Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais

As florestas de eucalipto na Austrália são conhecidas por queimarem periodicamente. Essa também é uma forma de propagação das suas árvores, já que os frutos dessas espécies, conhecidos como “Gumnuts”, possuem uma camada isolante que é rompida com o calor do fogo. Ao se abrirem, banham o solo queimado com sementes, iniciando um processo de renovação da floresta. Glenn Murcutt, arquiteto australiano, tem uma obra enraizada na paisagem do país. A inovação de suas casas é que elas não negam a possibilidade dos frequentes queimadas, mas trazem elementos que as permitem controlá-los com o mínimo possível de perda. Em suma, as residências são construídas com envoltórias de materiais muito pouco inflamáveis, sempre contam com enormes reservatórios de água e com um “sistema de inundação” que possibilita que a edificação e seu entorno imediato sejam poupados em um incêndio florestal.

Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 3 de 6
Simpson - Lee House / Glenn Murcutt. Image © Anthony Brownell

No entanto, o que tem sido visto no país é que não são somente as florestas de eucalipto que tem queimado, mas também suas florestas tropicais, devastando grandes porções do território australiano. Infelizmente, o país não é uma exceção. Com o agravamento da crise climática, tem sido visto que os desastres naturais são mais frequentes e mais severos. E isso deve se intensificar no futuro, se nada for feito. Como arquitetos, há a possibilidade de mitigar isso?

Segundo o relatório mais recente do IPCC, o que parecia um futuro distópico já é nossa realidade. “Secas devastadoras, calor extremo e inundações recordes já ameaçam a segurança alimentar e os meios de subsistência de milhões de pessoas. Desde 2008, inundações e tempestades catastróficas forçaram mais de 20 milhões de pessoas por ano a deixarem suas casas.” Além da própria responsabilidade da indústria da construção civil de lutar contra as emissões de carbono, é inevitável que teremos que nos adaptar a um mundo em que teremos que ser mais resilientes. Segundo este relatório sobre o tema da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as redes de infraestrutura serão afetadas pelos impactos físicos da variabilidade e das mudanças climáticas, mas também desempenharão um papel essencial na construção de resiliência a esses impactos. Eventos extremos ilustram a extensão dessa exposição potencial. Nesta mesma linha, o IPCC estima que a adaptação às mudanças climáticas, apenas nos países em desenvolvimento, vai chegar a US$ 127 bilhões até 2030 e a US$ 295 bilhões até 2050.

Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 6 de 6
Skyscrapers in Dubai. Image © Badahos via Shutterstock

Superfícies permeáveis para controlar inundações

A urbanização intensa de grandes cidades pelo mundo impermeabilizou enormes quantidades do território e, muitas vezes, canalizou cursos d’água. Durante uma chuva intensa, é comum que os sistemas de drenagem não deem conta e que inundações ocorram, trazendo destruição, prejuízos e riscos de vida e doenças aos moradores. Se o prognóstico é que as chuvas fortes aumentem - e que o nível dos oceanos suba - é imprescindível trabalhar com maneiras de conviver com a água da melhor maneira possível. Lançado pelo NACTO (National Association of City Transportation Officials), o Urban Street Stormwater Guide ilustra uma visão de como as cidades podem utilizar um de seus melhores ativos (suas ruas) para abordar a resiliência e as mudanças climáticas enquanto cria espaços públicos aprazíveis, agregando valor social e econômico e protegendo os recursos através da reconexão com os processos ecológicos naturais.

RAIN(A)WAY, por sua vez, é uma empresa que desenvolve produtos para resolver os problemas de água urbana. Desenvolve modelos de ladrilhos cujo objetivo é armazenar água da chuva de maneira visível e original, permitindo que as superfícies atrasem a infiltração da água no solo ou nas infraestruturas urbana, reduzindo sua sobrecarga em um evento climático extremo. Há também materiais em potencial para abordar essas questões. Por exemplo, o AquiPor é um tipo de concreto permeável que permite que a água flua através dela infiltrando no solo, enquanto filtra a sujeira, os detritos e a poluição das partículas inerentes ao escoamento urbano das águas pluviais, gerenciando-a de maneira ecológica e eficiente. Além disso, o material utiliza um cimento inerentemente de baixo carbono que requer uma fração da energia e emite uma fração do CO2 do que o concreto tradicional.

Artifícios para reduzir o calor

Um dos aspectos mais desafiadores da crise climática será atender às crescentes demandas de resfriamento de uma maneira sustentável. Cabe dizer que resfriar edificações é muito mais complexo do que aquecer: qualquer forma de energia pode se transformar em calor, e nossos corpos e máquinas geram calor naturalmente, mesmo na ausência de sistemas de aquecimento ativos. O resfriamento não se beneficia igualmente da geração espontânea, tornando-o frequentemente mais difícil, mais caro ou menos eficiente de implementar. O ArchDaily cobriu algumas dessas estratégias no passado, focando especificamente em materiais que levam ao resfriamento passivo e técnicas de ventilação natural, como ventilação cruzada ou efeito chaminé.

Entrentanto, focar em envoltórias mais robustas e isoladas pode reduzir as demandas por resfriamento nas edificações. Há produtos que abrangem essa questão atualmente. Soldalit-Coolit é uma tinta sol-silicada inovadora, projetada para reduzir o aquecimento solar ao usar tons de cor escura. Os revestimentos com tecnologia Keim Coolit têm uma pigmentação específica e, portanto, absorvem claramente menos energia solar. Eles reduzem visivelmente a absorção térmica das superfícies da fachada e as tensões relacionadas à temperatura na estrutura de renderização são evitadas.

Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 4 de 6
Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima. Image © Nelson Kon

Outro artifício para os centros urbanos são as lajes jardins, que também auxiliam na absorção das chuvas. Para os ocupantes, a vegetação reflete a maior parte da luz solar direta em vez de absorvê-la, e a umidade presente no substrato impede o ganho de calor da estrutura, proporcionando economia de energia para o resfriamento. Em climas áridos, o aumento da inércia térmica aumentará o conforto, reduzindo as flutuações de temperatura nos interiores. Além disso, geralmente qualifica-se como um espaço verde potencialmente utilizável e extremamente agradável. Mas as vantagens não são apenas privadas. Especialmente em cidades grandes e densas, a criação de telhados verdes pode mitigar as ilhas urbanas de calor.

Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 5 de 6
Heat Reflecting Mineral Paint - Soldalit®-Coolit. Image Cortesia de KEIM

Reconstrução rápida e auto reparação

Ainda assim, infelizmente eventos climáticos severos devem ocorrer. Neste caso, é vital que as estruturas possam ser rapidamente reconstruídas e que a vida possa voltar ao normal, na medida do possível. Construções modulares e pré-fabricação funcionam bem para tal, permitindo que edificações sejam montadas em pouco tempo, com menor consumo de matéria-prima e maiores previsibilidades no processo.

Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 2 de 6
Espace Bienvenüe / Jean-Philippe Pargade. Image © Sergio Grazia

E a tecnologia também pode trazer inúmeras outras possibilidades que ainda nem podemos imaginar. Por exemplo, a possibilidade de concreto e asfalto de auto-repararem pode fazer com que as perdas e os inconvenientes sejam reduzidos sobremaneira.

Nunca é demais lembrar que a indústria da construção civil, além de tornar-se resiliente, tem um enorme papel para mudar o curso das mudanças climáticas. Materiais com menor pegada de carbono e / ou reciclados devem ser especificados sempre que possível. A janela de oportunidades para a ação climática está fechando rápido e, além de nos adaptarmos, devemos tomar decisões conscientes pensando no futuro.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro dos materiais de construção. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Materiais de construção para aumentar a resiliência frente aos desastres naturais" 27 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986546/materiais-de-construcao-para-aumentar-a-resiliencia-frente-aos-desastres-naturais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.