Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar

Viver em um ambiente urbano pode ser cansativo. Estilos de vida ocupados e competitivos deixam as pessoas atordoadas com os efeitos do estresse. Os indivíduos que vivem em áreas urbanas são mais propensos a desenvolver problemas de saúde mental e demonstram uma notória falta de conexão pessoal. Luzes rosadas e arranha-céus da cidade dividem espaço com o aumento dos níveis de estresse, colocando uma questão essencial aos arquitetos — como os espaços afetam o bem-estar?

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 2 de 12Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 3 de 12Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 4 de 12Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 5 de 12Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Mais Imagens+ 7

As soluções para o estresse têm surgido com urgência ao longo dos anos. A ioga, que significa "união", vem ganhando destaque como uma prática terapêutica que concilia o corpo, a mente e a alma. Filósofos argumentam que a paz interior pode ser alcançada em qualquer lugar, afinal, ela se encontra dentro de nós mesmos. Arquitetos e pesquisadores, entretanto, enfatizam o profundo impacto que nosso ambiente físico tem sobre nosso estado mental. Certamente, estender um tapete de ioga em um ambiente protegido parece mais agradável do que no meio da calçada na hora do rush.

Como a ioga, a arquitetura tem o poder de promover o bem-estar, a atenção e a conexão entre o corpo e seu entorno. O cuidado como uma prática de projeto tem como objetivo descobrir maneiras de criar espaços que desloquem os usuários para um estado de presença. Refletimos aqui sobre as tipologias espaciais sensíveis projetadas para promover qualidade física e mental: estúdios de ioga. 

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 12 de 12
The Space Between / Jordan Ralph Design. Image © Mark McGuinness

Os centros de ioga são projetados para promover relaxamento aos usuários através de suas práticas e espaço material. Mais do que uma forma de exercício, a ioga é vista como um processo de união com o corpo e de aumento da atenção. Alinhados com simplicidade, os estúdios de ioga criam lugares de paz recorrendo a uma série de fatores testados:

Luz

A luz é um elemento influente na arquitetura, convidando à vida e à presença nos edifícios. Historicamente, as estruturas sagradas utilizavam a luz para "iluminar" a alma junto com o espaço físico. Os arquitetos podem manipular padrões de luz e sombra para criar uma experiência atmosférica e até mesmo espiritual. A exposição à luz natural é reconhecida por qualificar a energia, o humor e o bem-estar de um usuário, ao mesmo tempo em que faz com que um espaço seja motivador.

Madeiguincho projetou o Garden Yoga Studio com o objetivo de capturar os níveis variáveis de luz natural através do tempo e das estações do ano. A estrutura simples foi projetada para imitar um templo, com espaços silenciosos e luz leve em movimento. Os materiais foram escolhidos para filtrar e regular a intensidade da luz do dia, mantendo uma conexão com o sol, essencial em muitas práticas de ioga.

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 6 de 12
Garden Yoga Studio / Madeiguincho. Imagem © Gonçalo Marrote
Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 7 de 12
Garden Yoga Studio / Madeiguincho. Imagem © Gonçalo Marrote

Cor

A psicologia das cores tem sido utilizada há muito tempo em projeto para compor percepções do espaço. Além de trazer conforto acústico, térmico e luminoso, as cores podem ditar fortemente as respostas emocionais e as experiências sensoriais. Ao projetar com foco no cuidado, os arquitetos tendem a recorrer às cores da natureza para criar ambientes pacificadores. Tons de branco, creme, bronze, azul e verde têm o poder de acalmar a mente e o corpo e fomentar uma sensação de descompressão.

The Space Between, projeto do Jordan Ralph Studio, apresenta interiores brancos serenos que instantaneamente trazem os usuários para o presente e os enviam para sua própria interioridade. Inspirado na Savasana, a postura final de uma prática, deixa os usuários à deriva para um estado meditativo. Para a carpintaria foi usada madeira de freixo irlandês branqueada, e as paredes foram pintadas de branco fosco para criar uma atmosfera antiga. "Eu queria que parecesse que havia profundidade e alma dentro das paredes do espaço", compartilha Jordan Ralph, Fundador e Diretor Criativo do escritório. O piso de concreto cinza e o espelho degradê se destacam do fundo branco, simbolizando o metafísico "entre momentos" da ioga.

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 2 de 12
The Space Between / Jordan Ralph Design. Imagem © Agata Stoinska
Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 8 de 12
The Space Between / Jordan Ralph Design. Imagem © Agata Stoinska

Materiais

Os materiais carregam a identidade de um espaço com suas características táteis e visuais. A sensação no tato pode fazer com que o usuário se sinta mais conectado ao seu ambiente. Os materiais podem engajar os sentidos através da experiência de seus atributos inerentes, influenciando na atenção de cada um. Materiais terrosos podem provocar uma ilusão de estar no colo da natureza e promover sensações mentalmente relaxantes.

Com o objetivo de criar uma aura tranquila, Nan Arquitectos projetou o Flow Yoga and Movement Studio para emular a natureza e a paz que ela transmite. Uma série de materiais e técnicas de construção foram usados para acrescentar calor e simplicidade ao espaço. Os materiais foram utilizados em seu estado bruto: madeira, concreto com imperfeições e tijolos assentados em estilo industrial aparente. A paleta de materiais reflete a crueza da ioga, e a relação pessoal que ela promove.

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 3 de 12
Flow Yoga and Movement Studio / Nan Arquitectos. Imagem © Iván Casal Nieto
Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 9 de 12
Flow Yoga and Movement Studio / Nan Arquitectos. Imagem © Iván Casal Nieto

Reclusão e privacidade

Quando implicados no projeto, a privacidade e a reclusão podem oferecer uma pausa dos indutores de estresse das rotinas diárias. A ideia de estar longe das condições de desencadeamento de reação pode servir de apoio aos esforços para o cuidado com a mente. Práticas meditativas como a ioga requerem um nível de intimidade influenciado pelo espaço para viabilizar uma maior sensação de conexão consigo mesmo e com seu entorno. A propriedade psicológica é também um fator crítico para se sentir bem-vindo e confortável em um espaço.

Yoga Deva, projetado por Blank Studio, oferece uma fuga das ruas de asfalto e edifícios comerciais que circundam o centro. Uma sequência interna de espaços vai progressivamente livrando o usuário das condições externas, conduzindo-o para uma prática de meditação. Luz, cor e textura são empregadas para criar uma atmosfera etérea que contrasta com as cenas cotidianas da cidade.

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 5 de 12
Yoga Deva / Blank Studio. Imagem © Bill Timmerman
Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 10 de 12
Yoga Deva / Blank Studio. Imagem © Bill Timmerman

Comunidade

A comunidade faz os espaços ganharem vida. As percepções do espaço são igualmente influenciadas por seus usuários e as interações entre eles. As pessoas e o lugar se unem para criar um ambiente de presença atenta. Quando se trata de saúde mental, uma comunidade com os mesmos interesses pode oferecer apoio, suporte e motivação. A energia unida transportada por indivíduos em uma sala carrega um ambiente positivo.

BOS|QA articulou seu projeto para Health Life Yoga em torno da ideia de comunidade - conexão consigo mesmo através da prática focada; conexão com os outros através da mentoria. O programa do estúdio é dividido entre áreas públicas e privadas, incentivando a interação ao mesmo tempo em que se esculpe um espaço protegido para a ioga. Como elemento central, foram colocados degraus próximos à entrada onde os usuários podem se encontrar fora das aulas. Os armários ficam sob os degraus, formando outro espaço de interação.

Elementos de uma arquitetura consciente podem construir condições ideais para a auto-reflexão e conscientização, nutrindo uma relação mais profunda com o ambiente construído. O bem-estar pode se encaixar em projetos de todas as escalas e programas para impactar estrategicamente a experiência humana. Ao invés de incorporar a infra-estrutura passiva, a arquitetura funcionar como uma ferramenta na batalha pelo bem-estar mental. Como a ioga, a arquitetura pode ser uma força unificadora entre pessoa e lugar.

Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 4 de 12
Health Life Yoga / BOS|UA. Imagem © Bruce Damonte Architectural Photographer
Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar - Imagem 11 de 12
Health Life Yoga / BOS|UA. Imagem © Bruce Damonte Architectural Photographer

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Arquitetura e ioga: ferramentas para o bem-estar" [Architecture and Yoga: Tools for Mindfulness ] 17 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984086/arquitetura-e-ioga-ferramentas-para-o-bem-estar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.