MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal

Um consórcio internacional liderado pelos escritórios MVRDV e OODA, em colaboração com LOLA, Thornton Tomasetti, A400 e LiveWork, foi selecionado para projetar um bairro ecológico na cidade de Matosinhos, Portugal. O consórcio pretende criar um projeto urbano de grande envergadura, transformando a antiga refinaria da Galp Energia em um bairro verde e inovador, com habitação, um campus universitário e um grande parque. O projeto servirá de catalisador para um futuro mais verde, atraindo uma nova população para a cidade.

MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 2 de 4MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 1 de 4MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 3 de 4MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 4 de 4MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Mais Imagens

Fundada em 1970, a refinaria está instalada em Matosinhos, nos arredores do Porto, e fora importante para a economia local desde a sua inauguração até ao seu desmantelamento, em meados de 2021. A intenção agora é transformar o local em um distrito de consciência ambiental e inovação, aproveitando sua localização geográfica e preservando partes de seu patrimônio industrial.

MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 2 de 4
© Walter Branco

O projeto fará a ponte entre o passado e o presente, dotando o patrimônio industrial de um novo propósito. Segundo o sócio-fundador do MVRDV, Winy Maas, a equipe pretende criar uma área na cidade que não seja apenas ambientamente inteligente e atraente para viver e estudar, mas também também rico em vegetação e respeitoso com o passado industrial.

Temos um plano para uma cidade dentro da cidade de Matosinhos, com uma gênese local que valoriza a localização única do local ligado ao Oceano Atlântico através de uma bela praia, mas também perto das pessoas — locais e de fora. Impregnados pela cultura local, queremos projetar esta cidade do futuro com uma consciência global de sustentabilidade que se traduz na renaturalização do lugar, resgatando espécies autóctones e ambientes naturais, ao mesmo tempo em que reaproveita o patrimônio industrial existente e instala tecnologia de ponta. Isso não apenas permitirá a produção de energia verde, mas também criará um espaço urbano resiliente sem precedentes. — Rodrigo Vilas-Boas, Sócio do OODA

MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal  - Imagem 3 de 4
© Walter Branco

A equipe multidisciplinar propõe uma infraestrutura verde que restabelece a relação com a paisagem local. A nova cidade será desenvolvida em etapas, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Universidade do Porto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV e OODA são selecionados para transformar antiga refinaria em uma cidade ecológica em Portugal " [MVRDV and OODA Selected to Transform Historic Refinery into an Eco City in Portugal] 30 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984578/mvrdv-e-ooda-sao-selecionados-para-transformar-antiga-refinaria-em-uma-cidade-ecologica-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.