O que acontece quando os espaços públicos não têm banheiros públicos?

No campo do design, muitas vezes falamos em garantir que haja espaços públicos suficientes para atender a uma comunidade. Discutimos a necessidade de parques públicos para que as pessoas tenham acesso a espaços ao ar livre. Pensamos no transporte público e em como nossa dependência cada vez menor de carros ajudará a garantir um planeta mais saudável. Mas e quanto aos espaços públicos que nos faltam? O que acontece quando não temos banheiros públicos suficientes?

O que acontece quando os espaços públicos não têm banheiros públicos? - Imagem 3 de 5
Mapa de contagem de banheiros em Nova York. Imagem via Urban Omnibus

A cidade de Nova York é o lar de mais de nove milhões de habitantes, com milhões a mais visitando a cada ano. Existem apenas 1.103 banheiros públicos em toda a área dos cinco distritos. Apenas dois deles estão abertos 24 horas por dia. Este é um problema sério para qualquer pessoa, residente ou não, que se encontra na necessidade repentina de um banheiro, mas sem nenhum à vista. A questão da falta de banheiros públicos na cidade de Nova York e em outras grandes áreas metropolitanas tem uma história profundamente enraizada na forma como edifícios comerciais e residências privadas eram projetados. Historicamente, os banheiros públicos eram para pessoas que ainda não tinham banheiro em suas casas, o que era visto como um luxo. Ao se depararem com uma grande emigração na década de 1860, as cidades americanas começaram a construir mais banheiros públicos para atender à crescente demanda de trabalhadores da indústria, que precisavam usá-los ao longo do dia. Após a Segunda Guerra Mundial muitos banheiros públicos fecharam, pois as cidades declinaram com a expansão suburbana, o que causou déficits orçamentários significativos para os parques das cidades, e os banheiros públicos costumavam ser os primeiros a sentir os impactos. Muitos outros banheiros públicos fecharam durante as décadas de 1970 e 1980 devido aos custos de manutenção, já que as cidades transferiram a responsabilidade de sua manutenção para os proprietários de empresas e gerentes de propriedade locais. Também havia preocupações de segurança em torno de banheiros públicos, com muitos sendo vandalizados e se tornando locais com alta criminalidade.

O que acontece quando os espaços públicos não têm banheiros públicos? - Imagem 5 de 5
Banheiro Público do Parque Fort Greene. Imagem © NYC Parks Photo Archives

A demanda por mais banheiros públicos vem com o estigma significativo sobre quem pode precisar mais deles, e como eles são usados de maneiras alternativas, especialmente durante o auge da pandemia de COVID-19. Em Seattle, muitos motoristas de entrega e funcionários públicos notaram que, como as empresas cumpriam as regras da cidade, havia poucos lugares para eles usarem o banheiro. As lojas que permitiam que esses trabalhadores e pessoas em situação de rua usufruíssem de suas instalações, deixaram de fazê-lo. Por conta disso, a cidade instalou 114 banheiros temporários e reabriu cinco banheiros dentro do sistema de biblioteca pública de Seattle para uso público.

A questão do banheiro público vem sendo uma crise que cresce com a pandemia. Com o tempo, as cidades passaram a se desfazer dessas instalações e a depender fortemente de empresas privadas, que geralmente exigem que um cliente compre algo antes de poder usar o banheiro. Então, quando seu governo essencialmente não se esforça mais para criar banheiros viáveis, quais são as maneiras pelas quais projetos individuais se tornaram soluções públicas bem sucedidas?

O que acontece quando os espaços públicos não têm banheiros públicos? - Imagem 2 de 5
Banheiros transparentes, Suíça. Imagem © DesignCurial

Existem alguns programas locais, como os POPS (Privately Owned Public Spaces - Espaços públicos de propriedade privada) na cidade de Nova York, que incentiva os desenvolvedores a projetar e construir em seus edifícios banheiros que sejam seguros e acessíveis ao público em bairros tradicionalmente densos, como os distritos comerciais do midtown e da baixa Manhattan. Quando os POPS são maiores que 930m², eles são obrigados a ter algum espaço para comida como comodidade, que normalmente vem acompanhado de um banheiro. Em outros lugares pelo mundo, as cidades tiveram sucesso ao sediar concursos privados de design para conceitos e projetos de banheiros que podem ser facilmente implantados em qualquer lugar e em massa. Além disso, as pessoas começaram a buscar informações sobre onde estão os melhores banheiros públicos em determinadas cidades, criando contas no Instagram e no TikTok dedicadas à arte de relatar a localização e as condições dos banheiros públicos. Pense nisso como o Google Maps e o Google Reviews de todos os lugares para se usar o banheiro.

Banheiros públicos são uma das questões mais importantes que podemos enfrentar em termos de como continuamos a pensar sobre a evolução dos espaços públicos. Sua existência, ou a falta dela, afeta todas as pessoas, que podem estar longe de casa e precisando de um espaço acessível, seguro e limpo para “ir”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "O que acontece quando os espaços públicos não têm banheiros públicos?" [What Happens When Public Spaces are Without Public Restrooms?] 24 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988346/o-que-acontece-quando-os-espacos-publicos-nao-tem-banheiros-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.