Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo

Ouvimos muito frases como "você deve dormir no mínimo 8 horas por dia". É do conhecimento geral que isso traz benefícios inestimáveis à saúde, desde reduzir os níveis de estresse e manter o sistema imunológico forte, até melhorar as habilidades de concentração, memória e tomada de decisão. Para garantir uma boa noite de descanso, ter uma cama confortável que atenda às necessidades dos usuários é fundamental, especialmente considerando que os humanos passam um terço de toda a sua vida dormindo. Assim, quando arquitetos, designers e proprietários são confrontados com diferentes opções de cama disponíveis no mercado, a decisão deve ser cuidadosamente pensada e levar em consideração vários fatores, relacionados à estética ou à funcionalidade. Mas antes que qualquer decisão estilística ou material seja tomada, é crucial começar com o básico: definir o tamanho do colchão.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 2 de 10Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 3 de 10Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 4 de 10Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 5 de 10Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Mais Imagens+ 5

Antes de fazer isso, surgem várias perguntas: que cama atende às minhas necessidades melhor? Como saber o tamanho ideal da cama para o meu quarto? Quanto espaço eu preciso ao redor da cama? Para responder a elas e facilitar o processo de seleção, abaixo apresentamos 5 dicas sobre como escolher a cama de tamanho certo através de uma coleção de exemplos inspiradores. Todas essas tipologias também podem ser encontradas na seção "Camas" do Architonic.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 6 de 10
Cloud Nine Space / Studio Gabriel Bordin. Image © Fábio Júnior Severo

Comece conhecendo os tamanhos de cama padrão

O tamanho de uma cama deve ajudar um quarto a trabalhar em todo o seu potencial e melhorar seu design; Um colchão muito grande fará com que o espaço pareça superlotado, enquanto um muito pequeno pode parecer deslocado. Portanto, o primeiro passo na escolha do colchão correto deve atentar às opções disponíveis, sejam camas de solteiro ou camas de casal. Embora estes possam variar ligeiramente em locais diferentes, no Brasil há alguns tamanhos usuais: Solteiro, Solteiro King, Viúva, Casal, Queen e King Size. Suas dimensões (largura, comprimento e área) são detalhadas no gráfico abaixo:

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 10 de 10
© Valeria Montjoy (ArchDaily)

Observe o tamanho e o número de pessoas

Depois de considerar todas as alternativas, é importante priorizar camas adequadas aos seus ocupantes. Isso envolve determinar quantas pessoas, crianças e animais de estimação usarão a cama a qualquer momento - além de levar em consideração seu tamanho e altura. Um colchão de solteiro, por exemplo, geralmente é o menor tamanho padrão e é direcionado principalmente para crianças e adolescentes, mas também pode trabalhar para adultos que vivem em um espaço pequeno e tenham estatura baixa ou média curtos. Geralmente, a maioria dos beliches usa essa tipologia. As camas Solteiro King são semelhantes, mas adicionam mais 7 centímetros de espaço para as pernas que os tornam ideais para indivíduos mais altos.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 7 de 10
Agriturismo La Pervinca / Archiplanstudio. Image © Giuseppe Gradella

Uma cama de tamanho normal, também conhecida como cama de casal, pode ser ótima para um único adulto que deseja ou precisa de mais espaço. Apesar disso, foi projetado para se encaixar em duas pessoas, pode ser bastante estreito para alguns e impedir que elas dormam confortavelmente. Um colchão queen-size, pelo contrário, dorme duas pessoas com facilidade e se encaixa bem em muitos tamanhos de quartos, o que explica sua popularidade. Para aqueles que buscam ainda mais espaço extra, a cama king é a mais larga do mercado, ainda que existam opções ainda maiores sob encomenda. Ambas são especialmente adequados para pessoas altas, casais que podem ser acompanhados por crianças ou animais de estimação durante a noite, ou simplesmente qualquer pessoa que deseje se espalhar e ter um espaço grande o suficiente para fazê-lo. Além da largura e do comprimento, a altura também pode ser uma medida importante a ter em mente ao selecionar o colchão, pois as camas destinadas a idosos ou crianças podem precisar estar mais perto do chão para facilitar o acesso.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 2 de 10
The Box House / TRAANSPACE. Image © Tejas Shah Photography

Medir e planejar o quarto

Além de responder às necessidades dos usuários, saber a quantidade de espaço disponível para a cama é crucial durante o processo de seleção. Uma cama muito grande em um pequeno apartamento, por exemplo, provavelmente não é o melhor uso de espaço limitado. Portanto, é recomendado primeiro calcular a área do local (comprimento x largura = área). Se o espaço não for quadrado, a superfície poderá ser dividida em seções diferentes que devem ser adicionadas para obter o total. Ao conhecer também a área de cada colchão, é possível imaginar quanto espaço será deixado na sala. Como regra geral, uma cama deve ter pelo menos 70 a 90 cm de espaço para caminhar ao redor, tanto para fazer a cama sem esbarrar nas paredes e garantir que armários, gavetas e portas possam abrir adequadamente.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 8 de 10
House in Salento / Iosa Ghini Associati. Image © Cosmo Laera

Durante esse processo de planejamento, pode ser útil rastrear tudo no chão, desenhando o perímetro da cama com fita adesiva ou usando folhas de jornais para cobrir a superfície da cama e depois andar por ela. Isso torna possível visualizar tudo e também pode servir para experimentar diferentes layouts de quarto. Além disso, outro fator a ter em mente é a localização do ambiente, pois pode ser complexo transportar um colchão grande para um espaço difícil de acessar, como um com portas pequenas ou escadas estreitas. No entanto, uma maneira simples de evitar problemas em potencial é comprar um colchão tipo "Bed in the Box", que é enviado em um tamanho menor para expandir posteriormente para o seu tamanho completo assim que a embalagem for removida.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 3 de 10
Rural Hostel / atelier Rua. Image © Francisco Nogueira

Em salas pequenas, considere soluções de economia de espaço

Também é importante saber que existem outras maneiras de liberar espaço valioso além de reduzir o tamanho do colchão, especialmente em espaços apertados e estreitos. Nesse sentido, camas de parede, também chamadas de Hideaway ou Murphy, podem ser bastante úteis. Não importa o tamanho do colchão, com o sistema certo, eles podem se dobrar fora de vista e desaparecer quando não estão em uso. Isso resulta em um espaço significativamente maior para adotar outros usos (como um escritório ou uma sala de TV) ou simplesmente para facilitar a circulação durante o dia.

Muito se resume à preferência pessoal

Embora as qualidades relacionadas ao espaço influenciem bastante a escolha da cama, a conveniência, o gosto pessoal e o estilo de sono também desempenham um papel importante. Um adolescente pode querer uma cama empilhada ou extensível para receber amigos, enquanto crianças menores podem estar inclinadas a beliches ou camas que também funcionam como espaços de brincadeira. Ao mesmo tempo, independentemente do tamanho do quarto, alguns podem optar por uma cama menor para priorizar mais espaço, enquanto outros podem optar por sacrificar espaço para um colchão maior. O estilo de dormir também pode ser levado em consideração; Se um usuário tende a se enrolar durante o sono, uma cama grande pode não ser tão necessária para os que dormem que geralmente se espalham. De qualquer forma, no entanto, deve haver espaço suficiente para dormir e viver confortavelmente, se isso envolve um colchão menor ou maior.

Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 4 de 10
Guararema House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok
Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo - Imagem 5 de 10
RR House / LADO Arquitectura e Design. Image © Francisco Nogueira

Para vários tamanhos e estilos de cama, visite a ampla gama disponível no catálogo do Architonic.
Publicado originalmente em 16 de agosto de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Guia de camas: 5 dicas sobre como escolher o colchão do tamanho certo" 21 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987337/guia-de-camas-5-dicas-sobre-como-escolher-o-colchao-do-tamanho-certo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.