O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos

Você consegue imaginar um mundo em que o ambiente construído ao nosso redor seja impresso em 3D a partir de materiais vivos? Que os edifícios irão germinar, florescer, murchar, produzir novos tipos de materiais, e eventualmente retornar ao solo? To Grow a Building é um laboratório performativo que imprime em 3D - em tempo real - uma estrutura ao vivo. O projeto apresenta uma nova abordagem para integrar a flora no processo de arquitetura, desenvolvendo um novo material para impressão 3D, através do qual a semeadura é parte inseparável do processo de fabricação. Crescer um edifício é uma porta para um mundo futuro onde algumas pessoas constroem e outras cultivam os edifícios.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 2 de 85O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 3 de 85O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 4 de 85O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 5 de 85O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Mais Imagens+ 80

Na Jerusalem Design Week 2022, os designers Elisheva Gillis, Gitit Linker, Danny Freedman, Noa Zermati, Adi Segal, Rebeca Partook, Or Naim e Nof Nathansohn imaginaram a possibilidade de um mundo em que os edifícios fossem impressos em 3D a partir de materiais orgânicos. Neste laboratório performático ao ar livre apresentado nos terrenos da Hansen House e apoiado pela Rogovin, uma empresa que promove a inovação ecológica no campo imobiliário, um braço robótico feito sob medida construiu pequenas estruturas utilizando uma mistura de terra e sementes.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 3 de 85
To Grow a Building / Jerusalem Design Week 2022. Imagem © Dor Kedmi
O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 68 de 85
To Grow a Building / Jerusalem Design Week 2022. Imagem © Dor Kedmi

Conectado ao computador do robô, cada projeto estrutural foi construído pelo braço robótico de uma maneira sistemática, quase hipnotizante. Após a conclusão, as estruturas adotam vida própria: as sementes brotam, cobrindo o solo com uma vegetação exuberante, e as raízes se entrelaçam dentro dele.

Ao invés de edifícios feitos de concreto e aço, o projeto sugere uma arquitetura que utiliza à terra e as raízes locais como elementos estruturais. À medida que o mundo enfrenta uma crise ecológica, o uso de recursos industriais e não locais só aumenta.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 63 de 85
To Grow a Building / Jerusalem Design Week 2022. Imagem © Dor Kedmi

A décima primeira edição da Jerusalem Design Week recebeu mais de 40.000 visitantes ansiosos para a Hansen House Center for Design, Media, and Technology. O principal evento de design de Israel, a Jerusalem Design Week, apresentou uma mistura eclética de exposições, instalações e projetos, de mais de 150 designers israelenses e internacionais. Criado especialmente para o tema 'For Now', o trabalho de designers convidados explorou tanto a efemeridade do projeto quanto o design da efemeridade. A JDW analisou como o tempo pode ser aproveitado para produzir um efeito positivo em períodos de incerteza.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 73 de 85
To Grow a Building / Jerusalem Design Week 2022. Imagem © Elisheva Gillis, Gitit Linker, Danny Freedman, Noa Zermati, Adi Segal, Rebeca Partook, Or Naim, and Nof Nathansohn

Apesar de ter sido apresentada durante a JDW este ano, o conceito de impressão 3D a partir de materiais vivos também foi explorada através de outros projetos. Localizada em Massa Lombarda (Ravenna, Itália), Mario Cucinella Architects e a Wasp, empresa italiana líder em impressão 3D, já haviam concluído a primeira casa impressa em 3D a partir de terra bruta usando um processo chamado TECLA (tecnologia e argila).

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 9 de 85
Tecnologia TECLA e Casa Impressa em Clay 3D / Mario Cucinella Architects. Imagem © Iago Corazza
O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 14 de 85
Tecnologia TECLA e Casa Impressa em Clay 3D / Mario Cucinella Architects. Imagem © Iago Corazza

TECLA é um modelo inovador de habitação circular que reúne pesquisas sobre práticas de construção vernacular, o estudo de princípios bioclimáticos e o uso de materiais naturais e locais. É um projeto com emissões quase nulas: seu invólucro e o uso de um material totalmente local permitem a redução de resíduos e sucatas. Isto e o uso de terra bruta fazem da TECLA um exemplo pioneiro de habitação de baixo carbono.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 12 de 85
Tecnologia TECLA e Casa Impressa em Clay 3D / Mario Cucinella Architects. Imagem © Iago Corazza

Além de combinar o uso do solo, sementes e terra bruta com a tecnologia de impressão 3D, a possibilidade de usar micélio no processo de construção também tem sido fortemente considerada e explorada nos últimos anos como um material de construção potencial. O micélio é um material natural de fungos que é orgânico, compostável e biodegradável, com resistência a nível industrial que poderia ser usado como blocos de construção para futuras casas.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 10 de 85
Hy-Fi / The Living. Imagem © Andrew Nunes

O Living explorou o uso do micélio no processo de construção através de seu projeto vencedor no Programa Jovens Arquitetos do MoMA PS1 de 2014, o Hy-Fi. O projeto foi a primeira grande estrutura a ser feita com este novo material, com tijolos orgânicos aproveitando o incrível 'algoritmo biológico' das raízes de cogumelos, ajustando-o para fabricar um novo material de construção que cresce em cinco dias, sem desperdício, sem entrada de energia e sem emissões de carbono.

O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos - Imagem 13 de 85
Hy-Fi / The Living. Imagem © Andrew Nunes

Imaginar um futuro em que a arquitetura que nos cerca seja totalmente construída a partir de materiais ecológicos não parece tão distante à luz dos avanços tecnológicos que testemunhamos na última década. Cada vez mais encontramos uma arquitetura que vive e respira, assim como nós, crescendo, evoluindo e mudando para se ajustar ao molde do que o futuro do cenário arquitetônico precisa: sustentabilidade e inovação, e que melhor maneira de começar do que com os blocos de construção do ambiente construído.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "O futuro da arquitetura: edifícios construídos a partir de materiais vivos" [The Future of Architecture: Imagining a World Where Buildings are Constructed from Living Materials] 19 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987794/o-futuro-da-arquitetura-edificios-construidos-a-partir-de-materiais-vivos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.