Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos

Em meio à diversidade programática e à experimentação, o escritório carioca gru.a é um alento aos que desejam se aventurar pelo campo ampliado da arquitetura. Formado pelos sócios Caio Calafate e Pedro Varella em 2013, gru.a demostra o potencial da profissão quando dialoga com outras disciplinas.

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 2 de 12Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 3 de 12Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 4 de 12Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 5 de 12Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Mais Imagens+ 7

Em menos de dez anos de história, o escritório se destaca por suas incursões em projetos pouco convencionais no mercado arquitetônico nacional, criações que incluem festivais de arte, expografias, intervenções temporárias, entre outros. Seja na passagem do tempo marcada pela topografia arenosa da instalação “A praia e vento” ou na adaptação de “Riposatevi” (repousai-vos), uma instalação de Lucio Costa, no museu de Niterói (MAC), os arquitetos materializam reflexões experimentadas por meio do corpo na obra. Nesse sentido, vale ressaltar que muito dessa cultura que esgarça os limites tradicionais da arquitetura surge também como espelho da personalidade dos seus fundadores, ambos com um extenso currículo que inclui publicações premiadas e projetos de investigação. Essa vertente educacional pode ser vista inclusive na forma como são apresentadas suas criações, respaldadas por textos densos e diagramas explicativos.

Além dos sócios, hoje a equipe conta com mais dois arquitetos, André Cavendish e Ingrid Colares. Apesar da projeção nacional e internacional, o gru.a mantém enxuto seu quadro de funcionários fixos, trabalhando em formato de associações com outros escritórios de acordo com a escala e demanda dos projetos.

Por sua inquietude criativa, o gru.a coleciona diversas premiações e concursos, das quais se destacam: o 1º lugar no concurso nacional de projetos para o Edifício Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa; o 1º lugar no prêmio anual do Instituto Tomie Othake Akzonobel 2019; 1° lugar no prêmio Reynaldo Roels Jr para instalações artísticas. Além disso, o escritório vem participando de mostras e exposições como a Bienal de Arquitetura de Veneza (Pavilhão do Brasil, 2018) e a Bienal Ibero-americana de Arquitetura (2019). Em 2019 o gru.a foi selecionado entre os 10 finalistas do Prêmio Début, concedido pela Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Conheça a seguir uma seleção de obras do gru.a:

Pavilhão Videiras / gru.a

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 5 de 12
Pavilhão Videiras / gru.a © Federico Cairoli

Instalação A Praia e o Tempo / gru.a

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 7 de 12
Instalação A Praia e o Tempo / gru.a. © Rafael Salim

Projeto Expográfico “Raio que o parta: Ficções do moderno no Brasil” / gru.a + Juliana Godoy

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 12 de 12
Projeto Expográfico “Raio que o parta: Ficções do moderno no Brasil” / gru.a + Juliana Godoy. © Rafael Salim

Caracol Bar / gru.a

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 10 de 12
Caracol Bar / gru.a © Dudu Magalhães

Instalação Riposatevi / gru.a

Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos - Imagem 4 de 12
Instalação Riposatevi / gru.a © Rafael Salim

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Arquitetura no campo ampliado: conhecendo a obra de gru.a arquitetos" 30 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986539/arquitetura-no-campo-ampliado-conhecendo-a-obra-de-gr-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.