação, mas com ninhos e abrigos para pássaros e insetos. A Brink mostra que a humanidade e a natureza podem coexistir em harmonia mesmo na cidade.

Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã - Imagem 6 de 6
Cortesia de Mecanoo

O Mecanoo Architecten também divulgou uma proposta para uma zona ferroviária na cidade mais antiga da Holanda e está atualmente trabalhando no que em breve se tornará o conjunto de arranha-céus mais alto de Haia. Apelidadas de "A Graça", as duas torres, uma de 150 metros de altura e outra de 180 metros, respondem à crescente demanda por moradias populares, promovendo um maior senso de comunidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Projetada por Mecanoo, Brink Tower começa a ser construída em Amsterdã" [Construction Starts on Mecanoo's Brink Tower in Amsterdam] 21 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990461/projetada-por-mecanoo-brink-tower-comeca-a-ser-construida-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.