aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas

Manter viva a memória da arquitetura brasileira num país que pouco valoriza a profissão e que vem sistematicamente desmantelando as instituições e ferramentas de fomento e manutenção da cultura pode ser uma tarefa ingrata. É, porém, o desafio que se propõe o escritório aflalo/gasperini arquitetos, que acaba de lançar um acervo digital em comemoração aos seus 60 anos de história.

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 2 de 14aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 3 de 14aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 4 de 14aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 5 de 14aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Mais Imagens+ 9

Reunindo alguns dos projetos mais emblemáticos do escritório, produzidos entre 1955 e os dias de hoje, o acervo oferece gratuitamente acesso a desenhos técnicos, croquis, memoriais e fotografias de obras como a Galeria Matrópole em São Paulo, a proposta para o concurso internacional do edifício da Peugeout em Buenos Aires, o Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão, e o Citicorp Center na capital paulista.

Em entrevista exclusiva ao ArchDaily, os diretores Roberto Aflalo Filho, Felipe Aflalo Herman, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos falam sobre as motivações que levaram o escritório criar o acervo digitial, os planos para o futuro do arquivo e os desafios envolvendo a manutenção de um material dessa importância histórica, sobretudo num contexto de transferências de arquivos de arquitetura brasileira para o exterior. 

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 9 de 14
Galeria Metrópole. Foto de Gal Oppido. Image © Acervo aflalo/gasperini arquitetos

ArchDaily: Por que o escritório decidiu criar este arquivo digital? Há quanto tempo isso estava planejado e o que motivou esta decisão?

aflalo/gasperini arquitetos: A memória da arquitetura, a questão do acervo já era uma preocupação que vem desde os fundadores do escritório. Todo o histórico dos projetos, desde o concurso para a sede da Peugeot-Buenos Aires, que foi o projeto inicial do qual nasceu o escritório, os processos de pensar, os croquis, os desenhos executivos originais feitos à nanquim sempre foram bem documentados e armazenados. Nós temos uma casa, no bairro Moema em São Paulo, que armazena em caixa ou em tubos toda a documentação dos projetos feitos pela aflalo/gasperini arquitetos.

Nós já tínhamos tudo isso que ficou guardado por 60 anos nesse local que usamos como acervo físico. Desde 2010, a ideia de criar um projeto para compartilhar esse material já existia, porém aos 50 anos de idade o escritório mudou sua logomarca e optamos por registrar meio século de história no livro “A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini” – decisão que se comprovou assertiva após a publicação receber o Prêmio Jabuti, em 2012. Mas sim, compartilhar a memória é uma ideia que sempre esteve presente, desde a primeira geração de sócios, até a atual terceira geração, comandada por Roberto Aflalo Filho, Felipe Herman Aflalo, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos.

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 7 de 14
Tribunal de Contas SP. Foto de Gal Oppido. Image © Acervo aflalo/gasperini arquitetos

AD: O acervo digital reúne 19 projetos desenvolvidos entre 1955 e 2019 que contam a história — ou uma história — do escritório. Poderiam comentar como foi o processo de curadoria desses projetos?

a/g a: O processo de curadoria para o lançamento do Acervo Digital buscou projetos emblemáticos, seja pela história e curiosidade que possuem ou soluções arquitetônicas de vanguarda. Contamos com o apoio de Baba Vacaro, que foi convidada para ser a conselheira e curadora para os 60 anos, e junto com ela desenvolvemos um projeto audiovisual, também em comemoração à data. Os vídeos serão lançados ainda em 2022, próximo à Semana Criativa de Tiradentes.

Houve um processo de pesquisa que durou aproximadamente um ano, ao longo do qual levantamos em quais e quantas publicações os projetos foram publicados. Pedimos também aos quatro sócios diretores para listarem os 20 projetos que achavam mais relevantes. O processo de escolha para o conteúdo que está no site foi feito mediante o cruzamento das informações entre o que internamente era considerado importante e a quantidade de publicações onde os projetos foram divulgados.

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 6 de 14
Edifício Peugeot-Buenos Aires. Image © Acervo aflalo/gasperini arquitetos

Com essa lista definida, houve um processo de levantamento e análise dos arquivos físicos e digitais, qual a relevância de cada croqui e planta para contar o processo projetual de forma direta e concisa. Fizemos um processo de digitalização e tratamento desses desenhos e imagens que eram todos feitos à mão, antes dos anos 2000.

AD: Vocês planejam alimentar o acervo com novos projetos recentes? Ou, ainda, incluir outros projetos antigos?

a/g a: O acervo aflalo/gasperini arquitetos pretende ser um arquivo vivo (não um arquivo morto – nome comumente dado a materiais históricos). O acervo será atualizado de forma recorrente, seguiremos alimentando a plataforma com projetos antigos e recentes também. Os mesmos parâmetros iniciais serão mantidos, através de uma análise crítica de cada projeto e desenhos que serão disponibilizados.

AD: O acesso ao acervo digital é gratuito? O que é preciso fazer para acessar os arquivos completos dos projetos?

a/g a: O acesso ao acervo é gratuito e disponibilizamos alguns desenhos e croquis. Mediante um cadastro é possível fazer download de parte do material em alta resolução. Esse kit de imagens se restringe mais a desenhos e croquis e não a fotos, por uma questão de direitos autorais das fotografias. Nesse cadastro pedimos algumas informações, para entendermos qual o perfil das pessoas que se interessam pelo conteúdo, saber se são mais estudantes de graduação, mestrado ou profissionais atuantes no mercado e com isso direcionar cada vez mais o tipo de conteúdo a ser publicado.

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 8 de 14
Auditório Claudio Santoro. Foto de Gal Oppido. Image © Acervo aflalo/gasperini arquitetos

Disponibilizar este material é uma maneira de contribuir e fomentar pesquisas acadêmicas. A ideia é comemorar os 60 anos e compartilhar com a sociedade as histórias e curiosidades que interferem em cada projeto.

AD: Recentemente vimos a transferência de importantes acervos de arquitetura brasileira ao exterior — tanto em suporte físico como digital. Essas notícias são sempre acompanhadas de polêmicas e levantam questões como gastos com manutenção dos itens, ou mesmo a capacidade das instituições locais de acolhê-los apropriadamente. Como vocês enxergam a decisão de manter este importante arquivo de arquitetura no Brasil e abri-lo ao público? E quais são os planos para o futuro do acervo aflalo/gasperini arquitetos?

a/g a: O acervo trata exatamente de manter viva a história da arquitetura brasileira. É uma forma de perpetuar o processo projetual de prédios que fazem parte da cidade, logo, que contam sua história. Esses espaços têm uma relevância no dia a dia das pessoas, sejam moradores, trabalhadores ou mesmo pedestres que convivem de maneira mais indireta com os projetos.

Manter um acervo físico realmente é algo que exige dedicação. Hoje temos a casa mencionada, onde guardamos nossas memórias, com uma pessoa dedicada à organização, catalogação e cuidado de todo esse material, para que ele não se perca nem se deteriore. Claro que não somos especialistas em arquivos, mas estamos fazendo o melhor possível com as ferramentas que temos. No futuro, pode chegar um momento em que tenhamos de decidir entre fazer um grande investimento na manutenção do arquivo físico ou doá-lo a alguma instituição que tenha interesse em mantê-lo.

aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas - Imagem 10 de 14
Citicorp Center. Desenho de Gian Carlo Gasperini. Image © Acervo aflalo/gasperini arquitetos

De forma recorrente chegam contatos que nos fazem voltar às memórias, como no caso da comemoração dos 50 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde nos foi solicitado o material do Auditório Claudio Santoro (1977), para participar de um programa junto a TV Cultura. Recentemente, o Citybank nos pediu informações sobre o Citicorp-Paulista (1983) — o banco ocupa o prédio desde sua construção e fez o resgate do processo do projeto de arquitetura para escrever um livro. Então, esse acervo é de fato solicitado através de iniciativas de outras empresas, de outras áreas e exatamente por essas questões, entendemos que criar o acervo aflalo/gasperini arquitetos fazia muito sentido.

A plataforma digital foi uma solução para que o acervo se eternizasse e se tornasse acessível. É interessante que todas as vezes que abrimos a caixa de um projeto mais antigo há um encantamento no escritório! Existe uma certa emoção em você mexer em documentos do passado. A princípio estamos fazendo isso de uma forma interna e quem sabe num futuro próximo a gente consiga ou melhorar a estrutura ou trabalhar em parceria com alguma fundação que possa dar os devidos cuidados para essas peças originais.

Conheça o acervo aflalo/gasperini arquitetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "aflalo/gasperini arquitetos lança acervo digital gratuito com suas obras mais emblemáticas" 03 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987149/aflalo-gasperini-arquitetos-lanca-acervo-digital-gratuito-com-suas-obras-mais-emblematicas> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.