17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes

A 17ª Bienal de Istambul, organizada pela Istanbul Foundation for Culture and Arts, anunciou os participantes da feira de arte Contemporary Istanbul, que acontecerá de 17 a 22 de setembro de 2022. Sessenta e cinco galerias e iniciativas artísticas de 22 países se reunirão em Tersane Istanbul, um sítio histórico de mais de seis séculos, renovado pelo premiado escritório Tabanlioglu Architects. Nesta edição, os visitantes experimentarão o “sentido do nosso tempo” contemplando a vida atual e o passado ricamente estratificado.

17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 2 de 3117ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 3 de 3117ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 4 de 3117ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 5 de 3117ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Mais Imagens+ 26

Tersane é considerado uma jóia histórica do século XV. Este estaleiro da era otomana na costa do Chifre de Ouro é um complexo de edifícios históricos renovado em 2015 pela Tabanlioglu Architects. O projeto de transformação urbana destaca a silhueta simbólica da antiga Istambul e recupera a prestigiosa identidade do passado. Como extensão da cidade, o projeto que abriga marinas, hotéis, moradias, escritórios e áreas de lazer, é análogo à Bienal. O sentido do tempo, o antigo com o novo, e a tradição com alta tecnologia estão harmoniosamente integrados.

17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 3 de 31
Müze Gazhan. Image Courtesy of iKSV

A Bienal também serve como um catalisador cívico e cultural para conectar Istambul, uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. Outros dois lugares — Beyoğlu, um bairro cosmopolita no lado europeu, e Kadıköy, um bairro residencial na costa asiática — convidam a explorar a cidade e sua história. Veja mais detalhes sobre os locais, programas e atividades no site oficial da 17ª Bienal de Istambul.

17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 30 de 31
Ute Meta Bauer, Amar Kanwar, and David Teh. Image Courtesy of iKSV
17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 31 de 31
Istanbul Biennial Venues. Image Courtesy of iKSV

Há mais de 35 anos, a bienal reúne os nomes mais prestigiados da arte contemporânea da Turquia e do mundo, como Hüseyin Bahri Alptekin e os curadores Adriano Pedrosa e Jens Hoffmann, entre outros. Para 2022, os curadores Ute Meta Bauer, Amar Kanwar, e David Teh, em colaboração com Bige Örer, incluíram várias iniciativas de arte contemporânea de todo o país como ARE PROJECTS, Antalya; o BAKSI MUSEUM e o Museu Moderno Odunpazari (OMM).

17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 29 de 31
Contemporary Istanbul Artwork 2022. Cortesia de Contemporary Istanbul

Uma seleção de galerias da Europa, Oriente Médio, América do Norte, África e Ásia completam a bienal com um total de 1.476 obras de 558 artistas. A exposição Yard no pátio externo de Tersane contará com 31 instalações e esculturas site-specific de artistas como Anke Eilergerhard, Canan Tolon, Isaac Chong Wai e Renée Levi. Como parte dos eventos, uma série de diálogos moderados pelo curador Marc Olivier Wahler discutirá os espaços artísticos de hoje e de amanhã. Para ver a lista completa de artistas e participantes, acesse o site oficial da Contemporary Istanbul.

17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 28 de 31
Contemporary Istanbul Artwork 2022. Cortesia de Contemporary Istanbul
17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 8 de 31
Tersane Istanbul. Cortesia de Contemporary Istanbul
17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes - Imagem 4 de 31
Contemporary Istanbul 2021. Imagem © Firuz Soyuer

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "17ª Bienal de Istambul divulga lista de participantes" [The Istanbul Biennale and Contemporary Istanbul Art Fair to Open in September in Turkey's Largest City] 13 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988748/17a-bienal-de-istambul-divulga-lista-de-participantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.