MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland

O Museu de Arte de Portland e os arquitetos da Dovetail Design Strategists anunciaram quatro renomados escritórios de arquitetura pré-selecionados para a unificação e expansão do novo campus do Museu de Arte de Portland, no coração do centro de Portland, Maine. Sob o tema "Arte para Todos", a missão, visão e compromisso do PMA com a sustentabilidade e diversidade, equidade, acessibilidade e inclusão foram a base da proposta de valor que norteou a unificação e expansão do museu, visando "refletir um desafio aos museus e instituições culturais para fazer mais, criar centros de pertencimento e promover mudanças sociais".

MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 2 de 5MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 3 de 5MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 4 de 5MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 5 de 5MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Mais Imagens

As equipes foram obrigadas a demonstrar uma compreensão do desafio, dedicação aos ideais do museu, um trabalho relevante e a ilustrar "De que forma a arquitetura de um museu pode promover a equidade?". O concurso incluiu submissões de 104 equipes provenientes de 20 países, incluindo Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Finlândia, Japão, México, Espanha, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido, mostrando a "diversidade de experiências e registros de inovação representados nas submissões". 

MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 2 de 5
L’Angolo Estate / LEVER Architecture. Imagem © Jeremy Bittermann

O quarteto selecionado é composto por: Adjaye Associates com a KMA, Michael Boucher Landscape Architecture, Atelier Ten e 2x4; LEVER Architecture com Unknown Studio, Chris Newell - Akomawt Educational Initiative, Openbox, Once-Future Office, Atelier Ten e Studio Pacifica; MVRDV com STOSS, o Institute for Human Centered Design, Pentagram, Atelier Ten e DVDL; e Toshiko Mori Architect + Johnston Marklee + Preston Scott Cohen com Hargreaves Jones, Cross Cultural Community Services, WeShouldDoItAll, Buro Happold Consulting Engineers e Arup.

MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 4 de 5
Torre Grotius / MVRDV. Imagem © Daria Scagliola

Foi vital para nós, como membros do Comitê de Seleção, garantir que o caráter único da região fosse considerado nas propostas. Portland e Maine são destinos internacionais e recebem orgulhosamente visitantes de todo o mundo, mas isto se deve a uma paisagem cultural reconhecida, evolutiva e renomada que deve ser elevada e sustentada através deste novo edifício de referência na competição. -- Kyo Bannai, membro da diretoria da PMA

MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 5 de 5
Nova residência artística no Senegal / Toshiko Mori. Imagem © Iwan Baan

As equipes selecionadas foram escolhidas pelo museu por sua "abordagem criativa e sensível, sua visão distintiva e a incorporação dos valores do PMA de coragem, equidade, serviço, sustentabilidade e confiança". Sua experiência coletiva com campus inovadores, projetos cívicos e culturais, e por sua profunda consideração das qualidades geográficas e demográficas de Portland e comunidades vizinhas.

MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland - Imagem 3 de 5
Biblioteca e Centro de Eventos Winter Park/ Adjaye Associates. Imagem © Dror Baldinger

O projeto de expansão e unificação visa unificar o campus do museu no centro da cidade através da construção de um novo edifício. Esta será a primeira expansão do museu em mais de 40 anos, adicionando 5.500,00 m² (60.000 ft²) de espaços flexíveis, comunitários, galerias e espaços públicos para receber de 300.000-500.000 visitantes por ano. O projeto vem como resultado do atual crescimento e diversificação da coleção do PMA, com recorde de público, pelo feedback da comunidade e novas oportunidades para garantir que a arte e a cultura estejam no coração do futuro do Maine.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV e Adjaye Associates estão entre os finalistas para a expansão do Museu de Arte de Portland" [MVRDV, Adjaye Associates, LEVER Architecture, and Toshiko Mori Shortlisted for the Portland Museum of Art Expansion] 19 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987269/mvrdv-e-adjaye-associates-estao-entre-os-finalistas-para-a-expansao-do-museu-de-arte-de-portland> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.