Fruto Vivas, arquiteto e crítico venezuelano, morre aos 94 anos

O arquiteto venezuelano José Fructoso Vivas, mais conhecido como Fruto Vivas, faleceu ontem na cidade de Caracas, na Venezuela.

Reconhecido pelo projeto da habitação social Árbol para Vivir, o Clube Táchira, a Igreja do Divino Redentor e a mais recente obra do Mausoléu dos Quatro Elementos onde se encontram os restos mortais de Hugo Chávez, Vivas sempre procurou integrar a vida do ser humano à natureza.

A grande tarefa que temos como arquitetos profissionais é estar ao serviço de quem mais precisa. Quero chamar a atenção dos meus colegas, a arquitetura não pode servir para nos enriquecer, mas sim para trazer felicidade às pessoas.

Fruto Vivas, arquiteto e crítico venezuelano, morre aos 94 anos  - Imagem 2 de 3
Clásicos de Arquitectura: Iglesia Divino Redentor / Fruto Vivas. Image © Fernando Torres Gómez

Em perspectiva: Fruto Vivas

por Begoña Uribe

Nascido em Táchira, é um dos arquitetos venezuelanos mais reconhecidos nacional e internacionalmente, não só por seus projetos construídos, mas também por seu trabalho crítico e docente. Em 1987, recebeu o Prêmio Nacional de Arquitetura da Venezuela e em 2014 recebeu o Prêmio Ibero-Americano de Arquitetura por abordar "arquitetura e planejamento urbano visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos".

Vivas formou-se em 1956 como arquiteto pela Universidade Central da Venezuela, e em 1963 construiu uma fábrica de armas chamada "El Garabato". Além disso, foi encarregado de projetar as casas e abrigos das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN) e o Partido da Revolução Venezuelana (PRV).

Fruto Vivas, arquiteto e crítico venezuelano, morre aos 94 anos  - Imagem 3 de 3
Clásicos de Arquitectura: Club Táchira / Fruto Vivas + Eduardo Torroja. Image © Ángel Apóstol. Imagen bajo licencia Wikimedia CC BY-SA 4.0

Tendo trabalhado em parceria com o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Moderna de Caracas e com o arquiteto espanhol Eduardo Torroja para o Clube Táchira, construiu o segundo pavilhão mais visitado, depois do alemão, da Exposição Universal de Hannover 2000.

Recebeu o Prêmio Nacional de Arquitetura em 1987 e foi nomeado professor honorário nas Universidades de Los Andes, Centro Occidental Lisandro Alvarado, Santo Domingo, Veracruz e Cuzco. Tendo sempre em conta a sua dívida para com a arquitetura, Vivas dizia que tinha apenas um projeto: “a unidade da arquitetura com a natureza”.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Fruto Vivas, arquiteto e crítico venezuelano, morre aos 94 anos " [Fruto Vivas, arquitecto y crítico venezolano, fallece a los 94 años ] 24 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987842/fruto-vivas-arquiteto-e-critico-venezuelano-morre-aos-94-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.