Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini

De certa forma, mobiliários clássicos são como uma mistura entre uma obra de arte e uma barra de ouro: investimentos seguros que geralmente aumentam em valor com o tempo. Em nossa segunda seleção de ícones de design do século XX, desta vez apresentamos Ray e Charles Eames, Marcel Breuer, Arne Jacobsen e Mario Bellini, com algumas peças de móveis do século passado que permanecem mais modernas hoje do que nunca, em termos de design e conforto. Saiba mais sobre isso na Plataforma Architonic..

Ray e Charles Eames

"Sempre que uma ou mais coisas são conscientemente reunidas de uma maneira que possam realizar algo melhor do que poderiam ter realizado individualmente, isso é um ato de design", disse o designer e arquiteto americano Charles Eames (1907-1978). A citação é adequada em relação à sua cadeira de plástico, que ele apresentou em 1948 como parte do concurso de 'Design de móveis de baixo custo' do MoMA, juntamente com sua parceira de vida, Ray (1912-1988). A peça, com sua concha de assento de fibra de vidro, foi lançada no mercado em 1950 e foi a primeira cadeira de plástico a ser produzida em série.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 6 de 13
Uma cadeira para cada situação é a cadeira lateral de Eames, disponível em variações incontáveis© VITRA

Esta foi minha primeira compra de design, em 2016, no mesmo ano em que a Vitra - a empresa que fabrica a cadeira atualmente - ajustou a altura do assento para combinar melhor com as mesas contemporâneas, elevando a estrutura em 20 mm. Pude escolher entre as duas versões, o que, olhando para trás, foi um privilégio, pois hoje apenas o tamanho adaptado está disponível. Tão conhecida quanto, embora muito longe da cadeira de plástico em termos de preço, foi a cadeira lounge da dupla, desenvolvida em 1956, como uma atualização das clássicas cadeiras inglesas de clubes. As Lounge Chair são mais modernas, confortáveis, elegantes e também mais leves. Hoje, elas são fabricadas por duas empresas, na Europa pela Vitra e nos EUA, por Herman Miller. Atualmente, o casal Eames é conhecido por mais do que apenas seus clássicos de design do século XX. No início de junho, a marca Reebok lançou uma coleção de calçados colaborativo sob o lema 'Design de meados do século encontra o estilo retro dos anos 80' - a primeira colaboração das duas marcas. Então, um Eames para usar em vez de sentar.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 10 de 13
Provavelmente a cadeira de lounge mais conhecida de todos os tempos é a cadeira Eames Lounge, aqui com Ottoman © Herman Miller

Marcel Breuer

Em 1925, com apenas 23 anos, o arquiteto modernista e designer de móveis húngaro Marcel Breuer (1902-1981) foi nomeado gerente de oficina na Bauhaus Dessau. Supostamente inspirado por um guidão de bicicleta, foi ali que iniciou seus primeiros experimentos com aço tubular - o que resultaria em, entre outras coisas, a lendária Wassily Chair, hoje produzida pela Knoll International. Inicialmente intitulada B3, a poltrona minimalista foi mais tarde renomeada para homenagear o artista - e colega de Breuer na Bauhaus - Wassily Kandinsky, para cuja sala ele desenvolveu a cadeira. A Wassily Chair incorpora perfeitamente a ideia de design democrático da Bauhaus: é adequada para produção em massa, leve e estável. Juntamente com a cadeira Cesca (também conhecida como S 32 e produzida por Thonet desde o início da década de 1930) foi projetada em 1928 - consistindo também em uma estrutura de aço tubular, mas com um assento e encosto feito de vime vienense - foi nomeado um dos mobiliários mais importantes do século XX pelo New York Times.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 11 de 13
A Wassily Chair é (re) nomeada em homenagem ao artista para quem foi projetado por Marcel Breuer© Knoll Int.

De 1937 a 1941, ele lecionou na Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, como seu professor Walter Gropius. E de seus ensinamentos emergiram grandes arquitetos americanos do modernismo, como o arquiteto Paul Rudolph. Breuer também é considerado pioneiro no Estilo Internacional, graças ao uso de vidro e aço no início de sua carreira arquitetônica. Mais tarde, ele se moveu na direção do concreto e do brutalismo. Longe de casas particulares e da leveza da Bauhaus, dos balanços e do estilo internacional, ele se transformou em um arquiteto que se concentraria predominantemente em concreto e uma arquitetura que evoluiu para uma linguagem formal do tipo cubista, que é considerada sua marca registrada.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 12 de 13
Projetada em 1925, a Wassily Chair é uma coringa no design de interiores © Knoll Int.

Arne Jacobsen

Uma conexão entre Arne Jacobsen (1902-71), o designer de produtos, arquiteto e pioneiro do funcionalismo internacional, e o cineasta Stanley Kubrick talvez não seja imediatamente aparente, mas a série de talheres de AJ de Jacobsen projetado para O SAS Hotel em Copenhague desempenhou um papel no filme de Kubrick em 1968 para o filme 2001: Uma odisseia no espaço. O trabalho de Jacobsen no SAS Hotel - onde ele não apenas projetou a arquitetura do hotel, mas também os interiores até os tapetes, talheres e cinzeiros - resultou em outros designs e provavelmente mais famosos, como Drop™, Egg™ e as Cadeiras Swan™, todas ainda produzidas, como então, pela empresa Fritz Hansen. Sua colaboração com o fabricante dinamarquês de móveis, bem como com a marca de iluminação dinamarquesa Louis Poulsen, começou na década de 1930.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 5 de 13
The AJ Cutlery de Arne Jacobsen, projetado em 1957 e ainda parecendo futurista © Georg Jensen
Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 8 de 13
A cadeira Swan ™ de Arne Jacobsen se encaixa nas áreas de lounge, além de salas de reunião e mesas de jantar© Fritz Hansen

O mestre do modernismo dinamarquês era notoriamente difícil quando se tratava de colaboração, mas também um homem de família amoroso e um amante da natureza. Com suas formas icônicas, o arquiteto e representante do funcionalismo europeu, Jacobsen deixou para trás uma rica obra de desenhos que são tão modernos hoje quanto eram quando foram criados. Os projetos originais de Jacobsen buscam preços altos em leilões nos dias de hoje.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 7 de 13
Parte do projeto Holístico SAS Hotel de Arne Jacobsen: The Egg ™ e The Swan Chair ™ © Fritz Hansen

Mario Bellini

Por último, falamos de Mario Bellini, ainda vivo hoje. Nascido em 1935, o arquiteto e designer venceu o Compasso D'Oro nada menos que 8 vezes. Em 2004, ele recebeu o prêmio de medalha de ouro do próprio presidente italiano, por sua contribuição para a promoção mundial de arquitetura e design. Um bom exemplo de seu trabalho pelo qual ele recebeu tantos prêmios é o sofá Camaleonda projetado para a B&B Italia. O sofá foi lançado pela primeira vez em 1970 e recebeu uma atualização em 2020, 50 anos depois de aparecer pela primeira vez. Agora é produzido de acordo com os padrões modernos de sustentabilidade com uma estrutura que se assemelha a um sanduíche cujas camadas desmontáveis são feitas de materiais reciclados e reutilizáveis.

Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini - Imagem 4 de 13
Mario Bellini projetou o sofá Camaleonda em 1970. Atualizado recentemente, está disponível hoje como uma versão sustentável © B&B Italia

Bellini, que se formou na Faculdade de Arquitetura Politécnica de Milão em 1959 e estudou com luminárias como Gio Ponti, também trabalhou por seis anos a partir de meados da década de 1980 como editor da Domus, a icônica revista de arquitetura italiana. Entre os produtores de seus projetos, além da B&B Italia, estão marcas como Cassina, Vitra, fabricante de máquina de escrever Olivetti, Yamaha e Renault. Ele trabalhou para essas empresas como consultor de design entre 1978 e 1982. Em 1987, foi homenageado com uma retrospectiva no Museu de Artes Modernas de Nova York. Além disso, muitos de seus projetos estão agora na coleção permanente do MoMA, bem como em outros museus de renome em todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Deister, Maria. "Interiores com ícones de design: Eames, Breuer, Jacobsen e Bellini" [Styling Interiors with Design Icons: Eames, Breuer, Jacobsen, & Bellini] 17 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984515/interiores-com-icones-de-design-eames-breuer-jacobsen-e-bellini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.