Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo

O escritório de design e inovação CRA - Carlo Ratti Associati divulga o resultado de sua Visão Urbana e Programa Urbano para a Manifesta 14, a Bienal Nômade Europeia em Prishtina, Kosovo, entre 22 de julho e 30 de outubro de 2022. O projeto do CRA propõe uma nova metodologia para a recuperação do espaço público na cidade. Ele começa com uma série de intervenções de design abertas para incentivar a participação do cidadão e promover ciclos de feedback para criar efeitos a longo prazo no ambiente construído. Durante o século 20, mudanças de regime e confrontos políticos trouxeram turbulência considerável para Kosovo e suas cidades. Como resultado, Prishtina sofre atualmente com uma escassez substancial de espaço público, mas um grande grupo de moradores desprivilegiados está ansioso para reverter essa situação.

Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 2 de 7Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 3 de 7Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 4 de 7Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 5 de 7Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Mais Imagens+ 2

CRA e Manifesta 14 propõem uma metodologia experimental para criar inovação urbana inclusiva em resposta a esta situação. Esta metodologia prática de “urbanismo de código aberto” é baseada em uma série de intervenções, temporárias e permanentes, desenvolvidas com uma abordagem participativa baseada no feedback dos cidadãos. Na primeira fase, o CRA mapeou a cidade para identificar locais significativos social e culturalmente. Nesta fase, o estúdio se uniu ao MIT Senseable City Lab para usar a análise de inteligência artificial para formar uma paisagem digital da cidade. Os dados podem ser acessados através da solicitação de pesquisadores no espírito do urbanismo de código aberto.

Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 4 de 7
© Ivan Erofeev

Na segunda fase, são realizadas reformas ou intervenções temporárias para demonstrar como os locais, muitos deles anteriormente comprometidos, podem ser recuperados por e para os cidadãos de Prishtins. São intervenções de baixo custo programadas para um período curto, mas com intenção especulativa. Os moradores são convidados a “votar com os pés”, decidindo se essas intervenções devem ser permanentes, modificadas ou descartadas. Por fim, serão realizadas sessões de avaliação para facilitar a evolução acelerada da cidade.

Cidades por todo o mundo estão passando por um momento extraordinário, marcado por crises, mas também com potencial para o renascimento. Diante de uma situação sem precedentes durante o primeiro surto da pandemia de Covid-19, funcionários do governo local foram forçados a fazer experimentos urbanos ousados para responder com mais eficiência às necessidades das pessoas.

Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 2 de 7
© Ivan Erofeev

Essa metodologia foi aplicada na construção do Corredor Verde, uma antiga via férrea de 1,3 quilômetro, que costumava ser repleta de carros abandonados e lixo. O caminho de pedestres recentemente transformado, com bancos e vegetação, liga dois locais de destaque da Manifesta 14: o Palácio da Juventude e Esportes e a Fábrica de Tijolos. A passarela foi redesenhada em apenas vinte dias de trabalho, abordando o debate sobre como sanar o problema de baixa acessibilidade de pedestres da cidade. Uma abordagem circular assegura que todos os elementos do corredor sejam facilmente removíveis e reutilizáveis em outros locais.

Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo - Imagem 6 de 7
© Ivan Erofeev

Outras intervenções urbanas foram realizadas pelo CRA em 2021 e foram integradas ao tecido social de Prishtina de diferentes maneiras. Por exemplo, a antiga Biblioteca Hivzi Sulejmani, cujos portões externos foram recuperados de um estacionamento ilegal em junho do ano passado, foi transformada em uma instituição cultural permanente, o Centro de Prática Narrativa. A antiga Fábrica de Tijolos, inicialmente convertida em ‘sala de estar urbana’, foi transformada em um Centro de Aprendizagem Eco Urbano temporário, inaugurado junto com a Bienal. Esses projetos mostram como o “urbanismo de código aberto” pode promover mudanças dentro de diferentes prazos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo" [Carlo Ratti Associati Joins Manifesta 14 to Design Urban Interventions in Prishtina, Kosovo] 29 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986011/carlo-ratti-junta-se-a-manifesta-14-para-projetar-intervencoes-urbanas-em-kosovo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.