Por que devemos criar cidades para crianças

Por que devemos criar cidades para crianças - Imagem 1 de 5
Foto © Hiroyuki Oki

No livro Design of Childhood, a arquiteta e pesquisadora Alexandra Lange afirma que crianças foram consideradas não-pessoas durante quase toda a história da arquitetura da Arquitetura antiga e moderna, sendo excluídas dos processo de criação dos espaços urbanos e interiores. Esse processo acarretou e ainda vem acarretando diversos problemas quando as crianças atingem a idade adulta, já que essas crianças cresceram constantemente vigiadas pelo medo do movimento e dos olhos dos adultos.

Um relatório recente da Arup, consultoria em planejamento e engenharia, foram identificados cinco desafios para as crianças urbanas: trânsito e poluição; arranha-céus e expansão urbana; crime, medos sociais e aversão ao risco; isolamento e intolerância; e acesso inadequado e desigual à cidade.

Por que devemos criar cidades para crianças - Imagem 2 de 5
Foto © Federico Cairoli

Mas em bairros urbanos ao redor do mundo, o design amigo da criança está ganhando força: desde projetos liderados pela comunidade, usando tintas e vasos para enfrentar rotas perigosas para escolas e playgrounds, até políticas de toda a cidade reimaginando políticas habitacionais e bairros para crianças.

Infância limitada

Considere o que é preciso para uma criança se tornar um adulto. Entramos em nossas vidas em um estado de total dependência de pessoas maduras.  A jornada da primeira para a última deveria ser de independência em expansão gradual. Os pais não devem apenas proporcionar experiências para seus filhos, orientando-os entre a escola e as brincadeiras e o treino de futebol; eles devem deixar seus filhos explorarem e descobrirem experiências por si mesmos. Mas a infância moderna no mundo inteiro é cada vez mais limitada.

Tim Gill, autor de “Urban Playground: How Child-Friendly Planning and Design Can Save Cities” cita como evidência um mapa que descreve os fluxos de crianças ao longo de quatro gerações de uma família em Sheffield, Inglaterra. Em 1919, aos 8 anos, o bisavô podia vagar até um lago de pesca que ficava a dez quilômetros de sua casa. Em 2007, seu bisneto de 8 anos só conseguia andar até o final da rua – e isso é mais liberdade do que muitas crianças de 8 anos têm hoje em dia.

Os habitats humanos moldam as crianças de maneiras que não apreciamos. — Tim Gill

Gill se interessou pela primeira vez em design urbano amigo da criança em 1994. Foi quando ele começou a trabalhar para o grupo de defesa londrino Children’s Play Council – agora chamado Play England – e começou a perceber o quão profundamente a infraestrutura da cidade pode atrapalhar a infância.

É tentador culpar a natureza altamente vigiada da infância moderna a pais neuróticos demais para deixar seus filhos fora de vista. Mas, de acordo com Gill, o bloqueio gradual das crianças é em parte um reflexo do ambiente construído que elas ocupam. Em sua opinião, é errado culpar os pais por não deixarem seus filhos sair quando isso muitas vezes não é seguro.

Por que devemos criar cidades para crianças - Imagem 5 de 5
Cidade de Vauban na Alemanha. Fonte: Themayor.eu

Os desafios de criar filhos em uma cidade não se limitam aos riscos físicos. De acordo com Hannah Wright, urbanista que estuda design para crianças, a grande maioria do espaço público simplesmente não foi construída com as crianças em mente. Durante a rápida urbanização do século 20, muitas cidades foram projetadas para as pessoas que as construíam: homens saudáveis ​​que normalmente não cuidavam de crianças.

Isso criou todos os tipos de obstáculos persistentes para as crianças e seus cuidadores: pense em plataformas de metrô acessíveis apenas descendo um lance de escadas – não é fácil com um carrinho de bebê) ou rotas de ônibus que não fazem sentido para alguém que deixa a criança na  escola no caminho do trabalho.

Crianças e cidades

Em seu livro, Lange citou maneiras de melhorar a vida das famílias na cidade: reduza a velocidade dos carros, crie ruas estreitas, adicione mais árvores, especialmente em desertos sombreados. Colocar locais voltados para a família próximos ajudaria a criar rotas fáceis entre eles – e poderia permitir que eles se alimentassem um do outro. Se uma criança pode correr com segurança em um playground próximo enquanto seus pais fazem uma aula de ginástica no centro comunitário, por exemplo, não há necessidade de contratar uma babá.

Já na visão de Gill, a cidade ideal para crianças seria algo como Vauban, um distrito de Freiburg, na Alemanha. Poucos de seus cerca de 5.000 moradores possuem carro, e aqueles que o possuem devem estacioná-lo em um estacionamento nos arredores da cidade. Um bonde e uma densa rede de caminhos para ciclismo e caminhada cruzam o bairro.

Por que devemos criar cidades para crianças - Imagem 4 de 5
Foto © Hiroyuki Oki

A habitação multifamiliar deixa muito espaço para recreação e convívio. E com pouco trânsito, os pais não precisam encurralar as crianças em parquinhos fechados. Em vez disso, estruturas lúdicas, como balanços e escorregadores, estão espalhadas por toda a cidade, permitindo que as crianças convivam com seus colegas moradores da cidade.

É claro que demolir cidades existentes e erguer outras para crianças em seu lugar não é viável. Mas os planejadores urbanos têm muitas maneiras de trabalhar com o que têm. Gill sugere avaliar bairros individuais para crianças – há muitos lugares para as crianças irem? Eles podem chegar até eles com segurança? – e fazer as mudanças de acordo.

As cidades podem pilotar intervenções antes de implementá-las de forma mais ampla. Rotterdam, uma cidade a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Amsterdã, fez exatamente isso. Depois que uma pesquisa de 2006 descobriu que era o pior lugar na Holanda para criar uma criança, a cidade lançou o Child Friendly Rotterdam; a intervenção se concentrou principalmente em renovar um único bairro, Oude Noorden, reconfigurando ruas para diminuir ou desencorajar o tráfego e tornar os espaços públicos mais agradáveis para as crianças.

Por que devemos criar cidades para crianças - Imagem 3 de 5
Imagem via Tabulla

Como queremos formar os adultos do futuro que pensem as cidades de maneira consciente se na infância elas não tiveram essa vivência? Será que porque não seremos crianças pra sempre devemos simplesmente pensar o mundo só para adultos?

Se conseguirmos construir uma cidade de sucesso para as crianças, teremos uma cidade de sucesso para todos. — Enrique Penalosa

Se você tem interesse em desenvolver um trabalho voltado para crianças, conheça os Nichos de “Educadores da Criação” e “Design para a Infância” do Guia Nichos do Futuro.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Por que devemos criar cidades para crianças" 06 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985631/por-que-devemos-criar-cidades-para-criancas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.