O impacto dos festivais de música: trazendo mais do que som e multidões às cidades

Acampar vários dias em barracas e sufocar sob o sol quente do verão para estar a 100 fileiras de seu artista musical favorito? Provavelmente é a época de festivais de música. À medida que o ano chega ao fim, com os festivais de música voltando a todo vapor após um hiato do COVID-19, é importante entender o impacto socioeconômico que eles têm nas cidades que os hospedam, e que vão muito além do show final. O entretenimento de curto prazo e os benefícios financeiros superam as desigualdades urbanas de longo prazo que eles podem agravar?

A origem dos festivais de música está nos tempos antigos, quando eventos semelhantes envolviam grandes encontros para celebrações com música e artes. Os festivais modernos, assim como o famoso Woodstock de 1969, surgiram a partir de um caráter de visões antigovernamentais e antiestablishment, que mais tarde se transformaram em movimentos icônicos da cultura pop. Muito do espírito comunitário que foi promovido em Woodstock ainda permanece, mas os festivais de música se tornaram um modelo de negócios popular que atrai mais de 30 milhões de pessoas a cada ano, de acordo com a Billboard. O Coachella, um dos eventos mais conhecidos, bateu recordes como a primeira franquia de festival a arrecadar mais de 100 milhões de dólares em 2017.

O impacto dos festivais de música: trazendo mais do que som e multidões às cidades - Imagem 4 de 10
Francis Kere para o Coachella. Imagem © Lance Gerber

Os festivais de música também se tornaram uma elaborada exibição de mega esculturas, pavilhões arquitetônicos e outros projetos que envolveram alguns dos escritórios de arquitetura mais conhecidos do mundo. O escritório BIG projetou e instalou uma esfera espelhada de 25 metros de diâmetro no Burning Man em 2018, que foi fortemente financiado por crowdsourcing e serviu como um guia para aqueles que fazem festivais. O Coachella também recebeu designs impressionantes do Bureau Spectacular e do vencedor do Prêmio Pritzker Francis Kéré, tornando a arte e a arquitetura quase tão importantes quanto os próprios artistas musicais.

Marcos temporários e proezas arquitetônicas à parte, os festivais de música impactam as cidades durante mais tempo do que o fim de semana prolongado em que ocorrem. Primeiro, há muitos impactos positivos que festivais de sucesso podem trazer. Para eventos recorrentes, as multidões podem chegar a 90.000 visitantes em um final de semana, trazendo uma injeção econômica significativa de empregos temporários e receita adicional. A cidade de Indio, que recebe o Coachella anualmente, registra mais de 250 milhões de dólares durante o evento de dois fins de semana. Hotéis, bares, pequenas empresas e restaurantes se preparam para o fluxo estendendo o horário, contratando funcionários temporários e aumentando os preços. Mas existem alguns aspectos negativos, que mostram como os festivais evoluíram afastados de seu propósito original de paz, amor, felicidade e igualdade.

O impacto dos festivais de música: trazendo mais do que som e multidões às cidades - Imagem 2 de 10
Lollapalozza. Imagem © Charles Reagan Hackleman

No início deste verão, o maior evento de Chicago, o Lollapalooza, contou com vários headliners que atraíram dezenas de milhares de fãs, mas também levantou preocupações sobre o toque de recolher da cidade, recentemente promulgado após um aumento significativo no crime, e que forçou adolescentes a permanecerem dentro de casa depois das 22h. Mas os ativistas dizem que isso só penaliza os jovens da cidade, que são em grande parte afro-americanos e hispânicos, e beneficia os adolescentes que vêm dos subúrbios, que são predominantemente brancos. Muitos moradores de Chicago e formuladores de políticas urbanas destacaram as formas como o festival criminaliza seus próprios moradores. Além disso, o festival recebeu apoio para se mudar para outra cidade, embora o prefeito recentemente o tenha renovado para um futuro próximo, citando ganhos financeiros como o principal motivo pelo qual o Lolla deve retornar. Os moradores dizem que depois que o festival termina, as áreas ao redor ficam sujas, cobertas com cacos de vidro e outros recipientes de bebidas alcoólicas que demoram a ser limpos, impactando as pessoas que utilizam o parque com frequência.

O impacto dos festivais de música: trazendo mais do que som e multidões às cidades - Imagem 5 de 10
Circular Dimensions x Microscape por Cris Cichocki. Imagem © Lance Gerber Cortesia de Coachella Music Festival

Vale a pena fazer festivais de música? No curto prazo, há muitos benefícios financeiros a serem obtidos, mas há muito que pode ser melhorado. Algumas franquias estabelecidas trabalham para garantir que grupos comunitários possam se envolver no festival por meio de parcerias com bairros de baixa renda e escolas carentes. Outras estão procurando maneiras de criar programas culturais onde os artistas participem de eventos voluntários para atrair fãs para fazer a limpeza após os festivais, como forma de retribuir à cidade que os recebeu. Alguns festivais até distribuem ingressos gratuitos para pessoas que moram nas proximidades, atraindo-as a participar. Especialmente em lugares onde esses eventos ocorrem anualmente, é fácil o ressentimento crescer. Como resultado, os festivais de música precisam fazer mais para se tornarem mais socialmente equitativos e criar benefícios para as comunidades que podem superar os impactos negativos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "O impacto dos festivais de música: trazendo mais do que som e multidões às cidades" [Long Term Impacts of Music Festivals: Bringing More than Sounds and Crowds to a City] 01 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987923/o-impacto-dos-festivais-de-musica-trazendo-mais-do-que-som-e-multidoes-as-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.