Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023

Jeanne Gang, fundadora do Studio Gang, foi nomeada a ganhadora do Prêmio Charlotte Perriand de 2023 pelo The Créateurs Design Awards. De arranha-céus a museus, incluindo a Aqua Tower - o edifício mais alto do mundo projetado por mulheres na época de sua conclusão - e o recentemente inaugurado Museu de Belas Artes do Arkansas, Gang tem demonstrado sua dedicação à criação e implementação de melhores práticas em reutilização sustentável, biodiversidade ecológica e equidade social. Jeanne Gang, a primeira mulher arquiteta a receber o prêmio Charlotte Perriand, junta-se à lista de laureados do CDA AWARDS, com Sir David Adjaye e Tadao Ando.

Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 2 de 7Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 3 de 7Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 4 de 7Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 5 de 7Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Mais Imagens+ 2

Em memória da icônica arquiteta e designer francesa, o prêmio reconhece arquitetos cujo trabalho, como o de Perriand, reflete a crença de que um bom design melhora a qualidade de vida de seus usuários e comunidade. Charlotte Perriand é uma artista e designer modernista, uma das fundadoras do Union des Artists Moderns em 1937, e considerada uma das mulheres pioneiras negligenciadas do setor. Perriand é conhecida por implementar a "humanização" no trabalho de Le Corbusier e por produzir três das cadeiras mais emblemáticas de Le Corbusier: a B301, a B306 e a LC2 Grand Comfort. Ela estudou desenho oriental, tecelagem e carpintaria, o que mais tarde influenciou seus desenhos.

Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 7 de 7
Ampliação do Museu de História Natural de Nova York. Imagem cortesia de Neoscape, Inc./AMNH

Fundado e liderado por Jeanne Gang, o Studio Gang é um escritório de arquitetura internacional que defende estratégias de design inovadoras para melhorar a biodiversidade ecológica nas cidades e desafiar o status quo na prática profissional, eliminando a diferença salarial de gênero e incentivando seus colegas a seguir o exemplo.

O anúncio de Jeanne Gang como ganhadora do Prêmio Charlotte Perriand 2023 chega no momento da escolha do trabalho do seu estúdio, que também ganhou o Prêmio ULI 2022 para Visionários em Desenvolvimento Urbano, a honra mais prestigiosa e respeitada da comunidade imobiliária e de desenvolvimento, e na revista TIME Magazine foi apresentada como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2019. Atualmente, o Studio Gang está trabalhando em um campus unificado para o California College of the Arts em São Francisco, a nova Embaixada dos EUA em Brasília, e The Richard Gilder Center for Science, Education, and Innovation, uma expansão do American Museum of Natural History em Nova York.

Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 6 de 7
Torre St. Regis. Imagem Cortesia de Studio Gang

Charlotte Perriand representa alguém que adotou sem medo as ferramentas e técnicas avançadas de seu tempo, mas as empregou com cuidado e inteligência, encontrando combinações entre os materiais, as ferramentas da indústria e o artesanato tradicional. Ela era verdadeiramente inovadora em seu desejo de usar o design para melhorar a qualidade de vida de todos. --Jeanne Gang

Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 5 de 7
Arkansas Museum of Fine Arts. Imagem © Tim Hursley

As notícias de arquitetura também apresentam muitos sinais de mudança em uma profissão tradicionalmente dominada por homens. SANAA, liderado por Kazuyo Sejima, foi nomeado o ganhador do Praemium Imperiale Award 2022 de arquitetura pela Associação de Arte Japonesa. O arquiteto Farshid Moussavi e a artista Mona Hatoum são os ganhadores do Prêmio Jane Drew 2022 e dos Prêmios Huxtable Ada Louise comemorando as mulheres na arquitetura. A proposta de pesquisa Lilly Reich, das arquitetas valencianas Laura Lizondo Sevilla, Débora Domingo Calabuig e Avelina Prat García recebeu a 2ª Bolsa Lilly Reich para a igualdade na arquitetura em 2018. O trabalho foi selecionado por profissionais ligados às áreas de pesquisa e divulgação em arquitetura e igualdade.

Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023 - Imagem 3 de 7
Torre St. Regis. Imagem © Tom Harris

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Jeanne Gang é reconhecida com o Prêmio Charlotte Perriand 2023" [Jeanne Gang Wins the 2023 Charlotte Perriand Award] 14 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990292/jeanne-gang-e-reconhecida-com-o-premio-charlotte-perriand-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.