Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono

A Vantem é uma empresa startup de construção, que fabrica casas de alta eficiência, neutras em carbono, a custos competitivos e baixo carbono incorporado. Recentemente participou de uma rodada de investimentos da Série A da empresa Breakthrough Energy Ventures, fundada por Bill Gates. As casas neutras em carbono, edifícios que produzem tanta energia quanto consomem, são tipicamente mais baratas do que as casas padrão. Ainda assim, eles geralmente envolvem altos custos de construção, pois exigem tecnologia e engenharia de construção avançadas. A Vantem pretende mudar esta dinâmica através do emprego de tecnologia de construção modular.

Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 2 de 5Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 3 de 5Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 4 de 5Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 5 de 5Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Mais Imagens

Os módulos são feitos de grandes painéis estruturais. A tecnologia conta com alto isolamento embutido, proporcionando uma envoltória térmica eficiente. Os painéis são feitos de materiais refratários, o que os torna resistentes a altas temperaturas e protege as estruturas contra incêndios. A empresa informa que as unidades modulares resultantes são resistentes a furacões e terremotos. Este sistema simplifica a construção e reduz custos e prazos de entrega, além de se adequar a várias regiões e climas.

Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 3 de 5
Cortesia da Vantem

A construção, neste setor, é a que tem menos inovação e ganhos de produtividade, e é uma das maiores fontes diretas e indiretas de emissões de carbono. Ao mesmo tempo, habitação acessível é uma necessidade global que deve ser abordada, mas se construirmos com métodos tradicionais, resolveremos um problema apenas para piorar outro. Na Vantem, estamos comprometidos em enfrentar ambos os desafios em escala global. - Chris Anderson, CEO da Vantem.

A empresa surgiu na América do Sul e no Caribe. Após um longo período de testes, aprovação de código e construção de provas do conceito, implantou seu sistema em mais de três milhões de pés quadrados de espaço de moradia em países como Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, além dos países do Caribe. A empresa faz parceria com desenvolvedores locais em cada local para construir novas fábricas. A empresa planeja construir 15 fábricas nos EUA nos próximos sete anos, cada uma capaz de produzir um milhão de metros quadrados de casas por ano.

Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono - Imagem 2 de 5
Cortesia da Vantem

De acordo com a Breakthrough Energy Venture, anualmente cerca de 51 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa são adicionados à atmosfera, retendo calor e elevando as temperaturas globais. A única maneira de evitar os piores impactos das mudanças climáticas é parar de adicionar gases de efeito estufa até 2050. A empresa é fundada na crença de que as inovações em todos os campos da indústria são a solução para substituir as ferramentas de produção de gases de efeito estufa das quais dependemos atualmente por um novo conjunto, poderoso o suficiente para dar a todos no mundo acesso a energia limpa, confiável e acessível.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Startup Vantem, financiada por Bill Gates, está construindo casas econômicas e neutras em carbono" [Vantem, a Startup Founded by Bill Gates, is Building Cost-Effective Net Zero Housing] 21 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985533/startup-vantem-financiada-por-bill-gates-esta-construindo-casas-economicas-e-neutras-em-carbono> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.