O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos?

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 1 de 7
The Arc at Green School / IBUKU. Image Courtesy of IBUKU

Você já deve ter ouvido falar sobre o uso de bambu em abrigos temporários criados nos esforços de ajuda humanitária após um terremoto, mas o bambu pode realmente ser muito valioso na construção de edifícios que podem suportar terremotos. Por que devemos olhar a este material como uma solução temporária após um desastre quando poderíamos salvar vidas construindo com ele em primeiro lugar? O bambu é uma ótima opção para construir casas e abrigos em regiões propensas a terremotos, desde que as estruturas sejam bem projetadas, construídas e mantidas. Das antigas estruturas tradicionais a construções modernas, vários exemplos de todo o mundo provaram-se contra as próprias forças da natureza que derrubaram edifícios de concreto e tijolos.

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 3 de 7
Traditional Bahareque house in El Salvador after 2016 earthquake showing the structure still intact. Image © INBAR

Propriedades anti-sísmicas das estruturas de bambu

  • A boa proporção de força / peso de bambu significa que a estrutura é submetida a forças mais baixas durante os terremotos e, no caso do colapso, o bambu leve representa menos risco para os ocupantes;
  • O bambu é flexível devido à sua resistência à tração, à sua morfologia fibrosa e à sua natureza leve, tornando-o resistente a choques laterais dos terremotos;
  • A composição do bambu de lignina e feixes vasculares atua para amortecer as vibrações. Cada um dos principais constituintes do bambu tem uma densidade diferente e, portanto, uma frequência diferente na qual vibram. Quando as vibrações passam pelo bambu, essas duas frequências se cancelam, o que gera estabilidade no Colmo;
  • Os sistemas de conexões de bambu, como pregos, tradicionais de encaixes e cordas, podem ser feitas para absorver os choques dos terremotos e distribuir as forças para que as diferentes partes da estrutura se movam juntas;
  • O bambu pode ser acompanhado de outros materiais, como barro, materiais vegetais e outras argamassas, o que pode aumentar a capacidade da estrutura de absorver energia.

Impacto do design na construção de estruturas seguras

Como tudo no mundo da construção, a criação de moradias de bambu depende do contexto. Em algumas regiões propensas a terremotos, onde o bambu é nativo e faz parte da arquitetura vernacular e da habilidade da mão-de-obra local, pode ser um material acessível, durável e altamente renovável para avançar. Existem também alguns critérios de projeto que, quando seguidos, juntamente com a seleção e tratamento adequados do bambu, podem aumentar a segurança das estruturas.

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 4 de 7
Vinata Bamboo Pavilion / VTN Architects. Image © Hiroyuki Oki

Como visto em exemplos em todo o mundo, as paredes estruturais usando diferentes sistemas, como paredes de cisalhamento econtraventamentos, podem ajudar a resistir a cargas de terremotos. Independentemente do sistema construtivo escolhido, um bom design para terremotos exige manter a estrutura, e particularmente o teto, leve para reduzir a força que ela realizará.

Até a forma da estrutura pode afetar sua reação aos terremotos. Por exemplo, vãos excessivamente longos podem diminuir a eficiência da estrutura, enquanto as estruturas circulares podem ser ideais, como observado em muitos modelos de habitações vernaculares. O bom design também está nos detalhes - o uso de conexões comprovadas e testadas pode distribuir com sucesso cargas e choques, além de conectar e proteger bem cada componente da estrutura. O design ideal das estruturas de bambu resistente ao terremoto considera todos esses critérios, usa bambu saudável e considera o contexto em que é feito.

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 2 de 7
The Arc at Green School / IBUKU. Image © Tommaso Riva

Exemplos globais de sucesso

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 5 de 7
Vinata Bamboo Pavilion / VTN Architects. Image © Hiroyuki Oki

Um exemplo popular de moradia de bambu que tem sido usada em regiões propensas a terremotos na América do Sul é o Bahareque. Alguns exemplos de construção de Bahareque incluem revestimento com divisões de bambu, troncos ou galhos e argamassas usando lama ou cimento, com telhados feitos de telhas de argila.

O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 6 de 7
Guadalajara, Mexico: a community building of Bahareque walls and lattice of Carrizo Construction process. Image © Pedro Bravo, Sofia Hernández, Francisco Martínez
O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos? - Imagem 7 de 7
Parasmic Construction Guide prepared by Misereor and Casesal. Image © Wilfredo Carazas Aedo, Alba Rivero Olmos

Um facilitador on-line do curso Bamoo U, Luis Felipe Lopez, criou o código de construção da Bahareque colombiana com a Associação Colombiana de Engenharia Sísmica (AIS), um código que foi adotado em muitos outros países para avançar o uso dessas casas de bambu em terremotos. Recentemente, Luis Felipe e sua equipe e colaboradores adaptaram esse sistema tradicional de Bahareque para construir centenas de casas seguras nas Filipinas, um país extremamente propenso a uma variedade de desastres naturais.

Este vídeo mostra uma visão geral de parte do trabalho, de laboratório em campo, que a Fundação Hilti faz:

O futuro das casas de bambu seguras para terremotos

O bambu pode ser um material de construção seguro em áreas propensas a terremotos. Para incentivar seu uso, é importante espalhar conhecimento sobre como selecionar e tratar bambu para as comunidades. Também é emocionante ver o bambu cada vez mais incluído na construção de códigos em todo o mundo. Durante uma palestra ao vivo em nosso último curso on -line, Luis Felipe explicou a importância desses códigos, muitos dos quais ele liderou e contribuiu.

Fontes:

  • Dezeen, Ramboll uses bamboo to build earthquake-resistant housing in Indonesia [link]
  • Better Bamboo Buildings, Sebastian Kaminski - Bamboo Buildings in Earthquakes [link]
  • Building with Bamboo, Gernot Minke (book)
  • INBAR, Bamboo - a Strategic Resource for Earthquake-Prone Regions [link]
  • IPIRTI, Seismic performance of Bamboo housing– an overview [link]
  • Jagadish Vengala and Raghunath Seshagiri Rao, Sustainable bamboo housing for the earthquake-prone areas [link]

Este artigo foi publicado originalmente pela Bamboo U, uma empresa de arquitetura e design de bambu que se concentra no compartilhamento de formas sustentáveis de construção. Os cursos de bambu estão disponíveis em seu campus em Bali, Indonésia e online, ministrados em colaboração com a renomada empresa de projetos IBUKU e especialistas em bambu de todo o mundo. Do cultivo de bambu aos métodos de tratamento, design e modelagem de bambu, engenharia, carpintaria e construção: suas oficinas cobrem tudo o que há para saber sobre construção e design de bambu. Encontre mais e participe de uma oficina de bambu aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Al Madani, Layane. "O bambu é um material de construção seguro em desastres naturais como terremotos?" [Is Bamboo a Safe Construction Material in Natural Disasters Like Earthquakes?] 15 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989571/o-bambu-e-um-material-de-construcao-seguro-em-desastres-naturais-como-terremotos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.