Primeira etapa do Parque Mapocho Río em Santiago é inaugurada

Na última quinta-feira, 14 de setembro, foi inaugurada a primeira etapa do Parque Mapocho Rio, em Santiago. Trata-se de um projeto do Ministério da Habitação e Urbanismo que se posiciona como uma das mais importantes obras urbanas da Região Metropolitana. Esta etapa tem um total de 52 hectares e 9 quilômetros de extensão.

O projeto visa recuperar e revitalizar as margens sul e oeste do rio, proporcionando um espaço público para a comunidade com alto padrão de design e equipamentos. Esta intervenção une as comunas do Cerro Navia com a Quinta Normal e é um importante contributo para o déficit de áreas verdes da região, contribuindo assim para a equidade territorial em torno de espaços públicos de qualidade.

O Parque é composto por 6 trechos, que serão abertos à comunidade à medida que as obras forem concluídas. A construção começou em 2020, com um investimento de 81 bilhões de pesos, e espera-se que a sexta e última parte esteja pronta no terceiro trimestre de 2023, o que permitirá um parque linear contínuo de 34 quilômetros de Lo Barnechea a Cerro Navia.

“Estou muito feliz por poder inaugurar hoje aqui, na Quinta Normal, a primeira etapa que vai mudar a cara da nossa comunidade. Hoje vamos passar de 2,4 m2 de áreas verdes para 3,6 m2 e uma das nossas lutas mais importantes é a desigualdade territorial, que todos tenhamos um acesso mais igualitário a espaços amigáveis, bonitos, com melhores equipamentos. ” Karina Delfino, prefeita da Quinta Normal.

Desde a sua fase de concepção, houve processos de participação cidadã para cobrir todos os interesses e necessidades dos vizinhos e comunidades. Dentro dos processos de design participativo, foram realizados 12 "diálogos territoriais" com os moradores das referidas comunas. O projeto considera equipamentos para práticas esportivas e recreativas, e também para a contemplação da natureza. Esta primeira fase destaca-se pelas suas instalações como quadras multiuso, áreas de exercício, praça de parkour, ciclovias, jogos infantis, jogos aquáticos, área de piquenique, mesas de pingue-pongue, mesas de xadrez, mirantes e jardim terapêutico, bem como banheiros, vestiários e áreas de estacionamento.

Ressalta-se que a concepção do projeto é regida por critérios de mudança climática e sustentabilidade, a fim de garantir sua conservação. Será implementada vegetação nativa ou mediterrânea com baixo consumo de água, além da conservação das espécies existentes. Também contará com sistema de manutenção e irrigação por gotejamento baseado em água de poço, considerando lagoas de acúmulo de água para fazer frente aos períodos de maior escassez hídrica.

“Antigamente, o Mapocho era um problema para todos, eram enchentes constantes e lixo. De repente, ele ter se tornado um grande parque é outra maneira de conviver, de entender a cidade, porque isso em outras partes da cidade existem, mas não aqui”. Carlos Montes, Ministro da Habitação e Urbanismo.

O Parque Mapocho Rio, fará parte da rede de 22 parques urbanos da Região Metropolitana administrados pela Parquemet, com horário de funcionamento. Esta primeira etapa está localizada entre o Parque de la Familia e a Av. Los Suspiros, e tem 3 acessos controlados por Pasaje 9, Feliz Bulnes e Gonzalo Bulnes.

Sobre este autor
Cita: Riquelme, Victoria. "Primeira etapa do Parque Mapocho Río em Santiago é inaugurada" [Se inaugura el primer tramo del Parque Mapocho Río en Santiago] 27 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989380/primeira-etapa-do-parque-mapocho-rio-em-santiago-e-inaugurada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.