Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda

O escritório de arquitetura holandês Mecanoo revelou seu projeto para o conjunto de arranha-céus mais alto da cidade de Haia, na Holanda. Apelidado de "The Grace", o projeto consiste em duas torres, uma de 150 metros de altura e outra de 180 metros. O projeto residencial vem como uma resposta à crescente demanda por moradias populares, além de promover um maior senso de comunidade.

Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 2 de 6Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 3 de 6Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 4 de 6Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 5 de 6Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Mais Imagens+ 1

Com mais de 1.400 propriedades de aluguel social e uma ampla gama de instalações comuns, "The Grace" atende à necessidade de moradia acessível. Como a população de Haia deverá crescer consideravelmente nos próximos vinte anos, de 525.000 habitantes para mais de 625.000, o município está incentivando o adensamento urbano dentro do Distrito Central de Inovação (CID), uma área triangular delimitada pelas três estações de trem da cidade.

Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 3 de 6
Cortesia de Mecanoo

O conjunto de duas torres será assentado sobre uma base de sete andares, formando uma composição harmoniosa com variações sutis de elementos de fachada aberta e fechada, extremidades transparentes e arredondadas, com diferente materialização e paleta de cores. A base apresenta espaços comerciais, como restaurante e áreas de trabalho no térreo, enquanto seus níveis superiores abrigam habitações, escritórios e instalações comuns. Galerias são adicionadas em todos os lados do complexo para oferecer proteção contra vento e chuva, criando locais abrigados para pedestres e visitantes. A base se abre para o bairro de Schipperskwartier e para o novo parque à beira-mar ao longo do canal Trekvliet na forma de um jardim verde elevado, oferecendo aos membros da comunidade espaços públicos dinâmicos.

Um hall "transparente" funciona como o coração do complexo, proporcionando aos moradores áreas de trabalho e de reunião, um balcão de recepção para visitantes e uma visão geral das atividades nos espaços de coworking circundantes. O senso de comunidade é reforçado por pátios compartilhados e jardins na cobertura, cozinha comunitária, instalações esportivas, cinema, bicicletas compartilhadas e carros elétricos.

Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 2 de 6
Cortesia de Mecanoo

"The Grace" está sendo construído em Rijswijkseweg e tem vista para o canal Trekvliet, que será transformado em um parque à beira-mar para pedestres e ciclistas nos próximos anos. Além das torres, também está sendo construída a ciclovia Velostrada, que ligará Haia às cidades vizinhas.

Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda - Imagem 6 de 6
Cortesia de Mecanoo

A Movement Real Estate e o Grupo Van Deursen tomaram a iniciativa de desenvolver duas torres residenciais com Mecanoo dentro de uma dessas zonas prioritárias do CID, perto da Estação Hollands Spoor e do centro de Haia. O projeto será realizado entre 2022 - 2025, com a ajuda da ARUP nas atividades de engenharia estrutural, consultoria de instalações e física dos edifícios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda" [Mecanoo Designs Soon-to-be Tallest High-Rise in The Hague, the Netherlands] 11 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986389/mecanoo-projeta-o-arranha-ceu-mais-alto-de-haia-na-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.