Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai

O escritório de arquitetura ZNera Space, com sede em Dubai, propôs um novo símbolo contemporâneo para a cidade: um marco verde que serve como uma "metrópole contínua" ao redor do Burj Khalifa. Apelidado de "Downtown Circle", o projeto apresenta a instalação de um elemento gigante em forma de anel com 550 metros de comprimento ao redor da estrutura independente mais alta do mundo. A estrutura “investigará como neste momento crítico do desenvolvimento do país, arquitetos e urbanistas podem se afastar de modelos urbanos anteriores de arranha-céus isolados, em direção a uma tipologia mais humana que busca emular a natureza e criar diversos espaços públicos”.

Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 1 de 26Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 2 de 26Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 3 de 26Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 4 de 26Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Mais Imagens+ 21

O projeto surge como uma resposta ao aumento contínuo da população global e à mudança dos tecidos nos centros urbanos, especialmente em Dubai, onde a rápida urbanização levou ao rápido crescimento caracterizado por arranha-céus. A megaestrutura de 550 metros de altura oferece uma alternativa aos arranha-céus singulares e desconectados encontrados na maioria das áreas metropolitanas.

Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 21 de 26
© Pictown / ZNera
Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 6 de 26
© Pictown / ZNera

O diâmetro da estrutura é de 3 km. À medida que circunda o Burj Khalifa, atrai vistas panorâmicas e ar puro do "skypark" que forma a espinha central do empreendimento. A grande escala da estrutura é dividida em unidades menores para criar uma variedade de espaços atendendo programas públicos, comerciais e culturais. O projeto oferece uma variedade de tipologias de escritórios e habitações, desde grandes escritórios e unidades de moradia/trabalho, como lofts e casas geminadas.

O projeto do círculo visa estabelecer um urbanismo vertical sustentável e autossuficiente, criando um centro urbano "hipereficiente". A implantação do edifício é composta por dois anéis principais, que são mantidos juntos por um cinturão verde contínuo – o “skypark” – que, por sua vez, é iluminado com luz natural e abriga escritórios e centros de pesquisa. O “skypark” conecta os andares entre si verticalmente, criando um ecossistema verde urbano, tridimensional e conectado.

Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 4 de 26
© Pictown / ZNera
Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 18 de 26
© Pictown / ZNera

O conceito é uma resposta potencial à busca global por novas tipologias urbanas mistas que combinam altas densidades e vegetação exuberante, funções urbanas dinâmicas e uma experiência de usuário de alta qualidade, atendendo à demanda por proteção climática e excelência ambiental. Diferentes climas são recriados dentro do "skypark" contínuo, onde os visitantes podem experimentar cânions, dunas de areia e plantas de vários biomas. Pântanos, cachoeiras, vegetação tropical, cavernas digitais, cascatas, árvores frutíferas e flores de várias espécies enriquecem o ecossistema.

Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 19 de 26
© Pictown / ZNera

Para colaborar com o ambiente natural, o projeto inclui áreas propostas para captação de água da chuva e energia solar. Ele também armazena carbono e filtra poluentes do ar, além de fornecer santuários para plantas silvestres e produção de alimentos. O "skypark" dentro da estrutura proporcionará aos moradores uma conexão com a natureza e possibilitará oportunidades de recreação ao ar livre e um estilo de vida mais saudável. Levando em conta o desenvolvimento costeiro e a sua vulnerabilidade ao aumento do nível do mar, a tipologia proposta explora soluções e propõe um modelo urbano único em resposta a esta ameaça.

Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai - Imagem 17 de 26
© Pictown / ZNera

Quanto ao transporte, uma frota de cápsulas periféricas suspensas transporta passageiros de um nó para outro dentro do círculo. Essas embarcações suspensas viajam através de uma rede de trilhos na camada inferior em direção ao seu destino. As cápsulas de 20 passageiros são carregadas no anel externo e conectadas através de vasos pressurizados nos núcleos de elevação principais. Essas cápsulas podem viajar a uma velocidade de 100 quilômetros por hora e capturar uma visão de 360º de toda a cidade a uma altura de 500 metros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Estrutura gigante em forma de anel é proposta para cercar o Burj Khalifa de Dubai" [A Giant Ring-Like Structure is Proposed to Encircle Dubai's Burj Khalifa] 06 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987946/estrutura-gigante-em-forma-de-anel-e-proposta-para-cercar-o-burj-khalifa-de-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.