Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia

Atkins revelou o design final da nova Estação Ferroviária Centrailwayal de Nairóbi e do espaço público. O projeto amplia o edifício histórico da estação, uma das primeiras estruturas de pedra da cidade, para aumentar sua capacidade para mais de 30.000 passageiros por hora. As novas adições inspiram-se no passado, referenciando o “Boma”, um recinto comunitário enraizado na herança da cultura da África central. Construída para flexibilidade e adaptabilidade, a nova estação pretende tornar-se uma instalação funcional chave dentro da cidade, proporcionando aos seus cidadãos comodidade, paisagem e descanso.

Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 2 de 6Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 3 de 6Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 4 de 6Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 5 de 6Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Mais Imagens+ 1

A estação toma a forma de duas estruturas em forma de leque. Os telhados inspirados em Boma vão muito além das restrições da própria estação, estendendo-se sobre o espaço público que circunda a estação. Este conceito de “telhado grande, estação pequena” foi desenvolvido em resposta ao esperado crescimento de passageiros. Dessa forma, os espaços são priorizados em favor de áreas abertas e públicas ao invés de áreas de passagens e passageiros. Uma das vantagens deste conceito é a maior flexibilidade da estação, permitindo a expansão do espaço público durante os horários de pico de passageiros.

Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 4 de 6
Cortesia de Atkins

O projeto entende a estação como mais do que um hub de transporte. Além de gerenciar o acesso à ferrovia, a estação também incorpora um novo centro comercial, espaço público coberto com acesso à horta local e à biofilia e também áreas de encontro onde as pessoas podem se reunir, socializar e compartilhar suas experiências. O conceito que sublinha o design é a flexibilidade. Uma rede de espaços cria conexões em todo o local, garantindo que um número significativo de pessoas possa se deslocar com segurança.

À medida que os comportamentos, processos ou expectativas mudam, o edifício da estação é concebido para ter a capacidade de se adaptar também. Portanto, um layout eficiente e direto foi nosso ponto de partida para o planejamento operacional. Um espaço generoso e democrático no coração da cidade, o recinto da estação proporcionará um lugar único, aberto e acolhedor, protegido mas conectado com a cidade além. - Chris Crombie, diretor de projeto da Atkins.

Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 3 de 6
Cortesia de Atkins

A Cidade Ferroviária de Nairóbi e a Estação Central fazem parte de um projeto maior para reconstruir 425 acres do centro de Nairóbi. Em todo o mundo, mais e mais cidades estão entendendo a importância de desenvolver sistemas de transporte sustentáveis. Recentemente, a Europa adotou várias propostas que colocam o setor de transportes no caminho para uma redução de 90% nas emissões de carbono. Além disso, várias cidades vêm experimentando taxas variáveis para o transporte público em um esforço para promover a mobilidade sustentável, aliviar o tráfego e diminuir a desigualdade social.

Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia - Imagem 2 de 6
Cortesia de Atkins

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Atkins divulga projeto para a nova estação central de Nairóbi no Quênia" [Atkins Unveils Design for the New Nairobi Central Station in Kenya] 10 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986650/atkins-divulga-projeto-para-a-nova-estacao-central-de-nairobi-no-quenia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.