"Quando o aprendizado é pelo computador, os cinco sentidos não são explorados": entrevista com Ana Goes Monteiro

"Quando o aprendizado é pelo computador, os cinco sentidos não são explorados": entrevista com Ana Goes Monteiro - Imagem 1 de 2
Escola de Arquitetura da University of Illinois Urbana-Champaign. Via arch.illinois.edu

A pandemia de Covid-19 escancarou as mazelas da sociedade brasileira, deixou ainda mais clara a desigualdade social e isso reverberou de forma muito acentuada na educação. As aulas foram suspensas e o ensino remoto virou uma realidade vivida de diferentes formas pelos estudantes ao redor do país, com a falta de acesso e oportunidades ainda mais gritantes. No episódio 46 do Betoneira Podcast, a convidada é a arquiteta e professora Ana Goes Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), para falar sobre a importância do ensino presencial nas faculdades de arquitetura e urbanismo.

Quando o aprendizado é intermediado apenas pelo computador, os cinco sentidos não são explorados e isso afeta negativamente a definição projetual dos futuros arquitetos.

Durante a conversa, Ana destacou as dificuldades que alguns alunos possuem em relação ao acesso à banda larga e computador, gastos com internet e energia, entre outros fatores que prejudicam o dia a dia da aprendizagem.

A docente pontuou que o ensino à distância (EAD) se tornou uma possibilidade de ampliação dos negócios para as instituições privadas, com o discurso de que é mais flexível, inclusivo e até mais barato. O que se vê na prática, no entanto, são problemas que vão desde a precarização do trabalho dos docentes, alunos sendo monitorados por robôs, e a suposição de que ambas as partes, alunos e instituições de ensino, tenham uma excelente internet, o que está longe de ser uma realidade.

Arquitetura é espaço, é materialidade. O que está no papel, a gente chama de projeto, mas o que vivenciamos é o espaço. Os alunos precisam estar nas cidades para aprender na prática.

Em um esforço conjunto para intensificar a discussão sobre a importância da valorização do ensino do arquiteto e urbanista, instituições como a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da qual Ana é presidente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABsp), lançaram a campanha "Nós projetamos o futuro". Confira todos os detalhes e saiba como participar das ações e agendas coletivas no site do CAU-SP.

"Quando o aprendizado é pelo computador, os cinco sentidos não são explorados": entrevista com Ana Goes Monteiro - Imagem 2 de 2
Arquivo pessoal de Ana Goes Monteiro

Ouça a entrevista.

Sobre este autor
Cita: Betoneira. ""Quando o aprendizado é pelo computador, os cinco sentidos não são explorados": entrevista com Ana Goes Monteiro" 10 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985091/quando-o-aprendizado-e-pelo-computador-os-cinco-sentidos-nao-sao-explorados-entrevista-com-ana-goes-monteiro> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.